Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Cozinhe de forma ecológica

Cozinhe de forma ecológica

Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Cozinhe de forma ecológica

Não podermos viver sem comer. As pessoas mais místicas alegam a primazia da espiritualidade, mas a leveza de espírito nada tem a ver com a falta de nutrimento corporal. Para além disso, os próprios alimentos, enquanto suporte da vida, são também vistos como algo de sagrado. Nesta perspectiva, torna-se ainda mais condenável o desperdício a que se assiste nos tempos que correm. Efectivamente, a quantidade de comida que se estraga é muito superior à que se consome, havendo no mundo milhões de seres humanos a passar fome!...

Adicionalmente, os desperdícios provocam um aumento do aquecimento global, decorrente do gás metano produzido pelos aterros sanitários onde eles são depositados. E o metano é um gás que contribui enormemente para o efeito de estufa. Portanto, quanto mais esbanjamento houver, maior será a emissão deste gás.

Para combater o desaproveitamento, convém preparar os alimentos nas medidas certas. Doses individuais facilitam o transporte, a arrumação no frio e o posterior aquecimento. Por outro lado, retirando do frigorífico ou do congelador as refeições a ser aquecidas no mínimo meia hora antes do necessário, os alimentos demorarão menos tempo a acalentar, dado encontrarem-se a uma temperatura mais próxima da ambiente, o que facilitará a vida e reduzirá os custos de gás ou electricidade, consoante o meio de calefacção escolhido.

O uso de talheres e pratos descartáveis deve ser preterido (pois embora sejam recicláveis, uma grande parte vai para o lixo comum), dando-se preferência a materiais de longa duração, como o inox.

As frituras não são aconselháveis, nem para a saúde nem para o Ambiente. Ainda assim, a ter de se fritar, o óleo usado não deve ser deitado pelo cano abaixo, pois, a acrescentar ao inevitável entupimento, ele vai contaminar a água. Já existe, no sistema de reciclagem, um reservatório para gorduras líquidas provenientes das cozinhas que permite, não só tratá-las, como reconvertê-las.

O principal, contudo, prende-se com a fundamental economia de água. Cada litro desperdiçado vai ficar conspurcado nos esgotos, e o obrigatório processo de descontaminação elevará o preço da água. Lavar a loiça com água corrente não implica, forçosamente, ter a torneira a correr inutilmente durante o procedimento de esfrega. O mesmo se aplica à lavagem dos dentes e ao banho. A água é um bem precioso que, a não ser poupado, conduzirá, no curto prazo, a problemas bem mais graves do que os decorrentes do depauperamento das reservas de petróleo. Sim, porque o nosso organismo tem na sua composição água e não petróleo!

Passará, então, a falar-se de “ouro transparente” em vez de “ouro negro”. Afinal, a mudança para uma cozinha mais ecológica revela evolução, também em termos de civismo e de modernidade…



Maria Bijóias

Título: Cozinhe de forma ecológica

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    20-05-2009 às 14:33:47

    O material em inox nas cozinhas é obrigatorio - atenção com a ASAE.

    Alimentação sem inox...capute!

    ¬ Responder

Comentários - Cozinhe de forma ecológica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios