Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Automóveis > Saiba como reconhecer combustível adulterado

Saiba como reconhecer combustível adulterado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Automóveis
Comentários: 3
Saiba como reconhecer combustível adulterado

As pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível. Pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel.

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, se esse for o caso, o motorista perceberá rapidamente. Os malefícios que isso trás ao carro são imediatamente percebidos, como danos no sistema de injeção, na vela, na bomba de combustível, no bico, e muitos outros. Independente de ser fácil perceber esse problema deve-se dar atenção especial ao combustível e onde você abastece, pois esse tipo de crime é praticado em postos de todo o país.

A adulteração do combustível significa o ato de acrescentar alguma substância não permitida em sua composição, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo). Costumeiramente, os postos que realizam esse tipo de delito, acrescentam álcool hidratado, benzeno, diesel e equizano na gasolina, e água no álcool.

Identificação de combustíveis adulterados

Ao abastecer em algum posto, se for gasolina, você pode pedir o teste da proveta para verificar se a gasolina foi adulterada com álcool. O procedimento é bem simples: em um tubo de ensaio com capacidade de 100 ml, é colocado 50 ml de gasolina e completado o restante com água (50 ml). Depois disso, mistura-se as duas substâncias, sem agitar muito.

Isso fará com que o álcool que contem na gasolina misture-se com a água. Como a gasolina não irá se misturar com os demais componentes da solução, a água e o álcool ficaram na parte de baixo do tubo e a gasolina na parte de cima. Isso porque a água e o álcool são mais densos que a gasolina. Feito isso, deve-se verificar se há mais de 62,5 ml de solução água+álcool no tubo. Se sim, significa que a gasolina contém mais álcool em sua composição do que deveria.

Porém, vale salientar que esse teste irá identificar somente a mistura de álcool com a gasolina. Se tiver outra substância, somente por análises em laboratórios. Por isso, é importante ter atenção com a forma com que o carro está reagindo. Caso ele comece a falhar, aumente o consumo de combustível ou fique fraco em marchas mais pesadas, pode ser indícios de problemas com adulteração.

Como se prevenir
A melhor forma de evitar esse tipo de problema é consultar amigos e parentes que já possuam carro, um local de confiança para abastecer. Se possível, não mude de lugar para não correr riscos.

Detalhe muito importante é sempre pedir a nota fiscal. Pois se ocorrer algum problema, você terá como provar que utilizou o combustível de determinado local e solicitar o reparo dos danos causados.

Colocando essas dicas em prática, dificilmente você terá problemas com relação a isso.

O que achou das informações dessa matéria? Foram úteis? Comente se tiver algo mais para completar e sugira outros temas!


Lucas Souza

Título: Saiba como reconhecer combustível adulterado

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

641 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 16:52:58

    Seu texto foi bem interessante mesmo. É muito importante conhecer o funcionamento do carro e até reconhecer quando o combustível é adulterado, gerando sérios prejuízos ao veículo.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 12:18:09

    Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 12:17:40

    Oi Lucas, também concordo com você, as pessoas que possuem veículos, além de ficarem atentos aos cuidados a serem tomados para a conservação do carro, são necessárias também dar atenção ao combustível, pois se ele estiver adulterado, poderá diminuir o rendimento ou até danificar algum componente de se automóvel. Então, muito obrigada por disponibilizar dicas tão importantes para todos os leitores, gostei do seu artigo e espero por novos! Continue assim e se tornará exemplar!

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como reconhecer combustível adulterado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios