Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços > Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Categoria: Serviços
Visitas: 36
Comentários: 7
Saiba qual a origem da profissão motoboy!

A grande São Paulo, localizada no Brasil é uma gigantesca metrópole. Um lugar fantástico, mas que também possui grande volume de carros, ônibus, motos e populações. Quem mora na grande São Paulo sabe que o trânsito é bem engarrafado, o congestionamento é intenso e muitas vezes, as empresas sofrem com os atrasos dos serviços de entrega e recebimento de documentos e mercadorias. Algo que ocorre diariamente e várias vezes ao dia. Para isso, as empresas têm buscado estratégias com a finalidade de sanar os prejuízos e fazer que a rapidez das tarefas seja algo satisfatório para seus clientes.

Foi mediante toda uma necessidade como esta - de oferecer serviço mais ágil, rápido e eficiente – que surgiu a profissão do “motoboy”. Que, a princípio, não era regulamentado e como era algo novo, as empresas ainda não tinham tanta confiança de entregar seus documentos a eles, mas com o passar dos anos, as mesmas viram o quanto isso rentabilizou e gerou uma economia muito maior em todos os ângulos. Conheça como o “motoboy” surgiu e de como se originou. Confira mais a seguir:

Origem da profissão de motoboy

Motoboy ou motoqueiro é um profissional que utiliza uma motocicleta (geralmente de baixa cilindrada, de 90 a 250cc) para entregar e receber diversos tipos de objetos (não apenas documentos da empresa): pizzas, fast-foods em geral, documentos, pagamentos bancários, malotes, arquivos de pen-drive, dentre outros.

Etimologia
A palavra motoboy é um neologismo que não pertence à língua inglesa, mas foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e boy ("garoto", "rapaz" em inglês). É possível também que tenha evoluído de office-boy, palavra usada para nomear meninos (sem motoclicleta) que realizam entregas e serviços burocráticos nos grandes centros.

Descrição
Trata-se de uma profissão nova, surgida na década de 1980, e cresceu com a onda de
terceirizações na década seguinte. Surgiu devido a necessidade de transportar objetos com rapidez, nos grandes centros, com agilidade e baixo custo. Entretanto, eventualmente exige que o profissional cumpra longas jornadas de trabalho em troca de rendimentos maiores, havendo pressões para a realização das funções no menor tempo possível.
É importante salientar que o motoboy é uma profissão como outra qualquer. Ele presta seus serviços de forma contratual, com horários a cumprir e deve ter direitos e deveres como qualquer outro colaborador da empresa. É uma das melhores experiências de uma organização ter um colaborador de confiança que realiza essas atividades tão importantes dentro da empresa. É bem comum encontrar na cidade de São Paulo, motoboys que executam suas atividades de maneira responsável e com segurança. Não tem como atender uma grande demanda de clientes apenas com o uso de um automóvel, pois o trânsito é bastante lento e poderá causar sérios problemas como um documento que deverá ser entregue com emergência ou que necessita de assinatura urgente!


Rua Direita

Título: Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 36

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    26-08-2014 às 00:28:48

    Brutal esse texto! Gostei muito, e aprendi mais sobre essa profissão de motoboy! Fantástico! Obrigado!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHeitor

    20-04-2014 às 01:51:55

    Muito louco, adorei!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:49

    Agradecemos sua visita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuarte Lima

    19-04-2014 às 11:43:45

    Gostei!! Foi mesmo bacano vosso texto sobre - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:03

    A Rua Direita que agradece sua visita e pede que volte mais vezes.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGui

    19-04-2014 às 11:28:52

    Adorei saber história da origem da profissão motoboy porque eu sou um , adoro trabalhar para pizza Hut

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:33:12

    Que bom! A Rua Direita agradece e parabeniza-o pela profissão!

    ¬ Responder

Comentários - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

5 Dicas Ao Escrever Uma Carta Formal

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
5 Dicas Ao Escrever Uma Carta Formal\"Rua
Com o advento do e-mail, está se tornando menos comum escrever uma carta formal. Mesmo assim, a sua escrita será sempre muito importante em algumas situações.

Como, por exemplo, no momento em que será preciso redigir uma carta formal para se candidatar a uma vaga de emprego, ao criar questionários ou inquéritos que farão parte de uma pesquisa, produzir uma carta de reclamação para o gerente do banco, dentre outras circunstâncias do cotidiano.

É muito importante, portanto, que ao escrever se atinja o efeito desejado sobre o leitor e a quem se destina essa carta. Para que se alcance esse objetivo, considere os procedimentos seguintes que deverá conter nessa carta:

• Formato correto;
• Seja curto e direto ao ponto;
• Precisa ser relevante;
• Que seja livre de quaisquer erros gramaticais ou de ortografia;
• Apresentação de forma educada, mesmo se você estiver reclamando sobre algum produto ou serviço;
• Deve ser bem apresentado.

Agora que você já entende sobre o que deverá constar na carta formal, vamos fornecer abaixo um guia que te ensinará como deverá discorrer esse processo passo a passo. Ele é projetado para fornecer orientações gerais para todos os formatos.

Como escrever uma carta formal?

Passo 1
Planeje o que você vai escrever, e pense no que dizer colocando em baixo as ideias que vier na sua cabeça em formato de lista ou diagrama. Se você está escrevendo à mão, faça um rascunho antes de finalizar a versão final a fim de evitar cometer qualquer erro.

Passo 2
A partir do início da carta formal escreva todas as informações que você pensa ser importante para o leitor saber antes de se concentrar no conteúdo principal. Se você está escrevendo para alguém que conhece, então não vai precisar se estender muito, e não se esqueça de colocar a data, pois comprovará quando a correspondência foi enviada.

Passo 3
Você deve começar com uma saudação no lado esquerdo da página. A forma mais utilizada é "Senhor" seguido do nome da pessoa (se é alguém que você conhece) ou sobrenome (se é alguém que você não está particularmente familiarizado) seguido por uma vírgula.

Se você está compondo algo muito formal com alguém que você não sabe quem é, então escreva "Prezados Senhores," seria o cumprimento correto. Para um cumprimento mais informal, você pode usar "Olá (nome)", ou "Oi (nome)".

Passo 4
Ao escrever a mensagem, vá direto ao ponto! Não rodeie, pois nem você e nem o destinatário tem tempo para perder. Revise a escrita quantas vezes for preciso levando em conta se realmente usou de objetividade e clareza.

Passo 5
Se quiser um retorno sobre algum assunto, escreva: “Aguardo retorno pelo e-mail ou telefone”. É importante informar como você deseja que a pessoa te retorne. Finalize a carta com um fechamento, pode ser: “Cumprimentos, seu nome”, “Atenciosamente, seu nome”.

Pesquisar mais textos:

Adriana Santos

Título:5 Dicas Ao Escrever Uma Carta Formal

Autor:Adriana Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios