Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Arte Do Sabão Natural

A Arte Do Sabão Natural

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
A Arte Do Sabão Natural

Um dos cheiros que guardo de infância é o do sabão usado pela minha mãe para lavar a roupa. Era o famoso sabão azul.

Aos quase quarenta anos, descobri a arte de fazer sabão como os de antigamente. Redescobri o tão conhecido cheiro.

Resolvi então começar a fabricar o meu próprio sabão natural à moda antiga mas com os conhecimentos de hoje. Descobri as excelentes propriedades das ervas, flores e outros ingredientes que se podem usar.

Descobri que a arte de fazer sabão é muito mais complexa do que parece à primeira vista e que é necessário uma boa preparação e conhecimento para se fazer sabões de propriedades várias.

Há muitos sites na net onde se pode aprender a fazer sabão (falo de sabão e não sabonete, esse é outro assunto). A base de qualquer sabão é: água, soda caustica e gordura.

Esta gordura era, tradicionalmente, a banha de porco. Podendo também ser óleos usados. É uma boa solução para reaproveitar esses óleos. Mas os sabões eram essencialmente usados para lavar roupa e por vezes louça.
Eu, como os utilizo para o corpo, uso azeite sem ser usado.
Para além dos três ingredientes atrás mencionados, pode-se acrescentar mel, flores, ervas, óleos essenciais, frutos.

Nos meus, uso sempre o mel (caseiro) e um só tipo erva, ou flor ou fruto. Tenho tido excelentes resultados tanto em cheiro como em propriedades.

Para mim, a combinação de mais ingredientes deve ser muito bem estudada. Por vezes, pensamos que obtemos uns resultados mas podemos obter outros que podem ser até o oposto do que pretendíamos.

Há muita gente a fabricar sabão, mas há poucas que saibam realmente o que fazem. Não é só juntar este e aquele e mais o outro ingrediente. É necessário saber quais as reações químicas que poderá originar tal mistura. Quais as propriedades compatíveis e as que nunca se devem misturar.

Por isso, há que ter muito cuidado com o sabão natural que se usa. Não basta ser fabricado de forma artesanal, com ingredientes naturais e até biológicos. Há que ter em atenção as misturas e se quem os fabricou está ciente do que realmente fez.

Quanto mais pesquiso sobre o assunto, mais tomo consciência disso mesmo. Por essa razão, os meus sabões são o mais natural possível e o mais simples.


Isabel Trigo

Título: A Arte Do Sabão Natural

Autor: Isabel Trigo (todos os textos)

Visitas: 2

792 

Comentários - A Arte Do Sabão Natural

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios