Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Automóveis > Saiba como reconhecer combustível adulterado

Saiba como reconhecer combustível adulterado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Automóveis
Comentários: 3
Saiba como reconhecer combustível adulterado

As pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível. Pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel.

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, se esse for o caso, o motorista perceberá rapidamente. Os malefícios que isso trás ao carro são imediatamente percebidos, como danos no sistema de injeção, na vela, na bomba de combustível, no bico, e muitos outros. Independente de ser fácil perceber esse problema deve-se dar atenção especial ao combustível e onde você abastece, pois esse tipo de crime é praticado em postos de todo o país.

A adulteração do combustível significa o ato de acrescentar alguma substância não permitida em sua composição, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo). Costumeiramente, os postos que realizam esse tipo de delito, acrescentam álcool hidratado, benzeno, diesel e equizano na gasolina, e água no álcool.

Identificação de combustíveis adulterados

Ao abastecer em algum posto, se for gasolina, você pode pedir o teste da proveta para verificar se a gasolina foi adulterada com álcool. O procedimento é bem simples: em um tubo de ensaio com capacidade de 100 ml, é colocado 50 ml de gasolina e completado o restante com água (50 ml). Depois disso, mistura-se as duas substâncias, sem agitar muito.

Isso fará com que o álcool que contem na gasolina misture-se com a água. Como a gasolina não irá se misturar com os demais componentes da solução, a água e o álcool ficaram na parte de baixo do tubo e a gasolina na parte de cima. Isso porque a água e o álcool são mais densos que a gasolina. Feito isso, deve-se verificar se há mais de 62,5 ml de solução água+álcool no tubo. Se sim, significa que a gasolina contém mais álcool em sua composição do que deveria.

Porém, vale salientar que esse teste irá identificar somente a mistura de álcool com a gasolina. Se tiver outra substância, somente por análises em laboratórios. Por isso, é importante ter atenção com a forma com que o carro está reagindo. Caso ele comece a falhar, aumente o consumo de combustível ou fique fraco em marchas mais pesadas, pode ser indícios de problemas com adulteração.

Como se prevenir
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é consultar amigos e parentes que já possuam carro, um local de confiança para abastecer. Se possível, não mude de lugar para não correr riscos.

Detalhe muito importante é sempre pedir a nota fiscal. Pois se ocorrer algum problema, você terá como provar que utilizou o combustível de determinado local e solicitar o reparo dos danos causados.

Colocando essas dicas em prática, dificilmente você terá problemas com relação a isso.

O que achou das informações dessa matéria? Foram úteis? Comente se tiver algo mais para completar e sugira outros temas!


Lucas Souza

Título: Saiba como reconhecer combustível adulterado

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 16:52:58

    Seu texto foi bem interessante mesmo. É muito importante conhecer o funcionamento do carro e até reconhecer quando o combustível é adulterado, gerando sérios prejuízos ao veículo.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 12:18:09

    Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 12:17:40

    Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como reconhecer combustível adulterado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios