Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços > Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Categoria: Serviços
Visitas: 36
Comentários: 7
Saiba qual a origem da profissão motoboy!

A grande São Paulo, localizada no Brasil é uma gigantesca metrópole. Um lugar fantástico, mas que também possui grande volume de carros, ônibus, motos e populações. Quem mora na grande São Paulo sabe que o trânsito é bem engarrafado, o congestionamento é intenso e muitas vezes, as empresas sofrem com os atrasos dos serviços de entrega e recebimento de documentos e mercadorias. Algo que ocorre diariamente e várias vezes ao dia. Para isso, as empresas têm buscado estratégias com a finalidade de sanar os prejuízos e fazer que a rapidez das tarefas seja algo satisfatório para seus clientes.

Foi mediante toda uma necessidade como esta - de oferecer serviço mais ágil, rápido e eficiente – que surgiu a profissão do “motoboy”. Que, a princípio, não era regulamentado e como era algo novo, as empresas ainda não tinham tanta confiança de entregar seus documentos a eles, mas com o passar dos anos, as mesmas viram o quanto isso rentabilizou e gerou uma economia muito maior em todos os ângulos. Conheça como o “motoboy” surgiu e de como se originou. Confira mais a seguir:

Origem da profissão de motoboy

Motoboy ou motoqueiro é um profissional que utiliza uma motocicleta (geralmente de baixa cilindrada, de 90 a 250cc) para entregar e receber diversos tipos de objetos (não apenas documentos da empresa): pizzas, fast-foods em geral, documentos, pagamentos bancários, malotes, arquivos de pen-drive, dentre outros.

Etimologia
A palavra motoboy é um neologismo que não pertence à língua inglesa, mas foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e boy ("garoto", "rapaz" em inglês). É possível também que tenha evoluído de office-boy, palavra usada para nomear meninos (sem motoclicleta) que realizam entregas e serviços burocráticos nos grandes centros.

Descrição
Trata-se de uma profissão nova, surgida na década de 1980, e cresceu com a onda de
terceirizações na década seguinte. Surgiu devido a necessidade de transportar objetos com rapidez, nos grandes centros, com agilidade e baixo custo. Entretanto, eventualmente exige que o profissional cumpra longas jornadas de trabalho em troca de rendimentos maiores, havendo pressões para a realização das funções no menor tempo possível.
É importante salientar que o motoboy é uma profissão como outra qualquer. Ele presta seus serviços de forma contratual, com horários a cumprir e deve ter direitos e deveres como qualquer outro colaborador da empresa. É uma das melhores experiências de uma organização ter um colaborador de confiança que realiza essas atividades tão importantes dentro da empresa. É bem comum encontrar na cidade de São Paulo, motoboys que executam suas atividades de maneira responsável e com segurança. Não tem como atender uma grande demanda de clientes apenas com o uso de um automóvel, pois o trânsito é bastante lento e poderá causar sérios problemas como um documento que deverá ser entregue com emergência ou que necessita de assinatura urgente!


Rua Direita

Título: Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 36

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    26-08-2014 às 00:28:48

    Brutal esse texto! Gostei muito, e aprendi mais sobre essa profissão de motoboy! Fantástico! Obrigado!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHeitor

    20-04-2014 às 01:51:55

    Muito louco, adorei!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:49

    Agradecemos sua visita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuarte Lima

    19-04-2014 às 11:43:45

    Gostei!! Foi mesmo bacano vosso texto sobre - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:03

    A Rua Direita que agradece sua visita e pede que volte mais vezes.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGui

    19-04-2014 às 11:28:52

    Adorei saber história da origem da profissão motoboy porque eu sou um , adoro trabalhar para pizza Hut

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:33:12

    Que bom! A Rua Direita agradece e parabeniza-o pela profissão!

    ¬ Responder

Comentários - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Superstições Náuticas

Ler próximo texto...

Tema: Barcos
Superstições Náuticas\"Rua
Todos temos as nossas manias e superstições. Não que se trate de comportamentos compulsivos, mas a realidade é que mesmo para quem diz que não liga nenhuma a estas coisas, as superstições acompanham-nos.

Passar por baixo de uma escada, deixar a tesoura, uma porta de um armário ou uma gaveta aberta ou até deixar os sapatos em posição oposta ao correcto, são das superstições mais comuns. As Sextas-feiras 13 também criam alguma confusão a muita gente, mas muitos são os que já festejam e brincam com a data.

Somos assim mesmo, supersticiosos, uns mais do que outros, mas é uma essência que carregamos, mesmo que de forma inconsciente.

Existem no entanto profissões que carregam mitos mais assustadores do que outros, e por exemplos muitos actores não entram em palco sem mandar um “miminho” uns aos outros.

Caso de superstição de marinheiro é dos mais sérios e se julga que se trata só de casos vistos em filmes de piratas, desengane-se. Os marinheiros dos dias de hoje carregam superstições tão carregadas de emoção quanto os de outros tempos.

Umas mais caricatas do que outras, as superstições contam histórias e truques. Por exemplo, contra tempestades, muitos marinheiros colam uma moeda no mastro dos navios.

Tal como fazem os actores, desejar boa sorte a um marinheiro antes de embarcar, também não é boa ideia. Os miminhos dados antes de entrar em palco também servem para o efeito.

Dar um novo nome a um barco é uma péssima ideia para um marinheiro. Dizem que muitos há que não navegam em barcos rebaptizados.

Lembra-se que os piratas de outros tempos utilizavam brincos? Pois isto faz parte de uma superstição. Dizem que os brincos evitam que se afoguem.

Entrar com um pé direito na embarcação é sinal de bons ventos. Tal como acontece com muitos de nós, os marinheiros também não gostam de entrar de pé esquerdo.

Já desde remotos tempos se dia que assobiar traz tempestades. Ora aqui está um mote dos marinheiros, pelo que se assobiar numa embarcação, arrisca-se a ter chatices com o marinheiro.

Verdades ou mentiras, as superstições existem e se manter os seus próprios mitos acalma um marinheiro, então que assim seja. Venham as superstições náuticas que cá estamos para as ouvir.

Já agora uma curiosidade ainda maior. Dizem que se tocar a gola de um marinheiro passará a ter sorte. Será verdade ou foi um marinheiro que inventou?

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Superstições Náuticas

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 06:39:27

    Não acredito em superstições de forma alguma.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios