Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Laranja e sua origem

Laranja e sua origem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 343
Comentários: 23
Laranja e sua origem

Você sabia que de todas as árvores frutíferas uma das mais conhecidas, a mais estuda em todo o mundo é a laranjeira!?
Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é a nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos tiveram origem no leste asiático, regiões que presentemente incluem a Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A mais antiga descrição de citros aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C.

A trajetória da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado durante Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos Descobrimentos, por volta de 1500.

Com mais de 1 milhão de hectares de plantas cítricas em seu território, o Brasil tornou-se na década de 80, o maior produtor mundial. A maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a indústria das bebidas. São muitos, os tipos de laranjas cultivadas e suas características, dado que existe uma grande variedade de tamanhos, cores, e sabores, desde os levemente ácidos como a laranja lima, lima verde e a mais ácida que é a natal ou a laranja Valência. A espécie de laranjas mais consumidas no Brasil é: laranja lima, laranja pera, laranja da baia, laranja seleta e a laranja cavala.

As laranjas são frutas riquíssimas em vitaminas C, que tem como principais funções ao auxiliar o organismo na resistência as infeções, formação dos ossos, e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, ela reforça as defesas do organismo contra quase todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro.

O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental. O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva ás células o oxigénio que os pulmões necessitam.

Na hora de comprar as laranjas, devem-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sulco. De certa forma geral, ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.

A vitamina C, é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, oxida e perde-se com facilidade. Para isso não acontecer, e aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se ter alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente; use uma faca de lâmina de aço inoxidável de preferência, pois se for com outros metais pode atuar sobre as vitaminas.


Waldiney Melo

Título: Laranja e sua origem

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 343

769 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 23 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFABI

    09-03-2015 às 14:12:47

    É MUITO LEGAL GENTE

    ¬ Responder
  • jocicleide

    06-11-2014 às 10:22:58

    Olá, gente!!!
    Ótimo texto...

    ¬ Responder
  • dede

    27-10-2014 às 01:04:35

    to fazendo o trabalho sobre a laranja

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 16:38:54

    A Rua Direita aprendeu mais de onde se origina as laranjas. A laranjeira veio da Ásia assim como muitas outras. Adorei!

    ¬ Responder
  • jessica

    20-03-2014 às 13:49:03

    valew cara gostei é pra mim fazer o trabalho da escola sobre larangeira,macieira,figueira

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoa

    18-11-2013 às 10:02:06

    gostava de saber o tamanho das laranjas. obrigado

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:11:34

    eu adoro laranja. sumo de laranja com umas torradinhas, não há nada melhor. têm imensa vitamina C e só a sua cor dá vontade de comer. gostei do seu texto. não fazia ideia que a laranja tinha proveniência da Ásia, mas fico feliz por ter chegado à Europa, nomeadamente, em Portugal. na hora de escolher as laranjas eu opto por aquelas que têm menos casca com muito sumo. não gosto das laranjas com casca grossa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:54:50

    A laranja é uma das minhas frutas favoritas. Seu grande poder de vitamina C contribui para uma melhoria em nossa saúde e são ótimas para tratar de infecções. Também não sabia da sua origem. Mas o melhor é que seu poder é infalível em nosso organismo, quem come essa fruta não sofre de resfriados, gripes e alergias. Posso comprovar, pois é difícil sentir essas coisas. Tomo o suco da laranja pelos menos 3x na semana.

    ¬ Responder
  • CLVERSONCLVERSON

    20-05-2012 às 13:57:55

    ADOREI SABER SOBRE AS LARANJA GOSTARIA DE SABER MAIS DE ONDE ELA VEIO SUAS RECEITAS E VITAMINAS E ORIGEN COMO SE PLANTA QUANTO TEMPO DEMORA PARRA NECER QUE TIPO DE ADUBO SE USA ETC

    ¬ Responder
  • Paulo Moraisana cristina

    24-04-2012 às 13:55:04

    eu queria saber a origem das frutas mais saiu da laranja

    ¬ Responder
  • lanaylanay

    03-08-2011 às 23:43:44

    esta pagina da internet me ajudou muito a fazer um trabalho sobre a origem da laranja

    ¬ Responder
  • ManueliManueli

    20-06-2011 às 20:17:52

    Adorei a resposta do Antonio!!!Demais*

    ¬ Responder
  • letícialetícia

    31-05-2011 às 12:33:57

    eu estava procurando uma coisa para eu fazer o trabalho mas essa resposta não tem nada a ver espero que da proxima vez que eu entrar nesse site me deem melhores respostas mas mesmo assim obrigada

    ¬ Responder
  • paulapaula

    31-05-2011 às 01:04:43

    eu queria saber o que tem dentro da laranja espero a resposta

    ¬ Responder
  • flavio vigoloflavio vigolo

    22-01-2011 às 12:48:43

    Você sabia que de todas as árvores frutíferas uma das mais conhecidas, e cultivadas e estudadas em todo o mundo é a laranjeira. Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é a nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos teriam surgido no leste asiático, nas regiões que incluem hoje Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A mais antiga descrição de citros aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C.

    A trajetória da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado à idade média. Da Europa foi trazida para as Américas na época do descobrimento por volta de 1500. Com mais de 1 milhão de hectares de plantas cítricas em seu território, o Brasil tornou-se na década de 80, o maior produtor mundial.A maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a indústria do suco. São muitos cultivos e suas características destinadas, proporcionando grande variedade de tamanho, cores, e sabores a aos frutos, desde os levemente ácidos como a laranja lima, lima verde e a mais ácida que é a natal ou a laranja Valencia. A espécie de laranjas mais consumidas no Brasil é: laranja lima, laranja pêra, laranja da baia, laranja seleta e a laranja cavala.

    As laranjas são frutas riquíssimas em vitaminas C, que tem como principais funções ao auxiliar o organismo na resistência as infecções, formação dos ossos, e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, ela reforça as defesas do organismo como todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva as células o oxigênio que os pulmões espiram.

    Na hora de comprar as laranjas, devem-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sulco. De certa forma geral, ela deve ser firme, sem sede a pressão dos dedos. A vitamina C, é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para isso não acontecer, e aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observa alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente; se for corta laranja só use faca de lamina de aço inoxidável, pois se for com outros metais pode atuar sobre as vitaminas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntonio

    19-01-2011 às 00:20:54

    @Catia O chá que faz perder pêso é o chá fecha bôca.

    ¬ Responder
  • Fabiemarcioalicia

    01-06-2010 às 16:41:56

    ESSA HITORIA E MUITO LEGAL E VC SABIA QUE A LARANJA FOI PRODUZIDA NA CHINA A HITORIA DA MLARANJA E MUITO BONITA

    ¬ Responder
  • Antonio Raimundo Cordeiro de OliveiraAntonio Raimundo Cordeiro de Oliveira

    13-05-2010 às 21:02:51

    Gostaria de saber da sua chegada ao brasil, custo de produção por litro, quantidade de agua para produção, mercado no Brasil.

    ¬ Responder
  • natslie niestchenatslie niestche

    21-04-2010 às 20:48:21

    por favor faz mai resumido

    ¬ Responder
  • aline menezesaline menezes

    15-03-2010 às 20:58:32

    a laranja é boa para as gripes e outras doenças,quando estou gripada minha mãe manda eu comer laranja mais eu não gosto!!!

    FAZER O QUE TEM QUE COMERRR!!!

    ¬ Responder
  • WesleyWesley

    10-11-2009 às 18:52:11

    Gostaria de saber de onde vc coletou essas informações,pois estou querendo usar num trabalho mais preciso saber a referência e, principalmente o ano em que foi escrito.
    Espero resposta com certa urgência.
    Desde já agradeço!
    Fica com Deus!

    Att.

    Wesley

    ¬ Responder
  • CatiaCatia

    09-11-2009 às 16:45:21

    Gostaria de saber qual chás faz perder peso Obrigada aguardo resposta

    ¬ Responder
  • Elevamaq Equipamentos Industriais Ltdaalice

    24-03-2012 às 04:26:30

    o que faz emagrsse e uma sopa vc come essa sopa em duas semanas ai vc fica bem magrinha

    ¬ Responder

Comentários - Laranja e sua origem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Máquinas de Etiquetar

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Máquinas de Etiquetar\"Rua
Muitos são os materiais indispensáveis ao funcionamento de uma empresa. Alguns de uso corrente, outros nem por isso e enquanto alguns são dispensáveis, outros há que fazem parte do trabalho, como se do ar empresarial se tratasse.

Canetas e blocos, computadores e faxes, secretarias e cadeiras, enfim, um sem número de coisas de que nos lembramos que fazem parte do dia-a-dia das empresas. Existem depois, alguns utensílios que são impensáveis para um ramo, mas que para outros são imprescindíveis. Caso disso são as máquinas de etiquetar.

As máquinas de etiquetar podem, ao contrário do que possa julgar à partida ter uma funcionalidade dentro de um escritório, ter uma utilidade única.

Quando um ramo empresarial obriga a registos em pastas em número substancial, ou até mesmo para identificar documentos, a máquina de etiquetar torna a função muito mais fácil, rápida e eficaz.

Dependo do ramo, as máquinas de etiquetar podem ser diferentes.

Existem máquinas, cuja única função é fazer salientar datas, e aqui os números podem ser alterados à mão e de forma simples, bastando para isso rodar os dígitos uma vez por dia.

Embora à partida julguemos que as máquinas de etiquetar são básicas, a realidade é que podem ser muito complexas. Se anteriormente foi dado um exemplo de máquinas simples e manuais, posso apresentar-lhe um exemplo de uma máquina bastante sofisticada.

Imagine que uma empresa tem de registar milhares de impressos por dia e que todos os impressos têm obrigatoriamente de ter um número sequencial. Aqui, uma máquina electrónica que se encarrega de entregar a cada etiqueta um número único e seguido, consegue transformar uma tarefa complicada e muito exaustiva, numa atitude perfeitamente normal e do quotidiano no trabalho.

As máquinas dependem, sendo electrónicas de um rolo de etiquetas que é impresso e que sai pronto a colar no local necessário.

Os rolos são comprados à parte e podem conter até 1000 etiquetas. Naturalmente que saindo impressas de forma automática, estas maquinas requerem um pequeno deposito de tinta que pode ser em formato de dispositivo (tipo tinteiro) ou através de recarga de tinta.

Apesar do valor de uma maquina de etiquetar ser mais cara e do seu uso ser também mais dispendioso, certo é que nada como um bom utensílio de trabalho que poupe dores de cabeça aos colaboradores.

Há venda em grandes superfícies comerciais especializadas em materiais de escritório, estas máquinas requerem atenção na altura da compra, pelo que o melhor é fazer um pequeno estudo antes da compra e pedir ajuda na própria loja.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Máquinas de Etiquetar

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios