Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Religião Hebraica

A Religião Hebraica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 208
Comentários: 2
A Religião Hebraica

O judaísmo foi a primeira religião monoteísta da História, aquela que viria a influenciar o Cristianismo e o Islamismo, que são as religiões dominantes a nível mundial.
Com eeito, esta religião já nasceu há muitos anos, na região da Palestina, e conta hoje, com mais de 13 mil seguidores em todo o mundo.

A maior parte deles porêm, concentra-se no estado de Israel e nos EUA.
Nessa época, os diferentes povos do mundo eram politeístas. Contudo, os hebreus adorabvam e prestavam culto a um único DEus, Javé, o criador do Céu, da Terra e da humanidade.
A história dos hebreus ficou registada na Bíblia, hebraica, a que chamamos o Antigo Tetamento. Segundo este texto, os hebreus viviam na Mesopotâmia e eram pastores seminómadas, de origem semita.

No segundo milénioa.C, Abraão e o seu povo deviam adorá-lo como Deus único, e em troca receberiam cAnaã, como a Terra Prometida.
Aí deviam viver, com a sua decendência. O seu filho Isaac, o neto, Jacob, e os seus decendentes respeitaram essa aliança, prestando culto a Javé.

Contudo, no século XVII a.C, a seca e a fome levaram muitos hebreus a procurar a subsistência nas terras férteis do Egito, onde permaneceram até serem submetidos à escravidão.
Mas, no século XVIII a.C, o pariarca Moisés guiou-os na viagem de regresso à Palestina, designada Êxodo, que durou durante 40 anos.

DFoi durante essa travessia pelo deserto que, junto ao Monte sinai, Moisés renovou a aliança com Deus, recebendo os Dez Mandamentos-A Lei Divina, que ficou gravada em placas de pedra.
Os Dez Mandamentos são a Lei de deus, e foi entregue a Moisés, no monte.
Estão escritos no Antigo Testamento, em Êxodo, 20:1-17.

Segundo a cronologia deste povo Hebreu, fixaram-se na Palestina já em 1900 a.C, tendo seguidamente migrado para o Egito, em virtude das condições climáticas da época.
O Êxodo, deu-se em 1250a.C e durou cerca de quarenta anos. O primeiro rei de Israel, foi Saul , em 1030a:C.

à morte do rei Salomão, formaram-se dois reinos, chamados de Israel e Judá, com características diferentes e distintas. a seguir aos hebreus, sucederam-se os assírios, que conquistaram Israel e mais tarde, os babilónios conquistaram Judá.

A conquista romana deu-se em 63a.C, o que fez com que estes lutassem contra e destruíssem muia coisa, nomeadamente na religião. Deste modo adotaram coisas diferentes e deixaram de ter o sábado, como o dia de descanso, dedicado á criação. Inclusive, como os romanos se preocupavam só com o alargamento do seu território, destruíram o Templo de Jerusalém, onde os judeus faziam os pedidos a Javé.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Religião Hebraica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 208

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    16-03-2016 às 23:26:09

    muito bom o texto. :3 mas tem uns erros de português o que me atrapalhou um pouco :/

    ¬ Responder
  • lucas

    27-06-2015 às 22:15:36

    muito bom me ajudou muito pra estudar pra prova kkk obg

    ¬ Responder

Comentários - A Religião Hebraica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios