Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Pernas cansadas - o que fazer

Pernas cansadas - o que fazer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 5
Pernas cansadas - o que fazer

A sensação de pernas cansadas é bastante usual, nomeadamente entre as mulheres (numa proporção sete vezes superior aos homens). Não obstante, o facto de ser comum não deve ser motivo para ignorar esta situação, dado que pode constituir um sintoma de insuficiência venosa. Quem passa mais tempo de pé (sobretudo seguido) está mais sujeito a este acometimento, mas a insuficiência venosa pode ser desencadeada pela hereditariedade (com um peso de 70 por cento se ambos os progenitores sofrerem de problemas circulatórios e de 40 por cento no caso de ser apenas um), pelo sedentarismo (em casa, no local de trabalho, em viagens de automóvel ou avião, …), exposições prolongadas ao sol ou outra fonte de calor, uma alimentação deficiente, excesso de peso, alterações hormonais femininas (devido à toma da pílula ou à gravidez), entre outros fatores. A idade também é uma variável com peso mensurável na questão das pernas pesadas; todavia, há adolescentes e jovens com necessidade de intervenção cirúrgica às varizes!

Reduzir o consumo de gorduras ao mínimo necessário (prevenindo a acumulação destas e diminuindo o peso), assim como de sal, responsável por uma considerável retenção de líquidos (fenómeno associado à sensação de pernas pesadas), dar preferência a alimentos frescos, em detrimento dos processados (abundantes em açúcares, sal e lípidos), apostar nos cereais integrais, na fruta e nos legumes (ricos em fibras e antioxidantes), caminhar 30 minutos a uma hora por dia (para tonificar os músculos), são algumas medidas de prevenção ou combate às pernas pesadas.

Usar calçado que não seja demasiado alto nem rasteiro, nadar, mudar de posição regularmente (evitando cruzar as pernas, para não aumentar a pressão da perna que fica em baixo), recorrer a massagens, a ginástica vascular numa bicicleta aquática, a termas, à talassoterapia, a meias elásticas (ou de descanso, que não devem ser muito apertadas nem usadas em períodos de grande calor), e a todos os métodos que ajudem o sangue a subir, são outros cuidados auxiliadores. O principal é não deixar que a insuficiência venosa progrida.

Quando não for possível caminhar, fazer movimentos com os pés, rodando os tornozelos, favorece a circulação sanguínea, tal como andar em bicos de pés. Descansar com as pernas elevadas (alteando o colchão, se for caso disso, com um cobertor dobrado, por exemplo), faz com que os pés fiquem mais altos do que o coração, contribuindo para um melhor afluxo de sangue a este órgão. Beber muita água torna o sangue menos denso e facilita o seu trânsito através das veias.

A praia proporciona uma hidromassagem gratuita nas pernas, para além de as refrescar. Em casa, mas só no verão, uma última passagem, durante o banho, com água fria obriga as veias a contrair-se, o que representa um modelo de ginástica do sistema venoso, melhorando o respetivo funcionamento.

Desaconselham-se as roupas apertadas, que tolhem os movimentos e não deixam a pele respirar, e o tabaco é expressamente proibido pelo prejuízo que tem sobre a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração. Já para não mencionar todos os outros malefícios…


Maria Bijóias

Título: Pernas cansadas - o que fazer

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

798 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • naty

    28-10-2012 às 23:23:02

    ha.uma.semanaaa.estou.com.minhas.pernaas.doloridas.sensaçao.de.queimaçao.ardencia...fui.ao.angiologista.ele.disse.q.nao.é.das.varizes...oq.devo.tomaara.para.aliviar.essa.queimaçao??...grata...

    ¬ Responder
  • gleicegleice orkut

    24-02-2012 às 15:37:06

    meu nome é gleice
    gostaria de saber como fazer para tirar o cansaço das pernas,sou nova tenho 23 anos e sinto muito cansaço!

    ¬ Responder
  • Mara BlamMara Blam

    07-08-2011 às 22:40:19

    Seu post está maravilhoso, muito esclarecedor, dicas maravilhosas,adorei, não devemos esquecer de no dia-a-dia devemos usar calçados confortáveis.Um grande abraço.

    ¬ Responder
  • Cristiane CarlosCristiane Carlos

    02-08-2011 às 16:03:46

    Tem algum medicamento para tomar e aliviar a dor da perna cansada, sinto a batata de perna pesar quando uso sabado baixo.
    o que devo fazer.

    ¬ Responder
  • sabrina fonsecasabrina fonseca

    21-08-2009 às 22:50:41

    depois de pesquisar alguns sites, achei o vosso muito interessante e esclarecedor. era mesmo o que precisava saber. muito obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Pernas cansadas - o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios