Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Hinduísmo – O banho do Nirvana

Hinduísmo – O banho do Nirvana

Categoria: Outros
Visitas: 8
Comentários: 4
Hinduísmo – O banho do Nirvana

O Hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, com mais de 750 milhões de seguidores, tendo sido Gandhi o hindu mais célebre dos últimos tempos.

Para os hindus, o ano começa com um banho de purificação que visa antecipar o Nirvana, isto é, a libertação definitiva. Com este objectivo, os hindus procuram a ajuda de um mestre, o guru, submetem-se a algumas disciplinas – o ioga – e realizam um conjunto de orações. O propósito é libertarem-se do sofrimento, das sensações e das necessidades, que são o preço a pagar pelos pecados passados.

Durante o mês de Janeiro, mais de 200 milhões destes fiéis reúnem-se no rio Ganges, na Índia, a fim de mergulhar nas suas águas sagradas. O ritual integra o Kumbh Mela, ou seja, a peregrinação mais importante do Hinduísmo. A origem deste ritual prende-se com uma crença de base: os hindus acreditam que todos os rios nascem no Céu, pelo que são sagrados e funcionam como pontes entre a terra e os deuses. O banho no rio Ganges, crêem eles, purifica-lhes a alma, na medida em que a libertam dos pecados cometidos nas últimas três vidas. No decorrer do banho vão cantando: «Ó Sagrada Mãe Ganga, ó Yamuna, ó Godavari, ó Sarasvati, ó Narmada, ó Sindhu, ó Kaveri, que vós vos comprazais em vos manifestardes nestas águas com que me purifico.» Para além do banho sagrado, é desejo veemente dos hindus serem cremados e que as cinzas sejam lançadas no Ganges.

Não se conhece nenhum fundador do Hinduísmo, nascido há cinco mil anos, razão pela qual lhe chamam a “religião eterna”. Só a partir de 1500 a.C. as tradições começaram a ser escritas nos quatro livros, denominados vedas, sendo até aí transmitidas oralmente. Veda significa conhecimento. Não se trata, porém, de um conhecimento teórico, mas de uma visão religiosa do mundo. Os vedas contêm instruções práticas para a vida, palavras de sabedoria, orações, relatos históricos e lendas. O seu estudo e meditação permitem alcançar o brahman, que é como quem diz a força que está na origem de tudo e estabelece a ordem cósmica, o poder dos deuses e o destino das pessoas.

No Hinduísmo existem milhões de divindades, uma vez que tudo é deus. Ainda assim, há três que se destacam como principais: Brama (o criador do universo), Vixnu (a divindade benévola) e Xiva (co-criador com Brama, mas igualmente destruidor).
Os templos hindus são autênticos monumentos. As imagens são enormes e muito coloridas e os aromas dos incensos bastante agradáveis. Os instrumentos musicais animam e ritmam os cânticos e as danças.

A vaca, o macaco e a serpente são animais sobremaneira respeitados no Hinduísmo, por constituírem as preferências de manifestação das divindades. A vaca, símbolo da maternidade e consagrada à deusa do amor, representa o último estágio da alma no mundo.

A migração da alma, no Hinduísmo, dá-se de acordo com o carma, ou seja, consoante as obras que a pessoa realizou. Sendo eterna, a alma viverá, até à sua total purificação, no corpo de pessoas ou animais. Quem fez o bem, renasce numa casta mais nobre e quem fez o mal ressurge numa casta inferior ou no corpo de um animal. Este ciclo só termina quando se atinge o Nirvana.


Maria Bijóias

Título: Hinduísmo – O banho do Nirvana

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

766 

Imagem por: Claude Renault

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • ivanildo correa de araujo

    25-06-2014 às 18:43:54

    boa tarde gostaria de saber o nome de um DEUSindiano que tem uma tromba de elefante tem um tambor na frente e um ratinho pequenino nos pes. obrigado.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    28-06-2014 às 04:08:23

    Olá, chama-se ganesha!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • moises

    02-12-2012 às 10:39:59

    este treco de rio nao purifica pecado de ninguem!!

    ¬ Responder
  • Adão Custódio RomanoAdão Custódio Romano

    04-04-2011 às 21:19:33

    Olá, sou professor de Cultura religiosa.
    Gostaria adquirir um DVD que fala sobre a história e cultura do Hinduismo.

    ¬ Responder

Comentários - Hinduísmo – O banho do Nirvana

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: Claude Renault

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios