Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Uma das sensações mais agradáveis é sentirmos a boca bem hidratada. A saliva é um fluido versátil que, para além de nos auxiliar no ato da fala, também nos ajuda a mastigar, a beijar e a digerir. Além disso, muitos outros problemas são evitados com a sua presença, desde infeções da boca, o mau hálito e a cárie nos dentes.

A falta de saliva pode ser um grande problema para nós. E essa falha é normal à medida que vamos envelhecendo. Alguns casos de falta de saliva surgem com após tratamentos à cabeça e ao pescoço com recurso a radiações que destroem as glândulas salivares. A perda de fluido salivar na boca também pode ser resultado de doença autoimune, como é exemplo o síndroma de Sjögren. Outra causa é a ingestão de determinados medicamentos que provocam secura. Os descongestionantes e os anti-histanímicos que usamos no tratamento de constipações e alergias também podem produzir esse efeito seco na boca.

Contudo, a mairia dos casos em que ocorre a sensação de boca seca é evitável. Uma primeira etapa é uma consulta ao seu dentista. Este será a pessoa certa para compreender o motivo que lhe causa a secura na boca. Atualmente, existem medicamentos que causam muito menor secura na boca do que aqueles medicamentos mais antigos. Basta que o seu médico saiba desses sintomas para lhe receitar o medicamento ideal para o seu caso.

Um corpo seco ou desidratado origina a secura na boca também. Por isso, o melhor é trazer sempre consigo uma garrafa de água para manter o seu organismo sempre hidratado. Beba água regularmente, mesmo se não tiver sede. A sede é o principal sintoma da desidratação. Se o seu corpo estiver sempre bem hidratado dificilmente sentirá a sensação de sede.

Evite o café e bebidas alcoólicas. Estas bebidas podem provocar uma grande sensação de secura na boca. Uma vez que a cafeína e o álcool são diuréticos eles eliminam os líquidos do seu corpo.

Não fume. Esta é mais uma razão para deixar de consumir tabaco. A maior parte dos especialistas que debruçam sobre o estudo desta temática acredita que o tabaco agrava a secura da boca pois inibe a produção de saliva.

Considere evitar o uso de elixires orais na higiene da boca. A maior parte destes produtos contém álcool em quantidades significativas que contribuem para a secura da boca. Se quiser usar um, escolha aquele que não contribui para a secura e que contêm na sua composição elementos hidratantes que refrescam a sua boca.

Uma solução possível é o uso de um estimulante salivar que não deixe a sua boca secar. O consumo de rebuçados ou de pastilhas elásticas estimula as glândulas salivares e aumenta a produção de saliva na boca. Utilize estes produtos nas variantes ‘sem açúcar’, pois pode estar a colmatar um problema mas a ganhar outro, por exemplo, uma cárie.

Além destas soluções, evite o uso de desumidificadores e aparelhos de ar condicionado. A ação destes aparelhos provoa a secura do ar e, por consequência, provocará uma secura nas nossas vias respiratórias e na boca.


Rua Direita

Título: Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

775 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Marcelo matos

    11-03-2015 às 14:34:27

    Fiz uma apresentação de um trabalho em um curso, onde tinha que falar por dez minutos; tentei falar, mas tive que parar, pois minha boca ficou seca ao ponto de não conseguir movimentar a gengiva, devido ao ar condicionado da sala.Nunca vi isso, me senti muito mal no momento.

    ¬ Responder

Comentários - Sensação de boca seca? Veja o que pode fazer!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios