Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Uma das sensações mais agradáveis é sentirmos a boca bem hidratada. A saliva é um fluido versátil que, para além de nos auxiliar no ato da fala, também nos ajuda a mastigar, a beijar e a digerir. Além disso, muitos outros problemas são evitados com a sua presença, desde infeções da boca, o mau hálito e a cárie nos dentes.

A falta de saliva pode ser um grande problema para nós. E essa falha é normal à medida que vamos envelhecendo. Alguns casos de falta de saliva surgem com após tratamentos à cabeça e ao pescoço com recurso a radiações que destroem as glândulas salivares. A perda de fluido salivar na boca também pode ser resultado de doença autoimune, como é exemplo o síndroma de Sjögren. Outra causa é a ingestão de determinados medicamentos que provocam secura. Os descongestionantes e os anti-histanímicos que usamos no tratamento de constipações e alergias também podem produzir esse efeito seco na boca.

Contudo, a mairia dos casos em que ocorre a sensação de boca seca é evitável. Uma primeira etapa é uma consulta ao seu dentista. Este será a pessoa certa para compreender o motivo que lhe causa a secura na boca. Atualmente, existem medicamentos que causam muito menor secura na boca do que aqueles medicamentos mais antigos. Basta que o seu médico saiba desses sintomas para lhe receitar o medicamento ideal para o seu caso.

Um corpo seco ou desidratado origina a secura na boca também. Por isso, o melhor é trazer sempre consigo uma garrafa de água para manter o seu organismo sempre hidratado. Beba água regularmente, mesmo se não tiver sede. A sede é o principal sintoma da desidratação. Se o seu corpo estiver sempre bem hidratado dificilmente sentirá a sensação de sede.

Evite o café e bebidas alcoólicas. Estas bebidas podem provocar uma grande sensação de secura na boca. Uma vez que a cafeína e o álcool são diuréticos eles eliminam os líquidos do seu corpo.

Não fume. Esta é mais uma razão para deixar de consumir tabaco. A maior parte dos especialistas que debruçam sobre o estudo desta temática acredita que o tabaco agrava a secura da boca pois inibe a produção de saliva.

Considere evitar o uso de elixires orais na higiene da boca. A maior parte destes produtos contém álcool em quantidades significativas que contribuem para a secura da boca. Se quiser usar um, escolha aquele que não contribui para a secura e que contêm na sua composição elementos hidratantes que refrescam a sua boca.

Uma solução possível é o uso de um estimulante salivar que não deixe a sua boca secar. O consumo de rebuçados ou de pastilhas elásticas estimula as glândulas salivares e aumenta a produção de saliva na boca. Utilize estes produtos nas variantes ‘sem açúcar’, pois pode estar a colmatar um problema mas a ganhar outro, por exemplo, uma cárie.

Além destas soluções, evite o uso de desumidificadores e aparelhos de ar condicionado. A ação destes aparelhos provoa a secura do ar e, por consequência, provocará uma secura nas nossas vias respiratórias e na boca.


Rua Direita

Título: Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

775 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Marcelo matos

    11-03-2015 às 14:34:27

    Fiz uma apresentação de um trabalho em um curso, onde tinha que falar por dez minutos; tentei falar, mas tive que parar, pois minha boca ficou seca ao ponto de não conseguir movimentar a gengiva, devido ao ar condicionado da sala.Nunca vi isso, me senti muito mal no momento.

    ¬ Responder

Comentários - Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios