Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Entre cerimoniais e protocolos

Entre cerimoniais e protocolos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 3
Entre cerimoniais e protocolos

O cerimonial e o protocolo constituem-se em relações e formalidades em momentos solenes. São as regras sociais de como proceder diante de eventos e solenidades. Cerimonial é o cumprimento de certas formalidades, tanto em eventos privados como públicos. Protocolo é o que determina hierarquicamente as regras de conduta dos governos e das solenidades. É através do protocolo que são garantidas que as posições referentes aos cargos ocupados sejam respeitadas. O cerimonial e o protocolo são essenciais para que os eventos e as solenidades aconteçam com sucesso e tranquilidade.

O cerimonial e o protocolo são especialidades dos profissionais das relações públicas, dos assessores políticos e dos organizadores de eventos. Porém atualmente essas regras vêm também sendo observadas e seguidas por pessoas comuns ao realizarem seus próprios eventos. Ao organizar uma festa ou um momento mais formal, devem ser observadas desde a decoração, à vestimenta apropriada, aos copos que combinam com cada situação, entre outros detalhes. Em solenidades é muito importante também saber como se dirigir a cada pessoa. Nesse momento é fundamental dominar os pronomes de tratamento a fim de não cometer gafes em situações formais.

Cabem ao cerimonial as funções de adotar as regras protocolares, organizar e definir os rituais e gestos que ocorrerão em cada evento, fazer uso de linguagem formal, seguir a legislação recorrente ao assunto protocolo, transmitir e ensinar etiquetas e boas maneiras de acordo com cada tempo e sociedade e comemorar datas significativas. O cerimonial garante a qualidade do evento. É através dele que todos os detalhes são pensados e postos em prática.

Em um cerimonial são partes fundamentais de conceção: um plano, um cronograma e um check-list. Os organizadores de evento seguirão o protocolo vigente e o cerimonial planejado de acordo com as necessidades da celebração e dos contratantes. O sucesso de muitas empresas também se dá devido ao planejamento de seus eventos. No mercado atual não há mais espaço para encontros ou festejos sem planejamento. As festividades e comemorações, assim como realizações de palestras, congressos ou cerimônias variadas necessitam de planejamento prévio. Daí o espaço do cerimonialista nas empresas e nos eventos privados.

O cerimonialista é aquela pessoa que organiza a solenidade, assessorando os donos do evento, observando e supervisionando o protocolo e todos os demais detalhes da cerimônia antes, através do planejamento, durante, seguindo o cronograma e após, mantendo contato com o contratante a fim de receber o feedback do serviço. Esse profissional deve ser bastante criativo, mas ciente de que o sonho ou o objetivo é do cliente. Então caberá a esse profissional viabilizar esse sonho ou objetivo, usando criatividade, capacidade de solucionar problemas que eventualmente possam ocorrer e simpatia no trato com os convidados.

Agindo como cerimonialista é importante que a pessoa tenha uma rede de contatos e parceiros muito grande. Pois cabe ao cerimonial proporcionar ao anfitrião do evento contatos com profissionais como fotógrafo, cinegrafista, serviço de buffet,  gráfica para confecção de convites ou folders empresariais, empresa de segurança e  local do evento. O cerimonial é também responsável pela recepção dos convidados, assim como seu bem-estar durante a solenidade. Entre cerimoniais e protocolos as relações inter-pessoais se intensificam, sonhos se realizam e profissionais se superam.


Rosana Fernandes

Título: Entre cerimoniais e protocolos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Imagem por: Libertinus

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:44:24

    Muito importante essa questão de burocracia no casamento. Deve ser levado com a máxima de antecedência, principalmente, no cartório!

    ¬ Responder
  • Célia ezequielCélia ezequiel

    04-11-2011 às 13:31:28

    Olá! Moro no interior de Minas e gostaria muito de receber algumas dicas sobre cerimonial, de maneira simples e objetiva, pois pretendo ingressar nessa área aqui em minha cidade. Desejo ivestir nisso. Tenho dom e já participo da comunidade na pastoral dos noivos. Gostaria de contar com você. Obrigada!!!

    ¬ Responder
  • Grasiela

    06-05-2013 às 09:42:04

    Olá!Estou ingressando na carreira de cerimonialista e gostaria de saber qual pronome usar ao apresentar prefeitos, médicos, professores e reitores de universidades.
    Att.

    ¬ Responder

Comentários - Entre cerimoniais e protocolos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Libertinus

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios