Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos | Idioma: Português                
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Alimentação > Laranja e sua origem

Laranja e sua origem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 22.192
Comentários: 20
Laranja e sua origem

Você sabia que de todas as árvores frutíferas uma das mais conhecidas, a mais estuda em todo o mundo é a laranjeira!?
Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é a nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos tiveram origem no leste asiático, regiões que presentemente incluem a Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A mais antiga descrição de citros aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C.

A trajetória da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado durante Idade Média. Da Europa foi trazida para as Américas na época dos Descobrimentos, por volta de 1500.

Com mais de 1 milhão de hectares de plantas cítricas em seu território, o Brasil tornou-se na década de 80, o maior produtor mundial. A maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a indústria das bebidas. São muitos, os tipos de laranjas cultivadas e suas características, dado que existe uma grande variedade de tamanhos, cores, e sabores, desde os levemente ácidos como a laranja lima, lima verde e a mais ácida que é a natal ou a laranja Valência. A espécie de laranjas mais consumidas no Brasil é: laranja lima, laranja pera, laranja da baia, laranja seleta e a laranja cavala.

As laranjas são frutas riquíssimas em vitaminas C, que tem como principais funções ao auxiliar o organismo na resistência as infeções, formação dos ossos, e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, ela reforça as defesas do organismo contra quase todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro.

O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental. O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva ás células o oxigénio que os pulmões necessitam.

Na hora de comprar as laranjas, devem-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sulco. De certa forma geral, ela deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.

A vitamina C, é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, oxida e perde-se com facilidade. Para isso não acontecer, e aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se ter alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente; use uma faca de lâmina de aço inoxidável de preferência, pois se for com outros metais pode atuar sobre as vitaminas.


Waldiney Melo

Título: Laranja e sua origem

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 22.192

237 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 20 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 16:38:54

    A Rua Direita aprendeu mais de onde se origina as laranjas. A laranjeira veio da Ásia assim como muitas outras. Adorei!

    ¬ Responder
  • jessica

    20-03-2014 às 13:49:03

    valew cara gostei é pra mim fazer o trabalho da escola sobre larangeira,macieira,figueira

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoa

    18-11-2013 às 10:02:06

    gostava de saber o tamanho das laranjas. obrigado

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:11:34

    eu adoro laranja. sumo de laranja com umas torradinhas, não há nada melhor. têm imensa vitamina C e só a sua cor dá vontade de comer. gostei do seu texto. não fazia ideia que a laranja tinha proveniência da Ásia, mas fico feliz por ter chegado à Europa, nomeadamente, em Portugal. na hora de escolher as laranjas eu opto por aquelas que têm menos casca com muito sumo. não gosto das laranjas com casca grossa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:54:50

    A laranja é uma das minhas frutas favoritas. Seu grande poder de vitamina C contribui para uma melhoria em nossa saúde e são ótimas para tratar de infecções. Também não sabia da sua origem. Mas o melhor é que seu poder é infalível em nosso organismo, quem come essa fruta não sofre de resfriados, gripes e alergias. Posso comprovar, pois é difícil sentir essas coisas. Tomo o suco da laranja pelos menos 3x na semana.

    ¬ Responder
  • CLVERSONCLVERSON

    20-05-2012 às 13:57:55

    ADOREI SABER SOBRE AS LARANJA GOSTARIA DE SABER MAIS DE ONDE ELA VEIO SUAS RECEITAS E VITAMINAS E ORIGEN COMO SE PLANTA QUANTO TEMPO DEMORA PARRA NECER QUE TIPO DE ADUBO SE USA ETC

    ¬ Responder
  • Paulo Moraisana cristina

    24-04-2012 às 13:55:04

    eu queria saber a origem das frutas mais saiu da laranja

    ¬ Responder
  • lanaylanay

    03-08-2011 às 23:43:44

    esta pagina da internet me ajudou muito a fazer um trabalho sobre a origem da laranja

    ¬ Responder
  • ManueliManueli

    20-06-2011 às 20:17:52

    Adorei a resposta do Antonio!!!Demais*

    ¬ Responder
  • letícialetícia

    31-05-2011 às 12:33:57

    eu estava procurando uma coisa para eu fazer o trabalho mas essa resposta não tem nada a ver espero que da proxima vez que eu entrar nesse site me deem melhores respostas mas mesmo assim obrigada

    ¬ Responder
  • paulapaula

    31-05-2011 às 01:04:43

    eu queria saber o que tem dentro da laranja espero a resposta

    ¬ Responder
  • flavio vigoloflavio vigolo

    22-01-2011 às 12:48:43

    Você sabia que de todas as árvores frutíferas uma das mais conhecidas, e cultivadas e estudadas em todo o mundo é a laranjeira. Como todas as plantas cítricas, a laranjeira é a nativa da Ásia, mas a região de origem é motivo de controvérsia. Alguns historiadores afirmam que os cítricos teriam surgido no leste asiático, nas regiões que incluem hoje Índia, China, Butão, Birmânia e Malásia. A mais antiga descrição de citros aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C.

    A trajetória da laranja é conhecida pelo mundo inteiro apenas de forma aproximada segundo pesquisadores, ela foi levada da Ásia para o norte da África e de lá para o sul da Europa, onde teria chegado à idade média. Da Europa foi trazida para as Américas na época do descobrimento por volta de 1500. Com mais de 1 milhão de hectares de plantas cítricas em seu território, o Brasil tornou-se na década de 80, o maior produtor mundial.A maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a indústria do suco. São muitos cultivos e suas características destinadas, proporcionando grande variedade de tamanho, cores, e sabores a aos frutos, desde os levemente ácidos como a laranja lima, lima verde e a mais ácida que é a natal ou a laranja Valencia. A espécie de laranjas mais consumidas no Brasil é: laranja lima, laranja pêra, laranja da baia, laranja seleta e a laranja cavala.

    As laranjas são frutas riquíssimas em vitaminas C, que tem como principais funções ao auxiliar o organismo na resistência as infecções, formação dos ossos, e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras e da vitalidade as gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, ela reforça as defesas do organismo como todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva as células o oxigênio que os pulmões espiram.

    Na hora de comprar as laranjas, devem-se dar preferência as laranjas mais pesadas, pois são as que mais apresentam quantidade de sulco. De certa forma geral, ela deve ser firme, sem sede a pressão dos dedos. A vitamina C, é um elemento muito nutritivo e importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para isso não acontecer, e aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observa alguns cuidados, como consumi-la no ponto certo de maturação; só descasque a laranja se for consumi-la imediatamente; se for corta laranja só use faca de lamina de aço inoxidável, pois se for com outros metais pode atuar sobre as vitaminas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAntonio

    19-01-2011 às 00:20:54

    @Catia O chá que faz perder pêso é o chá fecha bôca.

    ¬ Responder
  • Fabiemarcioalicia

    01-06-2010 às 16:41:56

    ESSA HITORIA E MUITO LEGAL E VC SABIA QUE A LARANJA FOI PRODUZIDA NA CHINA A HITORIA DA MLARANJA E MUITO BONITA

    ¬ Responder
  • Antonio Raimundo Cordeiro de OliveiraAntonio Raimundo Cordeiro de Oliveira

    13-05-2010 às 21:02:51

    Gostaria de saber da sua chegada ao brasil, custo de produção por litro, quantidade de agua para produção, mercado no Brasil.

    ¬ Responder
  • natslie niestchenatslie niestche

    21-04-2010 às 20:48:21

    por favor faz mai resumido

    ¬ Responder
  • aline menezesaline menezes

    15-03-2010 às 20:58:32

    a laranja é boa para as gripes e outras doenças,quando estou gripada minha mãe manda eu comer laranja mais eu não gosto!!!

    FAZER O QUE TEM QUE COMERRR!!!

    ¬ Responder
  • WesleyWesley

    10-11-2009 às 18:52:11

    Gostaria de saber de onde vc coletou essas informações,pois estou querendo usar num trabalho mais preciso saber a referência e, principalmente o ano em que foi escrito.
    Espero resposta com certa urgência.
    Desde já agradeço!
    Fica com Deus!

    Att.

    Wesley

    ¬ Responder
  • CatiaCatia

    09-11-2009 às 16:45:21

    Gostaria de saber qual chás faz perder peso Obrigada aguardo resposta

    ¬ Responder
  • Elevamaq Equipamentos Industriais Ltdaalice

    24-03-2012 às 04:26:30

    o que faz emagrsse e uma sopa vc come essa sopa em duas semanas ai vc fica bem magrinha

    ¬ Responder

Comentários - Laranja e sua origem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.