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Como se faziam as moedas?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
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Como se faziam as moedas?

Atualmente as moedas são prensadas, de longas folhas de metal e gravadas sob pressão até 360 toneladas por polegada quadrada, em máquinas automáticas, mas antes da cunhagem a vapor eram cunhadas individualmente à mão.Foi Matheuw Boulton que inventou a cunhagem a vapor , muito mais prático e rápido do que feito á mão, anterioreriormente.

O modo de as fazer é colocar discos de metal cuidadosamente pesados, entre blocos de metal temperado, um com o desenho da coroa e outro com o da cara. O cunho superior era, logo martelado com força para que o metal do disco assumisse o desenho de ambos os lados.

Este processo era designado de fresagem, e ainda muito demorado e repleto de erros.
AS moedas eram frequentemente cunhadasdas duplamente e além disso podiam rachar ou ficarem descentradas. As unidades mais altas usavam ouro e prata, contudo, como não havia duas moedas iguais, podiam recortar os seus bordos, em ouro ou prata e depois lucrar com isso, ou seja com os restos preciosos da moeda.

A pergunta que se pode colocar no ato de cunhar moedas é:
como era curtida a pele?.
Na realidade este processo era considerado repugnante.
Isto porque se usavam neste processo materiais imundos.

Na realidade, depois de extraída a pele do animal abatido, como a vaca, veado, coelho ou qualquer criatura com pele maleável, esta era endurecida com sangue, sendo a carne raspada, enquanto eventuais pelos eram removidos, encharcando a pele em urina.

De seguida, fezes de galinha ou de outro animal, eram então, misturados com água em vasilhas e massajadas nas peles, pelo urtidor, que pisava a pele na mistura com os pés descalços, à semelhança de pisar uvas nos lagares.

As fezes de animal, em especial de câo, contêm um enzima que de compôm o colagénio na pele, tornando-a macia e maleável.

Nalguns casos, o cétrebro esmagado do animal abatido era usado para fazer a mamurça ou peças de pelo, um agente de curtição. com óleo de cedro, que era aplicado enquanto a pele estava a ser esticada. Isto permitia que o material se mantivesse mais maleável.

Para a cunhagem usava-se o martelo, o disco, o cunho e o contracunho.

Cada um deles tinha o seu papel, imprecindível no ato de cunhar as moedas.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como se faziam as moedas?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

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A arte de trabalhar a madeira

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

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Autor:Rua Direita(todos os textos)

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Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

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