Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços > Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Categoria: Serviços
Visitas: 36
Comentários: 7
Saiba qual a origem da profissão motoboy!

A grande São Paulo, localizada no Brasil é uma gigantesca metrópole. Um lugar fantástico, mas que também possui grande volume de carros, ônibus, motos e populações. Quem mora na grande São Paulo sabe que o trânsito é bem engarrafado, o congestionamento é intenso e muitas vezes, as empresas sofrem com os atrasos dos serviços de entrega e recebimento de documentos e mercadorias. Algo que ocorre diariamente e várias vezes ao dia. Para isso, as empresas têm buscado estratégias com a finalidade de sanar os prejuízos e fazer que a rapidez das tarefas seja algo satisfatório para seus clientes.

Foi mediante toda uma necessidade como esta - de oferecer serviço mais ágil, rápido e eficiente – que surgiu a profissão do “motoboy”. Que, a princípio, não era regulamentado e como era algo novo, as empresas ainda não tinham tanta confiança de entregar seus documentos a eles, mas com o passar dos anos, as mesmas viram o quanto isso rentabilizou e gerou uma economia muito maior em todos os ângulos. Conheça como o “motoboy” surgiu e de como se originou. Confira mais a seguir:

Origem da profissão de motoboy

Motoboy ou motoqueiro é um profissional que utiliza uma motocicleta (geralmente de baixa cilindrada, de 90 a 250cc) para entregar e receber diversos tipos de objetos (não apenas documentos da empresa): pizzas, fast-foods em geral, documentos, pagamentos bancários, malotes, arquivos de pen-drive, dentre outros.

Etimologia
A palavra motoboy é um neologismo que não pertence à língua inglesa, mas foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") e boy ("garoto", "rapaz" em inglês). É possível também que tenha evoluído de office-boy, palavra usada para nomear meninos (sem motoclicleta) que realizam entregas e serviços burocráticos nos grandes centros.

Descrição
Trata-se de uma profissão nova, surgida na década de 1980, e cresceu com a onda de
terceirizações na década seguinte. Surgiu devido a necessidade de transportar objetos com rapidez, nos grandes centros, com agilidade e baixo custo. Entretanto, eventualmente exige que o profissional cumpra longas jornadas de trabalho em troca de rendimentos maiores, havendo pressões para a realização das funções no menor tempo possível.
É importante salientar que o motoboy é uma profissão como outra qualquer. Ele presta seus serviços de forma contratual, com horários a cumprir e deve ter direitos e deveres como qualquer outro colaborador da empresa. É uma das melhores experiências de uma organização ter um colaborador de confiança que realiza essas atividades tão importantes dentro da empresa. É bem comum encontrar na cidade de São Paulo, motoboys que executam suas atividades de maneira responsável e com segurança. Não tem como atender uma grande demanda de clientes apenas com o uso de um automóvel, pois o trânsito é bastante lento e poderá causar sérios problemas como um documento que deverá ser entregue com emergência ou que necessita de assinatura urgente!


Rua Direita

Título: Saiba qual a origem da profissão motoboy!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 36

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    26-08-2014 às 00:28:48

    Brutal esse texto! Gostei muito, e aprendi mais sobre essa profissão de motoboy! Fantástico! Obrigado!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHeitor

    20-04-2014 às 01:51:55

    Muito louco, adorei!!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:49

    Agradecemos sua visita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDuarte Lima

    19-04-2014 às 11:43:45

    Gostei!! Foi mesmo bacano vosso texto sobre - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:34:03

    A Rua Direita que agradece sua visita e pede que volte mais vezes.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGui

    19-04-2014 às 11:28:52

    Adorei saber história da origem da profissão motoboy porque eu sou um , adoro trabalhar para pizza Hut

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 19:33:12

    Que bom! A Rua Direita agradece e parabeniza-o pela profissão!

    ¬ Responder

Comentários - Saiba qual a origem da profissão motoboy!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios