Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Não resista aos frutos secos!

Não resista aos frutos secos!

Categoria: Alimentação
Visitas: 8
Não resista aos frutos secos!

Os frutos secos são, em geral, bastante apreciados. Embora com tradição em alguns períodos específicos do ano, nomeadamente o Natal e a Páscoa, aconselham os especialistas que se vão sendo consumidos com alguma regularidade, dadas as suas características nutritivas e benéficas para o organismo.

Não obstante o inegável carácter salutar destes alimentos, há que não esquecer a sua componente oleaginosa, cujo excesso será prejudicial, tanto à saúde como à linha. Trincados sozinhos ou em cocktail, quiçá acompanhando um aperitivo ou um refrescante sumo natural, os frutos secos integram, também, na perfeição alguns pratos, conferindo-lhes um toque de requinte e um paladar especial.

As castanhas, por exemplo, ficam muito bem com carne estufada ou assada no forno, tornando o molho mais aveludado e forte. Possuem uma quantidade residual de gordura e são deveras ricas em vitaminas B e C.

O caju, que combina com pimentão, caril, cordeiro e truta, contém doses elevadas de magnésio, que contribui para o fortalecimento da medula óssea, e ferro (em proporção similar ao arroz).

As nozes, cujas cascas podem ser aproveitadas em belíssimos trabalhos manuais, que se costumam ver juntas com figos e queijo, fornecem ómega 3, que combate a hipertensão arterial e o colesterol. São, igualmente, uma fonte de cálcio, em porção idêntica à do queijo fresco.

As amêndoas, por incrível que pareça, contêm mais cálcio e proteínas por grama do que os ovos. São ideais com maçãs, pêras, gelados e peixe azul.

Os pinhões, apesar de férteis em proteínas e magnésio, e de se harmonizarem com porco, cordeiro, espinafres e alfavaca, devem ser ingeridos de forma comedida, por se tratar de uma semente extremamente rica em lípidos.

Os pistachos são os mais abundantes em fibras, assim como em potássio, proteínas e ferro. Combinam soberbamente com truta, cordeiro, citrinos, damascos, figos, mel e menta.

Os amendoins, porventura mais baratos e usuais, apresentam altos índices de gorduras mono-insaturadas, protectoras do coração, sais minerais (potássio, ferro, enxofre e iodo) e vitaminas do complexo B. São excelentes com diversos sabores de diferentes naturezas, tais como frango, porco, bananas, …

As avelãs, abonadas em cálcio, ácido fólico e vitamina E, e que caem esplendidamente com maçãs, cogumelos e framboesas, ajudam a prevenir o colesterol HDL.

As nozes macadâmias, quando não guarnecidas de gelado (!), contêm poucos hidratos de carbono e níveis consideráveis de gorduras mono-insaturadas. Ameixas, gengibre, limão e chocolate podem constituir opções de ligação.

Os figos secos apresentam um valor calórico muitíssimo superior ao dos frescos. Fornecem potássio, ferro, magnésio e cálcio. As suas fibras solúveis auxiliam na redução do colesterol em circulação, evitando, de igual modo, a prisão de ventre e outras complicações intestinais. Apesar das propriedades laxantes, não devem ser comidos com muita frequência, por causa das cáries dentárias, motivadas pela abastança de açúcar que encerram. Atenção, igualmente, ao bolor, que criam com tremenda facilidade, susceptível de albergar toxinas cancerígenas!



Maria Bijóias

Título: Não resista aos frutos secos!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

704 

Comentários - Não resista aos frutos secos!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios