Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Arte E A Literatura Dos Romanos

A Arte E A Literatura Dos Romanos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 10
A Arte E A Literatura Dos Romanos

Os romanos davam muito valor à arte e utilizavam a escultura e o relevo de várias formas, valorizando o seu potencial didático e propagandista.

Na realidade, eles punham as artes ao serviço da política e dos interesses do Estado.
Estéticamente, os escultores romanos inspiraram-se nos gregos, centrando-se no corpo humano e procurando a perfeição e rigor das formas, segundo princípios naturalistas.
Um dos aspetos em que mostraram mais originalidade foi no retrato, designadamente o baixo-relevo, sendo utilizados nos monumentos funerários, frisos, arcos de triunfo e colunas comemorativas.

Deste modo, os romanos, deixaram composições de informações, lendas , religião, vida quotidiana e acontecimentos diversos.




No que diz respeito à pintura, desapareceu em grande parte.
Ela é bastante rica devido aos frescos interiores das casas e das cidades de Herculano e, sobretudo, de Pompeia.

Estes frescos são conservados devido às cinzas bulcânicas depositadas por uma erupçao do vulcão Vesúvio, que aniquilaram grande parte da população, embora conservem muitas coisas que lá se encontravam.

Na pintura são representadas preferencialmente representações mitológicas, bem como cenários naturalistas e, imaginários.

Além destes pormenores destaca-se ainda a técnica da perspetiva.
A poesia, destaca-se na sua literatura, em especial o campo épico, em que pos poetas como Virgílio retratam as lendas do povo romano, de modo a glorificá-lo.
O prestígio vai ainda para poetas como Horácio, Catulo, Plínio, sendo este o autor de uma História Natural , e que morreu intoxicado a observar a erupção do Vesúvio.
Mas, contudo não é só a escultura e a poesia que se destacam nos romabnos, pois a sua arquitetura, engenharia e geografia,têm também um papel de grande destaque.

A História romana foi relatada e transmitida em torno de duas ideias principais, a educativa e moralizadora, em que glorificavam o povo romano e seus líderes, enquanto promotores da ordem.

Os inteletuais eram apoiados por mecenas, sendo o imperador o seu principal.
Entre os mais importantes destacam-se Tito Lívio, Salusttio, Suetónio e Tácito.
O passado era um tema muito representado em toda a sua literatura, em especial os fatos heríocos, as guerras, as lendas e a história dos deuses.
Eram politeístas e adoravam vários deuses.

Os romanos foi sempre considerado um povo, muito guerreiro, que fazia a guerra por tudo. Na verdade foram excelentes guerreiros, que estavam sempre em guerra por um território que consideravam seu.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Arte E A Literatura Dos Romanos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 10

808 

Comentários - A Arte E A Literatura Dos Romanos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Jardinagem Fonte de Vida

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Jardinagem Fonte de Vida\"Rua
A jardinagem é conhecida há anos como uma forma de emprego que possibilita a muitos uma renda familiar mensal. A jardinagem também pode ser artística onde a arte do profissional é aplicada. A jardinagem pode ser de inúmeras formas conhecida e exercida, trazendo benefícios imensuráveis a aqueles que dela são adeptos.

Muito mais que fonte de renda ou arte a jardinagem é uma fonte de inúmeros beneficio a vida do ser humano, fonte de alegria, relaxamento e distração. E por ser uma atividade tão simples não é difícil de ser realizada. A jardinagem é por si só fonte de vida, fonte de aprendizado e principalmente fonte de intimidade do ser humano.

Ser adepto da jardinagem não é somente revirar terra, ser adepto da jardinagem é decisão de vida que transforma seu dia-a-dia mudando a rotina de dias estressantes e cansativos.

Ao olhar de muitos a tarefa possa parecer penosa, cansativa e até chata, mais somente estando envolvido na jardinagem para perceber que muito mais ter um corpo cansado após a tarefa, você na verdade descansa seu corpo sua mente e seu espírito da agitação do dia-a-dia.

Alguns minutos dedicados à jardinagem são o suficiente para inibir grande carga emocional e física do nosso dia-a-dia, e proporcionando uma energia a mais para os próximos dias.

A jardinagem pode ser realizada de varias formas simples que vão trazer todos estes benefícios a sua vida e não são necessários grandes investimentos ou mudança radical da sua rotina de vida ou qualquer outra mudança que você possa imaginar. Na verdade as maiores mudanças são comportamentais e só depende de você.

Para detalhar um pouco o que você poderá fazer com alguns minutos dedicados à jardinagem você irá perceber que não há nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Com um mínimo de espaço você pode cultivar plantas simples, em vasos pequenos que não irão ocupar espaço e serão na verdade uma linda forma de ornamentar sua casa.

Você poderá cultivar uma espécie de planta conhecida como:
- Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol.

E você vai perceber que se dedicar alguns minutos a jardinagem é muito bom para você, os resultados não tem como ser calculados, somente há possibilidade de experimentar o quanto bom é o resultado final.

Então não espere muito é dedique-se um tempo a descobrir o quanto é bom a jardinagem para sua vida.

Pesquisar mais textos:

Rodrigo Junio Ferreira

Título:Jardinagem Fonte de Vida

Autor:Rodrigo Junio Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:43:33

    É tão gratificante nós mesmos realizarmos a jardinagem. Essa atividade relaxa, gera prazer e o resultado nos deixa muito felizes. Vale a pena!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios