Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ocupe os seus filhos gastando pouco dinheiro

Ocupe os seus filhos gastando pouco dinheiro

Categoria: Outros
Ocupe os seus filhos gastando pouco dinheiro

Os tempos livres das crianças são, cada vez mais (e muito erradamente) ocupados com horas e horas passadas em frente da televisão. Quer queiramos, quer não, os mais pequenos necessitam (e muito) da atenção dos pais e educadores, pelo que uma forma inteligente de os ocupar é você mesmo/a participar activamente nas brincadeiras deles. Para além de se divertir também, você estará a contribuir para a formação integral da criança, nem que seja a ver um DVD – se comentar o filme com ele e lhe for colocando questões, o facto de a comunicação se estabelecer, vai fazer com que o cérebro da criança se mantenha em pleno funcionamento (ao contrário do que aconteceria se a mesma fosse simplesmente deixada no sofá em frente ao ecrã). Ora, que alternativas (acessíveis) existem então?

Os pais deverão, em primeiro lugar, deixar os filhos dormirem até mais tarde nas férias. Não devem instigá-los a levantarem-se cedo, pois estariam a contribuir para que o dia deles começasse mais cedo e, além disso, as férias servem precisamente para descansar. Depois, poderá pensar em programas alternativos, como substituir a habitual ida ao cinema, com lanchinho e pipocas incluídos, por um piquenique ao ar livre, num parque próximo do local onde moram. Para além de constituir uma opção mais saudável, a novidade também despertará o interesse das crianças. Poderá, então, na sequência do piquenique, fazer um pequeno passeio pela zona ou cidade onde vive, mencionando alguns aspectos históricos do local às crianças. Se pretender ficar por casa, por que não incentivar a pequenada a cavar, semear e regar uma pequena horta? Para além do aspecto pedagógico – as crianças vão assistir, maravilhadas, à beleza da germinação das sementes e, consequentemente, do surgir dos alimentos – este é um passatempo que ocupa bastante tempo. Se viver num apartamento, poderá igualmente fazer uma horta, num canteiro ou vaso. Por outro lado, se pretender ter algum tempo livre, ou mesmo se tiver de ir trabalhar, proponha fazer trocas com os seus vizinhos: num determinado período do dia, ficam eles com os seus filhos mais os deles e você ficará com todos eles numa altura diferente do dia. Verá que é fácil tomar conta de muitas crianças juntas, pois, nestes casos, elas encarregam-se de ocuparem o seu próprio tempo, brincando umas com as outras. Pode também optar por momentos de culinária infantil (dever-se-ão evitar receitas que exijam o contacto com o fogão) ou de teatrinhos de fantoches, sempre muito criativos. Poderá, finalmente, ler-lhes histórias (instilar-lhes-á um excelente hábito), mesmo sem ser ao deitar, ou espalhar lápis no chão e propor uma tarde artística, com muitos rabiscos pelo meio (se quiser poupar mais dinheiro, pode imprimir imagens para colorir directamente da internet).

E assim se ocupam crianças com poucos ou nenhuns euros e com muita, muita diversão!

Isabel Rodrigues

Título: Ocupe os seus filhos gastando pouco dinheiro

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

632 

Imagem por: Strocchi

Comentários - Ocupe os seus filhos gastando pouco dinheiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Strocchi

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios