Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Alimentos que ajudam a memória

Alimentos que ajudam a memória

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 11
Alimentos que ajudam a memória

À famosa expressão «comer com os olhos», podia acrescentar-se outra não menos verdadeira: «O cérebro também come». Efetivamente, aquilo que se ingere afeta diretamente o desempenho cerebral. Está cientificamente comprovado que os nutrientes adequados estimulam a inteligência, melhoram o humor, favorecem a estabilidade emocional, aguçam a memória, fortalecem a concentração, facilitam o raciocínio e… contribuem para manter a mente jovem.

Pensar é um processo químico. Os neurónios comunicam entre si através de sinapses, com intervenção de mensageiros – os neurotransmissores. Estes são constituídos por aminoácidos, substâncias existentes nas proteínas, isto é, em alimentos como a carne, o peixe e os laticínios. Os sais minerais e as vitaminas são necessários para que os aminoácidos se transformem em neurotransmissores. Os principais mensageiros do cérebro são três: a acetilcolina, a dopamina e a serotonina. A acetilcolina é a que punge os neurónios, estando relacionada com a capacidade de memória, mas igualmente implicada nos movimentos voluntários dos músculos e na inibição comportamental. É fornecida pelos amendoins, vegetais como os brócolos e a couve-flor, gema de ovo, carne, peixe e queijo.

As gorduras também funcionam como mensageiros, regulando o sistema imunitário, a circulação sanguínea, os processos inflamatórios e o humor. De todas as gorduras, os ácidos gordos ómega 3 são os essenciais à prestação do cérebro. A sua carência pode conduzir a depressões, perda de memória, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade com défice de atenção e outros problemas a nível mental. O DHA, talvez o mais conhecido dos ácidos gordos, é produzido pelo organismo, encontrando-se, de igual modo, no leite materno e nos peixes gordos (salmão, sardinha, cavala, atum, bacalhau, …). O ALA, outro ácido gordo, não existe naturalmente no organismo, sendo necessário obtê-lo a partir, sobretudo, de óleos vegetais, como o de girassol ou de soja.

A saúde cerebral inclui ainda o consumo de proteínas (presentes na carne, peixe, queijo, etc.), usadas para fabricar neurotransmissores, que influenciam o desempenho mental, e hidratos de carbono (fruta, vegetais, cereais), cujos efeitos se refletem positivamente no humor e bem-estar, uma vez que interagem com a serotonina.

De salientar que o cérebro também precisa de andar bem irrigado. É a água que transporta os nutrientes e elimina as toxinas. E, à semelhança de qualquer outro órgão, o cérebro tem de estar hidratado. Do seu grau de hidratação depende o estado de alerta mental e de concentração. Dois litros de água por dia (oito copos) é a quantidade recomendada.

Em suma, para lograr uma memória de elefante, há que incluir na alimentação peixes gordos (que possuem ómega 3), ovos (especialmente a gema – vitaminas do complexo B), frutos e vegetais amarelos (como o pêssego e a cenoura – vitaminas A, C e E, zinco e selénio), frutos vermelhos e vegetais verdes (antioxidantes), cereais integrais e leguminosas (ácido fólico, vitamina B6 e hidratos de carbono), azeite (rico em gorduras mono-insaturadas e vitamina E), carne e queijo (proteínas) e água em abundância.


Maria Bijóias

Título: Alimentos que ajudam a memória

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 11 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 03:48:44

    Fantástico texto! Tenho buscado comer todos esses alimentos e bebido muita água, como resultado: tenho me sentido mais dinâmica, com maior energia e sentindo-me muito bem. Realmente, o que comemos afeta nossa saúde e bem-estar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ray Paz

    25-09-2013 às 21:13:32

    Gostei muito dessa pagina me ajudou muito nessa semana de prova...

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 16:06:54

    para quem estuda e não só é muito importante ter uma memória de elefante. nunca procurei ingerir alimentos com benefícios para a memória, mas com o passar da idade é sempre importante dar uma ajuda ao cérebro. ao ler o seu texto já sei porque tenho uma óptima memória. eu como quase todos os alimentos que fala: queije, carne, peixe, brócolos, fruta, cereais, etc. gostei muito seu texto. parabéns.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    14-09-2012 às 15:26:01

    A memória boa é essencial em nossa vida diária. Ela ajuda em nossas atividades, no trabalho, em nossos relacionamentos, algo fundamental para que tenhamos sucesso em todas as áreas de nossa vida. Alimentos que colaboram com o aumento da memória, principalmente quando se chega a uma certa idade, é fundamental. Muito boa sua lista de alimentos onde mostra quais alimentos nos ajudam a esse fator. O ômega 3 é sem igual, é rico em benefícios.

    ¬ Responder
  • hellenhellen

    12-06-2012 às 23:07:04

    venho um trabalho da escola sobre alimentação pra mim fazer e este site está me ajudando muito!!! OBRIGADA!

    ¬ Responder
  • Josealmeidacamila

    16-12-2011 às 02:47:35

    @Gizely
    estou passando pela mesma situação que vc gisele,acredito que deve haver algum fator inibidor do raciocinio,no meu caso é diferente porque consigo estudar,me dedico pra valer,mais não consigo passar essas informações na hora da prova,ou em apresentações de seminario.Eu não sei o que esta acontecendo,ou é um erro psicologico meu,ou sou burra de verdade,estou buscando ajuda em varios sites pra obter uma melhor alimentação,o sono tambem é um fator que me prejudica,ou falta algo pra me preencher por completo e que me faça me dedicar de verdade.Explicaçoes como não gostar do curso não são validas,pq sou apaixonada,acho que pode ser algo do psicologico,não seei,estou perdida,desanimada e me sentindo muiiiito burra!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGizely

    15-11-2010 às 16:33:46

    Olá, meu nome é Gizely, tenho 21 anos e estou com problemas na faculdade, tem 1 anoe e meio que estou pagando dependencias de matérias por não conseguir estudar. Eu começo a estudar me dá sono e eu começo a me perder. Não consigo me concentrar em nada, começoa prestar atenção e quando eu penso que não já estou longe. Estou com notas baixas por não conseguir prestar atenção e memorizar as informações necessárias. Fico nevosa na hora das provas por nao conseguir lembrar da matéria que momentos antes da prova estava na ponta da lingua.
    Desde já, agradeço a atenção!!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGuilherme

    26-04-2010 às 17:54:13

    @matheus villares
    mateus voce deve falar com os seus pais e explicar o que se está passando..
    Se voce se perde facilmente no raciocinio e isto antigamente não acontecia, é porque algo pode estar acontecendo, por exemplo voce pode estar precisando de tomar algumas vitaminas.
    Fale com os seus pais e com certeza que eles o levaram a um médico para ver se está tudo bem.
    Mas não stress, voce pode andar cansado ou algo do genero.OK?!

    ¬ Responder
  • matheus villaresmatheus villares

    26-04-2010 às 17:24:36

    Olá o meu nome é matheus villares e tenho 14 anos, e esses dias eu percebi que eu estou perdendo o meu raciocinio, sabe, é que quando eu estou na escola, e o professor me fala algo eu não entendo imediantamente, e antigament quando tinha uns 10 anos isso não acontecia, e eu estou recorrendo a voces para me ajudarem, eu preciso da minha inteligencia de volta, digo o meu raciocinio rapido, e euq quero, preciso isso devolta, eu gostaria de saber se algum tipo de jogo, comida pode me ajudar????
    È isso, muito obrigado pela atenção de voces

    ¬ Responder
  • ritarita

    01-02-2010 às 19:42:11

    gustava de recuperar a minha memoria...

    ¬ Responder
  • marco antonio da cunha modestomarco antonio da cunha modesto

    18-01-2010 às 21:16:01

    gostaria de obter mais acetilcolina; na minha alimentaçao ja´que tenho uma deficiencia mental.obRIGADO.

    ¬ Responder

Comentários - Alimentos que ajudam a memória

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios