Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Eventos > Entre cerimoniais e protocolos

Entre cerimoniais e protocolos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Eventos
Comentários: 3
Entre cerimoniais e protocolos

O cerimonial e o protocolo constituem-se em relações e formalidades em momentos solenes. São as regras sociais de como proceder diante de eventos e solenidades. Cerimonial é o cumprimento de certas formalidades, tanto em eventos privados como públicos. Protocolo é o que determina hierarquicamente as regras de conduta dos governos e das solenidades. É através do protocolo que são garantidas que as posições referentes aos cargos ocupados sejam respeitadas. O cerimonial e o protocolo são essenciais para que os eventos e as solenidades aconteçam com sucesso e tranquilidade.

O cerimonial e o protocolo são especialidades dos profissionais das relações públicas, dos assessores políticos e dos organizadores de eventos. Porém atualmente essas regras vêm também sendo observadas e seguidas por pessoas comuns ao realizarem seus próprios eventos. Ao organizar uma festa ou um momento mais formal, devem ser observadas desde a decoração, à vestimenta apropriada, aos copos que combinam com cada situação, entre outros detalhes. Em solenidades é muito importante também saber como se dirigir a cada pessoa. Nesse momento é fundamental dominar os pronomes de tratamento a fim de não cometer gafes em situações formais.

Cabem ao cerimonial as funções de adotar as regras protocolares, organizar e definir os rituais e gestos que ocorrerão em cada evento, fazer uso de linguagem formal, seguir a legislação recorrente ao assunto protocolo, transmitir e ensinar etiquetas e boas maneiras de acordo com cada tempo e sociedade e comemorar datas significativas. O cerimonial garante a qualidade do evento. É através dele que todos os detalhes são pensados e postos em prática.

Em um cerimonial são partes fundamentais de conceção: um plano, um cronograma e um check-list. Os organizadores de evento seguirão o protocolo vigente e o cerimonial planejado de acordo com as necessidades da celebração e dos contratantes. O sucesso de muitas empresas também se dá devido ao planejamento de seus eventos. No mercado atual não há mais espaço para encontros ou festejos sem planejamento. As festividades e comemorações, assim como realizações de palestras, congressos ou cerimônias variadas necessitam de planejamento prévio. Daí o espaço do cerimonialista nas empresas e nos eventos privados.

O cerimonialista é aquela pessoa que organiza a solenidade, assessorando os donos do evento, observando e supervisionando o protocolo e todos os demais detalhes da cerimônia antes, através do planejamento, durante, seguindo o cronograma e após, mantendo contato com o contratante a fim de receber o feedback do serviço. Esse profissional deve ser bastante criativo, mas ciente de que o sonho ou o objetivo é do cliente. Então caberá a esse profissional viabilizar esse sonho ou objetivo, usando criatividade, capacidade de solucionar problemas que eventualmente possam ocorrer e simpatia no trato com os convidados.

Agindo como cerimonialista é importante que a pessoa tenha uma rede de contatos e parceiros muito grande. Pois cabe ao cerimonial proporcionar ao anfitrião do evento contatos com profissionais como fotógrafo, cinegrafista, serviço de buffet,  gráfica para confecção de convites ou folders empresariais, empresa de segurança e  local do evento. O cerimonial é também responsável pela recepção dos convidados, assim como seu bem-estar durante a solenidade. Entre cerimoniais e protocolos as relações inter-pessoais se intensificam, sonhos se realizam e profissionais se superam.


Rosana Fernandes

Título: Entre cerimoniais e protocolos

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

807 

Imagem por: Libertinus

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 16:44:24

    Muito importante essa questão de burocracia no casamento. Deve ser levado com a máxima de antecedência, principalmente, no cartório!

    ¬ Responder
  • Célia ezequielCélia ezequiel

    04-11-2011 às 13:31:28

    Olá! Moro no interior de Minas e gostaria muito de receber algumas dicas sobre cerimonial, de maneira simples e objetiva, pois pretendo ingressar nessa área aqui em minha cidade. Desejo ivestir nisso. Tenho dom e já participo da comunidade na pastoral dos noivos. Gostaria de contar com você. Obrigada!!!

    ¬ Responder
  • Grasiela

    06-05-2013 às 09:42:04

    Olá!Estou ingressando na carreira de cerimonialista e gostaria de saber qual pronome usar ao apresentar prefeitos, médicos, professores e reitores de universidades.
    Att.

    ¬ Responder

Comentários - Entre cerimoniais e protocolos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Libertinus

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios