Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > O progresso da tecnologia

O progresso da tecnologia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Telemóveis
Visitas: 42
Comentários: 2
O progresso da tecnologia

A atualidade é sinónimo de facilidade. A rapidez com que a informação circula entre pessoas no mundo inteiro tem vindo a assumir contornos cada vez mais vertiginosos e, hoje em dia, enviar uma SMS ou MMS dos EUA para o Japão é tarefa tornada realidade em apenas alguns segundos. A profusão de pequenas (grandes) maravilhas da tecnologia é tal que os seus preços têm vindo também a acompanhar a sua (cada vez maior) vulgaridade, de tal forma que estes aparelhos podem atualmente ser vistos tanto nas mãos de um simples estudante como nas de um magnata da indústria.

Conheça, pois, algumas destas ferramentas, frutos do galopante desenvolvimento científico-tecnológico, que fazem as delícias de milhões de pessoas em todo o mundo e lhes facilitam exponencialmente a vida (pessoal e profissional). Temos, assim, entre outros, o ipod, o mp3 e o mp4, a pen drive, pequenos portáteis, e, no topo da lista, o telemóvel.

O ipod assemelha-se fisicamente a um telemóvel e foi lançado em 2001 pela Apple. Pode armazenar até 160 Gb de informação áudio e, ultimamente, vídeo (pode guardar 40 mil músicas e 200 horas de filmes). Tem, pois, como principal função reproduzir música e filmes e não dados (Word e Excel), tal como o faz a pen drive. Esta, por sua vez, assume as mesmas funções das antigas disquetes, mas numa escala muitíssimo maior. Agora é possível guardar ficheiros que atinjam capacidades até 256 Gb (de acordo com os últimos «gritos») e, ainda, utilizar este pequeno aparelho, tradicionalmente de formato retangular cabendo na palma da mão, como decoração (há pens com brilhantes), porta-chaves ou colar. A pen drive não pode reproduzir rádio FM, ao contrário do mp3, que, para além desta função, também reproduz ficheiros de música e pode armazenar dados, tal como a pen.

Pode ainda ter funções acessórias, como alarme, relógio, etc. O mp4 representa uma evolução tecnológica no sentido de permitir também o armazenamento e reprodução de ficheiros de vídeo, ou seja, filmes. Os portáteis são também já uma realidade nossa conhecida e os mais recentes cabem já praticamente na palma da mão. Leves, muito fáceis de transportar e com desempenho a um PC, os portáteis vieram para ficar. Finalmente, o telemóvel deixou de ser um simples telefone e passou a congregar diversas funções, tendo-se transformado num verdadeiro aparelho multimédia: permite a ligação à internet de banda larga, recebe e envia fotografias, documentos, filmes e ficheiros de música, e permite operações como consultar as últimas notícias, a meteorologia, realizar operações bancárias e compras online. É, se quisermos, um tudo em um!

Torne-se possuidor de uma destas pequenas maravilhas e descubra o admirável mundo novo da tecnologia recente!


Isabel Rodrigues

Título: O progresso da tecnologia

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 42

802 

Imagem por: Вася Арт

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    10-11-2014 às 11:14:46

    Ao mesmo tempo que todo esse progresso da tecnologia tem facilitado a vida do ser humano, tem também gerado um descontrole no uso. Tem sido um exagero e muitas pessoas estão dependentes totalmente, sem ao menos ter um pouco de sossego. É preciso ter equilíbrio com tudo na vida!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    03-06-2014 às 23:21:35

    De forma muito evoluída, a tecnologia teve um progresso estupendo e está acelerada! Isso é ótimo, mas as pessoas não podem ser controladas por novas e ficarem muito consumistas. Creio que o equilíbrio é essencial!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - O progresso da tecnologia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Вася Арт

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios