Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Chegada À Índia E A Descoberta Do Brasil

A Chegada À Índia E A Descoberta Do Brasil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 22
A Chegada À Índia E A Descoberta Do Brasil

Em 1496, D. Manuel decidiu encetar uma viagem para chegar à Índia, entregando a tarefa a Vasco da Gama. Começaram as construções das naus. Em 1497, a armada saiu do Restelo, com 3 naus e 1 caravela: a São Gabriel, comandado por Vasco da Gama, a São Rafael, por Paulo da Gama, a Bérrio, por Nicolau Coelho e uma nau de mantimentos. Aos 13 dias de viagem alcançaram a ilha de Santiago e 94 dias depois alcançaram Santa Helena. A 22 de novembro dobraram o famoso Cabo da Boa Esperança. Mais tarde, desfizeram-se da nau de mantimentos. Em março, chegaram a Moçambique e a 27 de maio de 1498 alcançaram Cápua, a norte de Calecute, onde enfrentaram algumas dificuldades com Samorim. Contudo, conseguiram carregar umas especiarias e voltar para Portugal. Chegaram a Melinde três meses depois e a 11 de janeiro de 1598 colocaram-se novamente no rumo marítimo. Dobraram o Cabo da Boa Esperança a 22 de fevereiro. O primeiro a chegar a Lisboa foi Nicolau Coelho. Seguiu-se João de Sá e, por último, Vasco da Gama, que permaneceu na ilha Terceira até a morte levar o seu irmão. Chegou em setembro do ano de 1499 à capital portuguesa.

D. Manuel escreveu aos Reis Católicos a contar o feito. Contudo, estes sentiram-se ultrajados e trataram de transmitir esse sentimento ao monarca português. Perante a ameaça espanhola, D. Manuel tratou de armar uma nova armada desta comandada por Pedro Álvares Cabral. A expedição saiu de Lisboa a 9 de março de 1500 e era composta por 13 navios, 10 naus e 3 caravelas. Chegaram a Cabo Verde a 22 do mesmo mês. A 22 de abril de 1500 viram terra: O Monte Pascoal e A Terra de Vera Cruz. No dia 24 foram para a baía de Porto Seguro. A 28 de agosto de 1501, D. Manuel escreveu a D. Isabel de Castela e a D. Fernando de Aragão a contar a grande novidade.
Alguns historiadores defendem que a descoberta do Brasil foi intencional, enquanto outros têm algumas dúvidas até que ponto a descoberta das terras de Vera Cruz não foi um acaso feliz, que veio mesmo ao encontro das esperanças do monarca português.

Daniela Vicente

Título: A Chegada À Índia E A Descoberta Do Brasil

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 22

770 

Comentários - A Chegada À Índia E A Descoberta Do Brasil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

10 motivos para você fazer um cruzeiro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
10 motivos para você fazer um cruzeiro\"Rua
Vai chegando o final do ano e começa a bater aquela vontade de viajar, de ir descansar longe da correria do dia-a-dia, sem se estressar, a dica é que não há nada mais prático e relaxante do que fazer um cruzeiro, sabe por quê?

1. Você pode contratar o serviço parcelado, em muitas agências de viagem; assim começa a pagar agora e provavelmente já estará mais da metade pago na ocasião da viagem;

2. Relaxar em lugar calmo, com todas as comodidades à bordo, garçons, camareiro, equipe de animação, entre outros;

3. Geralmente o pacote já vem com comida e bebida liberados, o que quer dizer que você se delicia e não se preocupa com quanto vai gastar e onde vai comer.

4. Como o navio atraca em vários portos, dá um tempinho para conhecer vários lugares bacanas e tirar muitas fotos nos pontos turísticos. Dependendo da parada, você até consegue alugar um kit de mergulho e dar uma olhada no fundo do mar.

5. A diversidade cultural costuma ser muita e você acaba conhecendo pessoas e costumes de outros países;

6. Para não ir achando que as horas à bordo do navio são entediantes, vale ressaltar que há inúmeras atividades fornecidas pela tripulação responsável, o que inclui brincadeiras, atividades físicas em grupo, dança, sorteios e muita música.

7. Para aqueles que apreciam jogos de azar, o navio tem um cassino que é um encanto mesmo para quem não joga.
8. Outra atração impressionante é a danceteria, aberta todas as noites, com músicas de variados estilos, e bebidas liberadas com o bar no mesmo ambiente;

9. Já se preferir lagartear ao sol dentro do navio costuma ter espaço para o banho de sol e com piscinas grandes e também jacúzis para você se sentir em um verdadeiro spa.

10. Não menos importante, os navios contam com um teatro que costuma impressionar os passageiros, com um elenco digno de grandes palcos, e histórias incríveis.


Então, se você ainda não teve essa incrível experiência, vale a pena se programar aí com a família, e aventurar no mar, colecionar um misto de emoções, lembrancinhas e milhares de fotos. Com certeza será uma experiência inesquecível e você vai acabar querendo fazer mais vezes!

Pesquisar mais textos:

Clarissa Reinoco Machado

Título:10 motivos para você fazer um cruzeiro

Autor:Clarissa Reinoco Machado(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios