Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Telemóveis > Como surgiu o telémovel

Como surgiu o telémovel

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Telemóveis
Visitas: 246
Comentários: 4
Como surgiu o telémovel

A invenção do telemóvel remonta a 1947, ao laboratório Bell nos EUA. Pesquisadores americanos discutiram o uso de telefones móveis que pudessem usar “células” que identificariam o usuário em qualquer região na qual fosse iniciada a chamada. Ainda no mesmo ano, a FCC (Federal Communications Commission) autorizou frequências específicas de rádio para comunicação móvel. Só que a autorização era bastante limitada, dado que só permitia 23 chamadas em uma certa área.

Cerca de vinte anos depois, grandes companhias americanas, como AT&T e Bell Labs, propuseram o sistema que prevaleceu, em que se faz uso de várias torres que atendem os usuários de pequenas áreas. Assim, quando os usuários se deslocam de uma região para outra, o sinal é provido por outra torre mais próxima. Ai foi o início da expansão do uso do serviço de telemóveis. Mas só em 1977 é que o serviço foi testado por 2000 pessoas em Chicago. Seguidamente uma empresa japonesa fez os mesmos testes no Japão.

Em 1983 foi quando este serviço foi comercializado pela primeira vez, através da empresa americana Ameritech. Só que o congestionamento de frequências levou as empresas a estudar alternativas tecnológicas. Na União Europeia a GSM foi a tecnologia que se impôs. Quando lançado o telemóvel era somente usado para falar, hoje serve para enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, jogar, ouvir músicas… enfim, uma panóplia de situações que não param de avançar.

O Japão tem estado à frente neste desenvolvimento e tem permitido inovações surpreendentes, tais como GPS, video-conferências e instalação de diversos programas, que levam mesmo o telemóvel a substituir o computador. Além de qualidade e segurança, o telemóvel pode ser personalizado ao gosto de cada usuário. Esta é uma indústria em grande expansão que se tem aliado ao uso das novas tecnologias, que oferecem dados em alta velocidade.

Hoje em dia, há países em que existem mais telemóveis que pessoas. Este tornou-se um objeto indispensável na vida quotidiana. É a forma mais direta de contactar as pessoas, estando elas onde estiverem. A oferta é variada, assim como os serviços e tarifários. Todos os dias surgem novidades nesta área e quem não estiver atento, depressa é ultrapassado. No entanto, esta forma fácil de comunicar também tem vindo a levantar problemas, nomeadamente na proliferação de pirataria e pedofilia.

Assim, um novo desafio associou-se aos telemóveis, que é a descoberta de formas de controlar estas situações.


Rua Direita

Título: Como surgiu o telémovel

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 246

795 

Imagem por: DigitalAlan

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    29-10-2014 às 11:24:37

    Muito bom! Adorei! É legal e interessante a gente saber como o telemóvel surgiu e ver sua evolução. Hoje é um objeto indispensável na nossa vida e um meio de comunicação bem rápido e útil!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-06-2014 às 06:27:09

    Que texto excelente sobre como surgiu o telemóvel. Ainda mais porque vimos a sua evolução ser bastante rápida e a cada ano, novos modelos surgem com muito mais tecnologia e qualidade.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Liliana

    07-02-2013 às 08:05:24

    muito obrigada pelo o power point eu não sei como copiar o power point para o meu trabalho !!!

    ¬ Responder
  • sandra

    18-10-2013 às 15:31:39

    Liliana isso é crime '-'

    ¬ Responder

Comentários - Como surgiu o telémovel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: DigitalAlan

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios