Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Não resista aos frutos secos!

Não resista aos frutos secos!

Categoria: Alimentação
Visitas: 8
Não resista aos frutos secos!

Os frutos secos são, em geral, bastante apreciados. Embora com tradição em alguns períodos específicos do ano, nomeadamente o Natal e a Páscoa, aconselham os especialistas que se vão sendo consumidos com alguma regularidade, dadas as suas características nutritivas e benéficas para o organismo.

Não obstante o inegável carácter salutar destes alimentos, há que não esquecer a sua componente oleaginosa, cujo excesso será prejudicial, tanto à saúde como à linha. Trincados sozinhos ou em cocktail, quiçá acompanhando um aperitivo ou um refrescante sumo natural, os frutos secos integram, também, na perfeição alguns pratos, conferindo-lhes um toque de requinte e um paladar especial.

As castanhas, por exemplo, ficam muito bem com carne estufada ou assada no forno, tornando o molho mais aveludado e forte. Possuem uma quantidade residual de gordura e são deveras ricas em vitaminas B e C.

O caju, que combina com pimentão, caril, cordeiro e truta, contém doses elevadas de magnésio, que contribui para o fortalecimento da medula óssea, e ferro (em proporção similar ao arroz).

As nozes, cujas cascas podem ser aproveitadas em belíssimos trabalhos manuais, que se costumam ver juntas com figos e queijo, fornecem ómega 3, que combate a hipertensão arterial e o colesterol. São, igualmente, uma fonte de cálcio, em porção idêntica à do queijo fresco.

As amêndoas, por incrível que pareça, contêm mais cálcio e proteínas por grama do que os ovos. São ideais com maçãs, pêras, gelados e peixe azul.

Os pinhões, apesar de férteis em proteínas e magnésio, e de se harmonizarem com porco, cordeiro, espinafres e alfavaca, devem ser ingeridos de forma comedida, por se tratar de uma semente extremamente rica em lípidos.

Os pistachos são os mais abundantes em fibras, assim como em potássio, proteínas e ferro. Combinam soberbamente com truta, cordeiro, citrinos, damascos, figos, mel e menta.

Os amendoins, porventura mais baratos e usuais, apresentam altos índices de gorduras mono-insaturadas, protectoras do coração, sais minerais (potássio, ferro, enxofre e iodo) e vitaminas do complexo B. São excelentes com diversos sabores de diferentes naturezas, tais como frango, porco, bananas, …

As avelãs, abonadas em cálcio, ácido fólico e vitamina E, e que caem esplendidamente com maçãs, cogumelos e framboesas, ajudam a prevenir o colesterol HDL.

As nozes macadâmias, quando não guarnecidas de gelado (!), contêm poucos hidratos de carbono e níveis consideráveis de gorduras mono-insaturadas. Ameixas, gengibre, limão e chocolate podem constituir opções de ligação.

Os figos secos apresentam um valor calórico muitíssimo superior ao dos frescos. Fornecem potássio, ferro, magnésio e cálcio. As suas fibras solúveis auxiliam na redução do colesterol em circulação, evitando, de igual modo, a prisão de ventre e outras complicações intestinais. Apesar das propriedades laxantes, não devem ser comidos com muita frequência, por causa das cáries dentárias, motivadas pela abastança de açúcar que encerram. Atenção, igualmente, ao bolor, que criam com tremenda facilidade, susceptível de albergar toxinas cancerígenas!



Maria Bijóias

Título: Não resista aos frutos secos!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

704 

Comentários - Não resista aos frutos secos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios