Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > O que é um Museu?

O que é um Museu?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 3
O que é um Museu?

O que é um museu? À primeira vista esta é uma questão cuja resposta parece bastante simples. Na realidade e numa análise mais aprofundada deparamo-nos com algumas questões que requerem aprofundamento. Por consequência disso mesmo, a resposta a esta pergunta é mais complexa e de difícil estruturação do que parece à primeira vista. Se por um lado um museu é “algo” a que qualquer um pode aceder a qualquer momento, por outro, poucos o conseguem compreender a nível da sua estruturação e aprecia-lo de forma genuína.

Questionei algumas pessoas, pessoas comuns, aquelas que visitam um determinado museu numa daquelas viagens familiares feitas durante o fim de semana ou férias, sobre o que era para elas um museu, as suas respostas foram de uma forma geral bastante concisas. No fundo para elas um museu é um local no qual podem ver/observar obras de arte, sejam elas pintura, escultura ou artes decorativas. Penso que esta seria a resposta sintetizada que qualquer um daria a esta pergunta sem ter pensado muito sobre a mesma.

Contudo se analisarmos a questão, é nos facilmente percetível que a resposta é bem mais complexa do que aparenta. Desta forma, seguindo uma linha de pensamento que vai evoluindo ao encontro de uma resposta que seja completa o suficiente para compreender o conceito de museu, numa fase inicial, temos que entender que qualquer exposição tem um espaço onde a mesma é exibida, então um museu é um edifício ou local onde estão albergadas obras de arte. Mas e então as exposições cientificas e técnicas?

Estas também se encontram em museus, desta forma não podemos pensar em museu apenas como o local onde existe arte. Um museu é um espaço, seja ele de que tipologia for, onde estão reunidas obras de arte, objetos, coleções, realizações artísticas (como por exemplo as instalações) científicas ou técnicas. Esta é uma área a que qualquer um pode aceder mediante alguns requisitos impostos pelos mesmos, como o pagamento ou não da entrada, idade mínima entre outros. Neste espaço expositor além da possibilidade de observarmos as obras, é-nos fornecida informação, de diferentes formas.

De forma objetiva, através de catálogos, folhetos, mapas, legendas ou outro tipo de documentação que sirva de auxiliar à compreensão da obra, quer de forma subjetiva, através da qual o museu nos leva a observar as peças nele expostas da forma que eles querem que o façamos, é algo que passa despercebido à maioria de nós, mas que é feito de forma pensada e consciente pelo museu. O espaço expositivo é pensado como um conjunto, onde a prioridade é dada à obra através do auxílio de variados elementos, como o local da colocação da mesma, a luminosidade e forma que a mesma é feita, legendas entre outros elementos. O museu proporciona conhecimento e história, é um espaço de aprendizagem, que deve ser visto como veículo de cultura e apreciado com prazer.

O museu ajuda-nos enquanto membros de uma sociedade a conhecer o nosso passado, para que possamos de uma forma mais fácil compreender o presente e alcançar o futuro. Através da análise de todos os elementos que foram referidos anteriormente podemos entender o museu como uma instituição cultural que se organiza a partir das suas coleções, obras, realizações artísticas, científicas ou técnicas cujo objetivo é transmitir uma determinada mensagem que se encontra na base ideológica do próprio museu.

Existe assim, um conceito de cultura, história e património por detrás de cada museu independentemente daquela que é a sua essência e identidade como museu.


Sónia Henriques

Título: O que é um Museu?

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobrenda

    06-08-2014 às 20:14:34

    Adorei mtooo bm esse texto me ajudou mtooo...

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 02:35:40

    Excelente explicação. O museu é mais que um acervo de antiguidade, ele relata uma história, beleza, conquista, herança, acontecimentos, arte, tecnologia, enfim, visitar um museu é sempre uma experiência única e maravilhosa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Sónia HenriquesSónia Henriques

    23-10-2012 às 21:39:54

    Comentem o texto! Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - O que é um Museu?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios