Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As amantes dos Reis

As amantes dos Reis

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 42
Comentários: 1
As amantes dos Reis

As amantes dos reis sempre foi uma constante na história, portanto não devemos ignorá-la.
Destaca-se na história de D. Afonso Henriques a senhora Châmoa Gomes, sua amante, filha de Gomes Nunes de Pombeiro, mulher de Paio Soares da Maia. Era sobrinha do amante de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, Fernão Peres de Trava. Um dos três filhos de Châmoa Gomes com o seu legítimo esposo, Pedro Pais, foi alferes-mor de D. Afonso Henriques, assim como o seu meio-irmão, filho de D. Châmoa com o monarca português, D. Fernando Afonso. Mais tarde, após a queda do monarca em Badajoz (1169), ambos foram para a corte de D. Fernando Afonso. D. Châmoa foi borregã de D. Afonso Henriques, uma espécie de prostituta privada dos dias de hoje. Fala-se que o monarca queria mesmo casar com esta moça, mas não faz muito sentido, pois uma recente monarquia não precisa de situações delicadas como esta seria.

D. Afonso Henriques teve outro bastardo, Pedro Afonso, mas desconhece-se a mãe. Também este bastardo teve um lugar de destaque na corte portuguesa. Sabe-se ainda de uma paixão por Elvira Gualter, possivelmente, mãe dos bastardos D. Teresa Afonso e D. Urraca Afonso. Algumas fontes referem ainda que Elvira Gualter foi a mãe de todos os bastardos do monarca.

Ao seu filho, D. sancho I conhecem-se- duas amentes: Maria Aires de Fornelos, filha de Aires Nunes de Fornelos, e D. Maria Pais Ribeira (a Ribeirinha), filha de Paio Moniz de Ribeira e Cabreira e de D. Urraca Nunes de Bragança. Segundo se consta estas relações tiveram lugar após a morte da rainha D. Dulce, em 1198. Destas amantes teve 8 filhos, dois da primeira (D. Martim Sanches e D. Urraca Sanches), e seis da segunda. Estes constaram do seu testamento.
D. Afonso III teve dois filhos bastardos, e, ao contrário do seu pai, não os colocou no seu testamento. Pouco se sabe da sua relação com estes filhos bastardos, enquanto os filhos bastardos de D. Afonso Henriques, conviviam com ele e com os filhos legítimos. Provavelmente, não eram filhos da mesma mulher, mas fruto de relações pontuais por onde passava nas suas viagens pelo Reino.

Daniela Vicente

Título: As amantes dos Reis

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 42

671 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãozilda

    11-07-2014 às 23:25:28

    adorei muito o texto de amantes dos reis

    ¬ Responder

Comentários - As amantes dos Reis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios