Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O Tofu - Características e Benefícios

O Tofu - Características e Benefícios

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 24
O Tofu - Características e Benefícios

Muito presente na cozinha oriental no geral e na japonesa particularmente, o tofu é um ingrediente amplamente utilizado por vegetarianos e veganos de todo o mundo. Feito a partir da soja, mais concretamente de feijões de soja cozidos, e depois solidificado, o seu único inconveniente reside na característica da soja como alimento alergénio comum. Por outro lado, os seus benefícios são imensos, podendo ser utilizado como substituto da carne nos mais variados pratos, devido ao seu alto teor de proteínas.

Este derivado da soja tem uma aparência branca, leitosa, e apresenta-se em dois tipos, não muito distintos mas que têm como objetivo incorporar diferentes pratos: o tofu mole é usualmente usado na confeção de molhos e entra como substituto do leite em gelados, enquanto o tofu rijo, ou duro, deve ser deixado a marinar, sendo depois confecionado salteado, grelhado ou assado, e acompanhado de massas, saladas, batatas ou arroz.

Entre os seus benefícios, para além do já referido alto valor proteínico, o tofu é um alimento de fácil digestão e apto para que está em regime de dieta, contendo um baixo nível de gorduras saturadas. É ainda fonte de cálcio, o que justifica a sua utilização, no estado mole, como substituto do leite na confeção de gelados e outros pratos. Contendo ferro e fósforo, é apropriado para os vegetarianos estritos, que necessitam colmatar potenciais deficiências alimentares.

Alguns especialistas afirmam que a soja, e portanto os produtos derivados, como o tofu, contém um potencial papel preventivo contra alguns tipos de cancro, osteoporose e algumas doenças cardíacas. Essas são, no entanto, características cuja eficácia está ainda a ser investigada. Ainda assim, são muitos os benefícios deste alimento derivado da soja que, ainda que não seja muito saboroso por si, quando bem temperado e cozinhado, especialmente se acompanhado por um bom molho e ervas aromáticas, torna-se um alimento interessante.

Ainda que seja usado principalmente por pessoas que desfrutam de uma dieta vegetariana, e apesar do seu consumo não se revelar muito prevalente entre a maioria omnívora da população, o tofu é certamente um alimento saudável, que contém os benefícios da carne sem partilhar dos malefícios da mesma.


Sofia Nunes

Título: O Tofu - Características e Benefícios

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 24

743 

Comentários - O Tofu - Características e Benefícios

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios