Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços > Serviço de Companhia para idosos

Serviço de Companhia para idosos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Serviços
Visitas: 4
Comentários: 6
Serviço de Companhia para idosos

Portugal não procria como devia. Desde há uns anos a esta data que a taxa de natalidade tem vindo a baixar. Os pais procuram uma melhor educação para os filhos, que se traduz cara, assegurada por colégios privados. Também a atividade profissional cada vez mais exigente, “proíbe” que os jovens adultos tenham mais filhos, limitando-se ao primeiro e em já raras exceções, ao segundo filho.

O hábito das famílias numerosas deixou de estar na moda, e se as nossas avós tiveram 14 filhos e ainda educaram os sobrinhos da irmã que faleceu, mais os filhos da vizinha, hoje em dia, esta situação é tão rara que é digna de comentário e entrevista televisiva.

Em consequência disto, a população envelhece e não se renova no mesmo número de indivíduos. Todos caminhamos para ser velhinhos, e se em tempos a velhice era uma coisa positiva, sinónimo de uma sabedoria idêntica à de uma biblioteca, hoje em dia as coisas estão diferentes.

Se pensarmos em velhotes solitários, abandonados e esquecidos, associamos a ideia á terras mais distantes no interior de Portugal, onde é difícil de chegar. Os filhos, esses que foram em tempos crianças da terra, partiram para a cidade e não podem visitá-los com a frequência desejada. Tem o trabalho, tem os filhos, mais os amigos e a vida que pela cidade grande levam.

No entanto, não só no interior do país se encontram idosos vítimas de solidão. Nas grandes cidades, a solidão também bate á porta. As ruas se enchem de pessoas que passam permanentemente, mas isso não é sinónimo de que entrem, cumprimentem e conversem com os velhotes.

Com atenção especial a esta gente tão frágil e sábia, começaram a prestar-se serviços de companhia. Os serviços consistem em olhar pelo idoso, acompanhá-lo e verificar as suas necessidades.

Já existiam este tipo de serviços através das paróquias que os velhotes frequentavam, mas como a companhia não era sempre certa, esta prestação de serviços ganhou força e instalou-se no mercado.

As acompanhantes dos idosos, cumprem religiosamente o seu horário, que pode ser o mais diverso. Todas as manhãs, duas vezes por semana, ou até todos os dias.

Chegam á hora marcada nos dias combinados, e conversam, falam sobre as coisas banais que ajudam estes seres tão sábios a sorrir.

Na hora de solicitar um destes serviços, verifique o tipo de trabalho que é feito. Escolha o acompanhante para os seus pais como quando está a escolher a escola dos seus filhos. Dê o melhor a quem lhe deu o melhor a si! Os serviços podem incluir banho, limpeza á casa, tratamento de roupa e até serviços de enfermagem e os preços, apesar de caros, não pagam aquilo que os nossos velhotes mais precisam. Uma conversa amiga.


Carla Horta

Título: Serviço de Companhia para idosos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

769 

Imagem por: mcohen.chromiste

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    26-08-2014 às 00:33:22

    Uma profissão louvável! Que sensação mais linda é ter a companhia dos idosos. Sempre há algo a aprender! Muito bommm!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    29-05-2014 às 23:39:05

    É triste saber que os idosos são esquecidos pelos próprios filhos. O serviço de companhia para idosos só deveria proporcionar em questão de uma viagem, mas companhia mesmo teria que ser com os familiares.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • isabel pascoalisabel pascoal

    03-02-2011 às 15:47:34

    ola tenho a minha sogra acamada ,busco pessoa qe aceite morar e cuidar mais ordenado a conbinar ,aguardo

    ¬ Responder
  • luzia avelar

    23-05-2013 às 15:44:48

    Sou cuidadora de idoso a mais de 10 anos estou a procura de trabalho sou solteira sem filhos e disponibilidade para ir para outro país.Moro minas gerais Brasil.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosandra

    11-04-2012 às 13:59:18

    boa tarde, nao sei se ja tem pessoa para tomar conta da sua sogra

    deixo meu email [email protected]

    ¬ Responder
  • Margarete SilvaMargarete Silva

    04-10-2013 às 08:34:56

    Disponho de um capital muito importante que gostarei de pôr a disposição dos particulares que estão na necessidade financeira ou que têm projetos fiáveis que necessitam um financiamento e não dispondo de meio para a sua aposta a caminho. Solicito-os por conseguinte contatar-se a fim de ver juntos como colaborar e concede um empréstimo que vai até à 900.000 euros o mais rapidamente possível e à uma taxa de interesse de 2% o ano.
    Contate: [email protected]

    ¬ Responder

Comentários - Serviço de Companhia para idosos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Saúde
Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento\"Rua
A pneumonia é uma infecção bacteriana ou viral dos pulmões. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, falta de ar, tosse que produz fleuma e dor no peito. Geralmente, a pneumonia pode ser tratada com sucesso em casa com antibióticos, mas alguns casos podem exigir hospitalização e podem resultar em morte. Vacinas estão disponíveis contra alguns dos agentes infecciosos mais comuns que causam pneumonia.

Causas de pneumonia
A pneumonia é uma infecção das bolsas de ar nos pulmões, sendo causada por bactérias, vírus ou, raramente, fungos. A maioria dos casos de pneumonia são causados por bactérias, mais comumente Streptococcus (doença pneumocócica), mas a pneumonia viral é mais comum em crianças.
 
Qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia, mas alguns grupos estão em maior risco. Estes incluem:
- Bebês e crianças pequenas, particularmente aqueles nascidos prematuramente
- Pessoas que tiveram uma infecção viral recente, como um resfriado ou gripe
- Fumantes
- Pessoas com condições pulmonares crônicas, como asma, bronquite ou bronquiectasias
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- Pessoas que bebem álcool em excesso
- Pacientes hospitalizados
- Pessoas que tiveram problemas de deglutição ou tosse após um acidente vascular cerebral ou outra lesão cerebral
- Pessoas com 65 anos ou mais.
A pneumonia pode desenvolver-se quando uma pessoa respira as pequenas gotículas que contêm pneumonia, mas também pode ocorrer quando bactérias ou vírus que estão normalmente presentes na boca, nariz e garganta, entram nos pulmões.

sinais e sintomas de pneumonia
A pneumonia viral tende a desenvolver-se lentamente ao longo de vários dias, enquanto que, geralmente, a pneumonia bacteriana desenvolve-se rapidamente, muitas vezes ao longo de um dia.
A maioria das pessoas que desenvolvem pneumonia, inicialmente, têm uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que produz sintomas como dor de cabeça, dores musculares e febre. Se uma pneumonia se desenvolver, geralmente, os sintomas incluem:
- Febre alta
- Calafrios
- Falta de ar
Aumento da frequência respiratória
- Uma tosse que piora e que pode produzir escarro descolorido ou sangrento (fleuma)
- Dores no peito causadas pela inflamação da membrana que reveste os pulmões.

Em bebês e crianças, os sintomas podem ser menos específicos e podem não mostrar sinais claros de uma infecção no peito. Comumente eles terão uma febre alta, podendo parecer muito indispostos e tornarem-se letárgicos, mas eles também podem produzir uma respiração barulhenta e apresentar dificuldade para se alimentarem.
 
Também é possível que a pele, lábios e unhas se possam tornar-se azulados. Este é um sinal de que os pulmões são incapazes de fornecer oxigênio suficiente para o corpo. Se isso ocorrer, é vital procurar assistência médica imediatamente.

Diagnóstico para pneumonia
Se houver suspeita de pneumonia, é importante procurar atendimento médico com prontidão para que um diagnóstico preciso e um tratamento adequado possam ser implementados.

O médico poderá obter um histórico médico e realizar um exame físico. Durante o exame, o médico ouvirá o tórax com um estetoscópio. Respiração grosseira, sons crepitantes, sibilos e sons respiratórios reduzidos numa determinada parte dos pulmões podem indicar pneumonia.
Geralmente, para confirmar o diagnóstico, realiza-se uma radiografia de tórax. O raio-X mostrará a área do pulmão afetada pela pneumonia. Também podem ser efectuadas análises ao sangue e uma amostra do escarro pode ser enviada para um laboratório para realização de testes.

Tratamento de pneumonia
A maioria dos casos de pneumonia podem ser tratados em casa. Entretanto, bebês, crianças e pessoas com pneumonia grave podem precisar de ser internados num hospital para tratamento.
Geralmente, a pneumonia é tratada com antibióticos, mesmo que exista suspeita de pneumonia viral, já que também pode haver um grau de infecção bacteriana. O tipo de antibiótico utilizado e a forma como será administrado serão determinados pela gravidade e causa da pneumonia.
Se a pneumonia puder ser tratada em casa, geralmente, o tratamento inclui:
- Antibióticos, administrados por via oral sob a forma de comprimidos ou líquidos
- Medicamentos para alívio da dor
- Paracetamol para reduzir a febre
- Descansar

Se for necessário tratamento hospitalar, gerlamente, o tratamento inclui:
- Antibióticos administrados por via intravenosa
- Terapia de oxigênio, para garantir que o corpo receba o oxigênio de que precisa
- Fluidos intravenosos, para corrigir a desidratação ou se a pessoa estiver muito indisposta para comer ou beber
- Fisioterapia, para ajudar a limpar o escarro dos pulmões.

Pesquisar mais textos:

José Antunes

Título:Penumonia, as suas causas, sintomas e tratamento

Autor:José Antunes(todos os textos)

Imagem por: mcohen.chromiste

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios