Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte etrusca

Arte etrusca

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 40
Arte etrusca

A arte etrusca surgiu na Península Ibérica por volta de 1000 a.C. Os antigos etruscos foram marinheiros e mercadores experientes e a sua fortuna assentava na exploração de jazidas de cobre, ferro e prata.

Os etruscos começaram a enterrar os seus mortos em agrupamentos familiares por volta VII a.C. Com o passar do tempo, os túmulos das famílias ricas adquiriram características monumentais. Eram escavados na rocha vulcânica local e continham objectos funerários magníficos. Alguns apresentavam pinturas murais de cores vivas e brilhantes. Também revelaram figuras reclinadas sobre o sarcófago. Por exemplo, o sarcófago de Cerveteri. Estes convidam a entrar. As figuras estão serenas e têm os olhos alongados. Tem o sorriso típico etrusco. Também existe a representação de casais enlaçados na tampa do sarcófago.

Na arquitectura, reconstruiu-se o templo etrusco bastante próximo do grego. Tem colunas toscanas, um tímpano, um telhado de 2 águas, uma naos e uma pronaos. No telhado a decoração compõe-se com acroteros, figuras de culto da divindade.

Na escultura, os etruscos embelezaram os seus templos com figuras decorativas em terracota. Por exemplo, Apolo, de Veios, datada de 510 a.C, em terracota. Importaram o deus grego pelos romanos e mantiveram o seu nome. O sorriso mantem-se etrusco, pois é um sorriso muito próprio (o sarcófago de Cerveteri é, de facto, o mais conhecido pela história da arte). É típico. O penteado é feito de tranças. Os panejamentos têm aqueles lindos drapeados. A bainha é ondulada a que os romanos chamavam toga. Os olhos são alongados e o corpo é bem constituído, musculado e estruturado.

A pintura etrusca é uma pintura contextualizada na cultura etrusca. É uma pintura transportada dos túmulos, logos os temas estão relacionados com este mundo, o universo dos mortos. Nota-se influências dos seus vizinhos, ou seja, o mundo cretense e o mundo egípcio. Tal como os egípcios, acreditam numa vida feliz para além da morte. Os túmulos de Tarquínio são uma grande fonte inspiração para a pintura etrusca. São um marco! Os temas, habitualmente. São a caça, as cenas de banquete, a música e a dança, as cenas de luta, as cenas mitológicas, entre outros.


Daniela Vicente

Título: Arte etrusca

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 40

799 

Comentários - Arte etrusca

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios