Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Entre cerimoniais e protocolos

Entre cerimoniais e protocolos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 3
Entre cerimoniais e protocolos

O cerimonial e o protocolo constituem-se em relações e formalidades em momentos solenes. São as regras sociais de como proceder diante de eventos e solenidades. Cerimonial é o cumprimento de certas formalidades, tanto em eventos privados como públicos. Protocolo é o que determina hierarquicamente as regras de conduta dos governos e das solenidades. É através do protocolo que são garantidas que as posições referentes aos cargos ocupados sejam respeitadas. O cerimonial e o protocolo são essenciais para que os eventos e as solenidades aconteçam com sucesso e tranquilidade.

O cerimonial e o protocolo são especialidades dos profissionais das relações públicas, dos assessores políticos e dos organizadores de eventos. Porém atualmente essas regras vêm também sendo observadas e seguidas por pessoas comuns ao realizarem seus próprios eventos. Ao organizar uma festa ou um momento mais formal, devem ser observadas desde a decoração, à vestimenta apropriada, aos copos que combinam com cada situação, entre outros detalhes. Em solenidades é muito importante também saber como se dirigir a cada pessoa. Nesse momento é fundamental dominar os pronomes de tratamento a fim de não cometer gafes em situações formais.

Cabem ao cerimonial as funções de adotar as regras protocolares, organizar e definir os rituais e gestos que ocorrerão em cada evento, fazer uso de linguagem formal, seguir a legislação recorrente ao assunto protocolo, transmitir e ensinar etiquetas e boas maneiras de acordo com cada tempo e sociedade e comemorar datas significativas. O cerimonial garante a qualidade do evento. É através dele que todos os detalhes são pensados e postos em prática.

Em um cerimonial são partes fundamentais de conceção: um plano, um cronograma e um check-list. Os organizadores de evento seguirão o protocolo vigente e o cerimonial planejado de acordo com as necessidades da celebração e dos contratantes. O sucesso de muitas empresas também se dá devido ao planejamento de seus eventos. No mercado atual não há mais espaço para encontros ou festejos sem planejamento. As festividades e comemorações, assim como realizações de palestras, congressos ou cerimônias variadas necessitam de planejamento prévio. Daí o espaço do cerimonialista nas empresas e nos eventos privados.

O cerimonialista é aquela pessoa que organiza a solenidade, assessorando os donos do evento, observando e supervisionando o protocolo e todos os demais detalhes da cerimônia antes, através do planejamento, durante, seguindo o cronograma e após, mantendo contato com o contratante a fim de receber o feedback do serviço. Esse profissional deve ser bastante criativo, mas ciente de que o sonho ou o objetivo é do cliente. Então caberá a esse profissional viabilizar esse sonho ou objetivo, usando criatividade, capacidade de solucionar problemas que eventualmente possam ocorrer e simpatia no trato com os convidados.

Agindo como cerimonialista é importante que a pessoa tenha uma rede de contatos e parceiros muito grande. Pois cabe ao cerimonial proporcionar ao anfitrião do evento contatos com profissionais como fotógrafo, cinegrafista, serviço de buffet,  gráfica para confecção de convites ou folders empresariais, empresa de segurança e  local do evento. O cerimonial é também responsável pela recepção dos convidados, assim como seu bem-estar durante a solenidade. Entre cerimoniais e protocolos as relações inter-pessoais se intensificam, sonhos se realizam e profissionais se superam.


Rosana Fernandes

Título: Entre cerimoniais e protocolos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Imagem por: Libertinus

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:44:24

    Muito importante essa questão de burocracia no casamento. Deve ser levado com a máxima de antecedência, principalmente, no cartório!

    ¬ Responder
  • Célia ezequielCélia ezequiel

    04-11-2011 às 13:31:28

    Olá! Moro no interior de Minas e gostaria muito de receber algumas dicas sobre cerimonial, de maneira simples e objetiva, pois pretendo ingressar nessa área aqui em minha cidade. Desejo ivestir nisso. Tenho dom e já participo da comunidade na pastoral dos noivos. Gostaria de contar com você. Obrigada!!!

    ¬ Responder
  • Grasiela

    06-05-2013 às 09:42:04

    Olá!Estou ingressando na carreira de cerimonialista e gostaria de saber qual pronome usar ao apresentar prefeitos, médicos, professores e reitores de universidades.
    Att.

    ¬ Responder

Comentários - Entre cerimoniais e protocolos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Imagem por: Libertinus

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios