Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios das vitaminas

Os benefícios das vitaminas

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 5
Os benefícios das vitaminas

Em qualquer idade e etapa da vida é importante andar bem “vitaminado”, mas é na adolescência que esta necessidade se torna mais premente. De facto, as vitaminas e os minerais realizam no organismo funções de extrema relevância, sobretudo nesta fase de desenvolvimento.

A vitamina A coadjuva o crescimento das células, a reprodução e a integridade do sistema imunológico. Encontra-se presente em vegetais de côr amarelo-alaranjada: cenoura, abóbora, manga, papaia, …; vegetais verde-escuros: couves, espinafres; fígado; manteiga; leite integral e gema de ovo.

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está no arroz integral, no feijão, nos frutos do mar e nos grãos integrais. Já a B2, ou riboflavina, tem como fontes alimentares o leite, o queijo, os iogurtes, os vegetais verdes com folhas, as frutas, os cereais e as carnes. A niacina, por seu lado, advém de carnes magras, peixes e ovos. Todas elas são precisas para o metabolismo energético.

A vitamina C ajuda a regular o organismo e é sua aliada na luta contra infecções. Os mananciais, por excelência, deste escudo são os citrinos (laranja, limão, toranja, …), o caju, a goiaba, o abacaxi, a couve, os espinafres e os tomates.

A vitamina D colabora com o cálcio no crescimento esquelético e é proporcionada pelo leite integral, a manteiga, o fígado, a gema de ovo e por peixes gordos.

O cálcio é responsável pela formação de ossos e dentes fortes, contribuindo também para a contracção muscular. É fornecido pelos lacticínios, brócolos, feijão, peixe e nozes.

O ferro, por seu turno, é um mineral que desempenha o papel de transportador de oxigénio para os tecidos, o que no caso dos adolescentes representa um esforço suplementar, visto existir maior precisão. E, se nos homens diz respeito à construção da massa muscular, nas mulheres está mais relacionado com a perda de sangue nos ciclos menstruais. O ferro auxilia a capacidade de trabalho, a resistência ao cansaço e o rendimento escolar. As iscas, de que normalmente os mais novos não gostam, as carnes vermelhas, a gema de ovo, as folhas mais escuras das couves e o feijão, contêm elevados índices deste mineral.

Há, contudo uma ressalva que interessa referir: o organismo tem mais facilidade em absorver o ferro de origem animal do que o de origem vegetal. É indispensável que o ferro faça parte da alimentação. Nas raparigas, ele ajuda a repor os níveis de sangue perdidos com a menstruação; nos rapazes, reduz o volume sanguíneo necessário para a formação muscular.

O zinco, incorporado em produtos integrais, farelo e germe de trigo, frutos do mar e carnes, subsidia o processo de maturação sexual.

Como se pode verificar, encetar uma amizade com as vitaminas e os minerais só traz vantagens!



Maria Bijóias

Título: Os benefícios das vitaminas

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 15:41:38

    As vitaminas (todas) devem fazer parte de nosso dia a dia e se não é possível consumi-lo nos alimentos, você pode ingeri-la em cápsulas. O importante é tê-la no organismo.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • laura lagahas

    30-08-2012 às 15:52:24

    ooo!!!

    ¬ Responder
  • adriano fischeradriano fischer

    27-04-2012 às 13:01:06

    bhhaah! entendi tudo?

    ¬ Responder
  • mikaelymikaely

    26-10-2011 às 20:46:08

    gente presciso urgentemente de todas as vitaminas de A a Z ate quinta-feira dia 27/10 quem poder me ajudar sera um prazer

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomariana Gonsalves

    18-03-2011 às 13:15:24

    gostei
    muito
    fala das coisas que nós
    precisamos no dia-dia

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios das vitaminas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios