Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O que é um Museu?

O que é um Museu?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 3
O que é um Museu?

O que é um museu? À primeira vista esta é uma questão cuja resposta parece bastante simples. Na realidade e numa análise mais aprofundada deparamo-nos com algumas questões que requerem aprofundamento. Por consequência disso mesmo, a resposta a esta pergunta é mais complexa e de difícil estruturação do que parece à primeira vista. Se por um lado um museu é “algo” a que qualquer um pode aceder a qualquer momento, por outro, poucos o conseguem compreender a nível da sua estruturação e aprecia-lo de forma genuína.

Questionei algumas pessoas, pessoas comuns, aquelas que visitam um determinado museu numa daquelas viagens familiares feitas durante o fim de semana ou férias, sobre o que era para elas um museu, as suas respostas foram de uma forma geral bastante concisas. No fundo para elas um museu é um local no qual podem ver/observar obras de arte, sejam elas pintura, escultura ou artes decorativas. Penso que esta seria a resposta sintetizada que qualquer um daria a esta pergunta sem ter pensado muito sobre a mesma.

Contudo se analisarmos a questão, é nos facilmente percetível que a resposta é bem mais complexa do que aparenta. Desta forma, seguindo uma linha de pensamento que vai evoluindo ao encontro de uma resposta que seja completa o suficiente para compreender o conceito de museu, numa fase inicial, temos que entender que qualquer exposição tem um espaço onde a mesma é exibida, então um museu é um edifício ou local onde estão albergadas obras de arte. Mas e então as exposições cientificas e técnicas?

Estas também se encontram em museus, desta forma não podemos pensar em museu apenas como o local onde existe arte. Um museu é um espaço, seja ele de que tipologia for, onde estão reunidas obras de arte, objetos, coleções, realizações artísticas (como por exemplo as instalações) científicas ou técnicas. Esta é uma área a que qualquer um pode aceder mediante alguns requisitos impostos pelos mesmos, como o pagamento ou não da entrada, idade mínima entre outros. Neste espaço expositor além da possibilidade de observarmos as obras, é-nos fornecida informação, de diferentes formas.

De forma objetiva, através de catálogos, folhetos, mapas, legendas ou outro tipo de documentação que sirva de auxiliar à compreensão da obra, quer de forma subjetiva, através da qual o museu nos leva a observar as peças nele expostas da forma que eles querem que o façamos, é algo que passa despercebido à maioria de nós, mas que é feito de forma pensada e consciente pelo museu. O espaço expositivo é pensado como um conjunto, onde a prioridade é dada à obra através do auxílio de variados elementos, como o local da colocação da mesma, a luminosidade e forma que a mesma é feita, legendas entre outros elementos. O museu proporciona conhecimento e história, é um espaço de aprendizagem, que deve ser visto como veículo de cultura e apreciado com prazer.

O museu ajuda-nos enquanto membros de uma sociedade a conhecer o nosso passado, para que possamos de uma forma mais fácil compreender o presente e alcançar o futuro. Através da análise de todos os elementos que foram referidos anteriormente podemos entender o museu como uma instituição cultural que se organiza a partir das suas coleções, obras, realizações artísticas, científicas ou técnicas cujo objetivo é transmitir uma determinada mensagem que se encontra na base ideológica do próprio museu.

Existe assim, um conceito de cultura, história e património por detrás de cada museu independentemente daquela que é a sua essência e identidade como museu.


Sónia Henriques

Título: O que é um Museu?

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda

    06-08-2014 às 20:14:34

    Adorei mtooo bm esse texto me ajudou mtooo...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 02:35:40

    Excelente explicação. O museu é mais que um acervo de antiguidade, ele relata uma história, beleza, conquista, herança, acontecimentos, arte, tecnologia, enfim, visitar um museu é sempre uma experiência única e maravilhosa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Sónia HenriquesSónia Henriques

    23-10-2012 às 21:39:54

    Comentem o texto! Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O que é um Museu?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios