Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis

Categoria: Alimentação
Comentários: 2
Hábitos saudáveis

Em tempos de crise, há muita gente que pensa que, para poupar, tem de começar a recorrer a batatas fritas, massas e hambúrgueres. A ideia de que a alimentação saudável é mais cara não passa de um mito. Na prática, é perfeitamente viável comer bem, na verdadeira acepção da palavra, gastando o mínimo. Para tal, basta saber o que comprar e como comprar.

A primeira iniciativa de alguém que pretende economizar e, simultaneamente, velar pela sua saúde, é evitar as refeições diárias fora de casa. Pois é, a moda da marmita voltou! E, pelo menos, sabe-se o que se está a ingerir… poupando dinheiro e uns preciosos minutos, que podem ser empregues numa mini-sesta após a refeição. Tomar o pequeno-almoço em casa, por exemplo, defende a pessoa da tentação de doces e folhados, dotados de enormes quantidades de açúcar e gordura prejudicial, para além de representar uma poupança considerável, que pode chegar aos 45 euros por mês!... O mesmo se aplica aos lanches.

No supermercado, optar pelas marcas brancas, actualmente designadas de marcas próprias, cuja qualidade é bastante equiparada, e em alguns casos, superior, à das grandes marcas, contribui para amealhar uns quantos trocos em cada deslocação. Trata-se de privilegiar a real categoria dos produtos, em detrimento de um certo design e, eventualmente, status social sugerido pela publicidade, vulgarmente agressiva.

Por outro lado, as carnes brancas são, regra geral, mais baratas, sobretudo as aves inteiras. O peixe congelado também sai mais em conta e oferece maior segurança ao consumidor do que o peixe fresco (desde, é claro, que congelado nas condições ideais, uma vez que a congelação mantém as características apresentadas pelos alimentos antes do processo).

Paralelamente, os nutricionistas afirmam que não é necessário comer carne e peixe todos os dias, e que, comendo, não são precisas grandes porções. É possível optar, duas ou três vezes por semana, por outras fontes proteicas de excelência, como os ovos e as leguminosas, que têm um custo mais reduzido.

Outra maneira de salvaguardar uns euros nas idas ao supermercado é escolher a fruta e os vegetais da época, que, sendo mais acessíveis, acabam por ser, igualmente, mais naturais e ter melhor paladar. Há que lembrar que o respeito pela sazonalidade dos alimentos constituiu uma premissa básica para se seguir uma dieta alimentar equilibrada e saudável.

Finalmente, as feiras e os mercados são espaços onde é provável encontrar frescos a preços mais vantajosos, havendo ainda a possibilidade de se trazer raminhos de salsa, coentros, hortelã ou outras ervas aromáticas, sem pagar nada.

Como diz o povo, «no poupar é que está o ganho». Esta máxima assume particular legitimidade quando se poupa capital, e, acima de tudo, a saúde!



Maria Bijóias

Título: Hábitos saudáveis

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna Beatriz

    15-02-2012 às 15:56:49

    Eu acho que na Alimentação Saudável não é comer muitos fritos nem muitos cozidos é apenas variar na alimentação com comer arroz, carne, peixe, massa e muitas coisas da roda dos alimentos e na bebida devemos beber muita agua. E se comemos todos esses alimentos ficamos ainda mais fortes e conseguimos combater contra as doenças como a Gripe A

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMarcia

    14-08-2009 às 11:23:49

    Também sou da opinião que no poupar está o ganho..Mas comer no restaurante sabe sempre bem..E hoje em dias as marcas brancas acabam por nem ser tão baratas..

    ¬ Responder

Comentários - Hábitos saudáveis

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios