Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A História E As Estórias Do Alho

A História E As Estórias Do Alho

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A História E As Estórias Do Alho

O alho é uma planta perene com cerca de 60 centímetros que carrega consigo várias estórias e mitos, ou melhor, carrega consigo a História. Quem nunca ouviu falar, na literatura ou no cinema, que alho afasta os vampiros? É uma lenda muito popular. Vêm da Europa de Leste que encara o alho como um alimento que afasta as coisas más, esotericamente falando. Aliás, existe um tipo de alho chamado Transylvanian, ligado a outra lenda, a do conde Drácula, que morava na Transilvânia. Como esta há outras. Por exemplo, na Odisseia, de Homero, o famoso Ulisses, que realizou os doze trabalhos, usa um capacete feito de alho, para afastar uma feiticeira.

Deixemos as lendas e retomemos à História. Pensa-se que o alho terá vindo do continente asiático, porém, a arte, como uma fonte de saber, leva-nos ao Egito. Este alimento foi pintado em sarcófagos egípcios muito antes da vinda de Cristo.

Tutankamon o possuidor do único túmulo egípcio que não foi assaltado devido à falta de opulência que tinha. Foi um faraó que morreu muito precocemente e, por tudo isto, sabemos que foi enterrado bocados de alho. Na Grécia e Roma, o alho também tinha uma função de repelente, mas para escorpiões. Na Idade Média era usado para afastar os mosquitos, que devido à falta de higiene, abundavam de forma extrema. Chegou ao Brasil através das caravelas portuguesas na Idade Moderna.

Contudo, também foi desprezado, nomeadamente, na Inglaterra, por causa do hálito. A razão fulcral por o alho não ter tido um papel mais presente na história da comida, e não só como repelente, foi a falta de adesão das classes altas, com receio do hálito intragável, que permanecia. Ainda mais se a questão da higiene era muito questionável. Segundo Louis Pasteur, o alho é muito bom para eliminar as bactérias. Pode eliminar até 23 bactérias, como a receada salmonela. O alho não completaria a História se não tivesse entrado na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40. Na falta de penicilina, as tropas recorriam as soluções feitas de alho.

Hoje em dia o alho faz parte da alimentação de muitos indivíduos, que cada vez mais se apercebem das suas propriedades medicinais.


Daniela Vicente

Título: A História E As Estórias Do Alho

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

655 

Comentários - A História E As Estórias Do Alho

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios