Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O Chocolate é afrodisíaco?

O Chocolate é afrodisíaco?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 10
O Chocolate é afrodisíaco?

Raro é aquele que não gosta de chocolate. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhotes. Todos o adoramos. Sacia-nos, preenche-nos, cura-nos o choro depressivo, alegra-nos, aconchega-nos, mas também pode engordar.

Alguns de nós, e devido ao consumo ativo de chocolate, tem conhecimento que este docinho cria vício (chocólatras). O Chocolate estimula a produção de serotonina (substância cerebral que estimula e melhora a autoestima e o humor), daí existirem indivíduos que necessitem de uma dose diária de chocolate.

Que o chocolate aconchega, todos concordamos, mas será que o chocolate é afrodisíaco?

Consta-se que um Rei Azeteca Moctezuma (Azetecas - civilização indígena; 1325-1521), tinha o hábito de consumir uma bebida à base de chocolate, momentos antes de se dirigir aos aposentos das suas mulheres, sendo relacionado com a Deusa da Fertilidade.

Também a Grécia Antiga batizou o chocolate de Theobroma que significa o alimento dos Deuses.

No chocolate encontramos várias substâncias como a cafeína, triptofano, teobromina e feniletilamina que podem estar relacionados com a ideia que o chocolate é afrodisíaco.

A cafeína como todos sabemos, é um estimulante e um excitante. O triptofano sugere ao cérebro a produção de serotonina que induz á sensação de prazer. A teobromina estimula todo o sistema nervoso e o músculo do coração. Por fim a feniletilamina tem a reputação de ser responsável pelos estados de bom humor, pela atração e excitação.

Ora se o chocolate é composto por substâncias que nos fazem entregar á alegria, excitação, à sensibilização e ao prazer, não podemos julgar de forma negativa as propriedades afrodisíacas do chocolate.

Seja chocolate amargo, negro, branco, de leite, com amêndoas, nozes ou recheio, o chocolate faz história e é associado muitas vezes a demonstrações de afeto e de carinho.

Uma caixa ou uma barra de chocolate pode ser comprada em vários locais, mas para quem queira dar asas à imaginação e provar que o chocolate pode contar várias histórias, existem no mercado vários produtos à base de chocolate que motivam e incitam a uma prova de cariz mais sensual que o consumo normal.

Claro que afrodisíaco será o perfume, o gosto, os gestos e o olhar de quem está ao nosso lado, mas o chocolate tem de facto características e componentes que nos desinibem.

Pode engordar ou estragar os dentes, mas que nos estimula também é uma verdade. Estimula-nos e delicia-nos. Aproveite e compre uma caixa de bombons à sua cara-metade. Vai ver que no final da caixa, o chocolate comido a dois terá com toda a certeza um sabor especial. Tirará a conclusão que cada vez que se lembrar de chocolate vai sorrir!


Carla Horta

Título: O Chocolate é afrodisíaco?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

777 

Imagem por: Darwin Bell

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:14:38

    Humm, chocolate é tudo de bom! É maravilhoso e quantos benefícios ele têm para nós. Penso que seja mesmo afrodisíaco, pois só de falar nele já sentimos essa sensação de alegria e vontade enorme de comer. Ele nos deixa mais felizes, alegres e com uma baita energia!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:58:03

    Acredito firmemente que o chocolate é afrodisíaco. Estimulam a sensação de prazer, alegria, dá novo ânimo, adoramos quando ganhamos uma caixa ou pode ser até um sonho de valsa, nossa como nos deixa felizes, de bem com a vida. Recomendo um pedaço de chocolate após o almoço todos os dias, você verá que lhe dará mais disposição de fazer as coisas, pois nos dá moleza não é verdade? Que tal um beijo de chocolate? Tchau!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 14:26:27

    A pergunta impõe-se: Quem não gosta de chocolate? Eu adoro chocolate e como sempre que posso. Chega mesmo a ser um vício. Não faço ideia como vou livrar-me dele, pois o meu companheiro detesta ir às compras comigo. Demoro imenso a escolher qual o mais perfeito, aquele que se adequa ao meu dia: branco ou de leite, com amêndoas ou avelãs, 100 ou 150 gramas. Por vezes, nem os cereais de chocolate.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAmélia

    23-07-2012 às 12:12:57

    Sou cozinheira especializada em doces, há mais de 15 anos. Doces, sobremesas, bolos, enfim…. Doces são a minha especialidade. Como aceito opiniões e sugestões, os pedidos são muitos, até porque trabalho muito à base de encomendas. A minha experiencia permite-me que eu assegure que o chocolate é o maior dos pedidos que tenho.
    Independentemente do doce que queiram, a grande maioria das encomendas têm por base o chocolate.
    Brigadeiros, bolos, coberturas, recheios, o chocolate está sempre lá para que os outros saboreiem os meus docinhos. Quanto a mim… bem, eu provo de tudo, mas o vicio do chocolate existe mesmo e nada como molhar a pontinha do dedo no chocolate derretido.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa

    19-07-2012 às 12:46:38

    O chocolate é um dos piores alimentos para quem quer manter a linha. Chocolates sem açucares, de dieta, light, podem tentar inventar de tudo que a resposta será sempre a mesma. Chocolate engorda!
    Apesar desta certeza, uma coisa é certa. O chocolate já foi o meu verdadeiro companheiro em algumas situações. Sou a prova viva que o chocolate acalma o choro compulsivo (como diz a autora). Independentemente daquilo que faça com que isto resulte, o que acontece é que é mesmo verdade. Comer chocolate conforta-nos, seja em barra ou até mesmo num chocolate quente, aninhada no sofá num dia de frio.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnabela Oliveira

    12-07-2012 às 11:38:25

    Pode ser um estimulante, ou até podem dizer que é um excitante, mas daí a dizerem que é afrodisíaco, é um exagero. Concordo que as características do chocolate possam causar alguma satisfação aos mais gulosos, mas não se pode cair em exageros. O vicio é uma questão de controlo e o estimulo pode ser encontrado noutros alimentos. As laranjas, por exemplo, são alimentos que também excitam. E são bem mais saudáveis.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdite

    12-07-2012 às 11:38:04

    Com todos os componentes descritos, é perfeitamente normal que o chocolate possa ser considerado afrodisíaco. Apesar disso, temos de ter consciência que antes de mais, o chocolate é um excitante.
    Os meus filhos são híper-activos e se há coisa que não permito que comam é chocolate. Esta indicação é até muitas vezes dadas pelos médicos, que ao estudarem uma alimentação correta para as crianças híper ativas, os proíbem de consumir chocolate. Componentes como a teobromina e a cafeina tornam-nos ainda mais ativos.
    Apesar de todos estes cuidados, eu confesso que muitas são as vezes que me escondo para trincar uns quantos chocolates.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotiao

    23-11-2011 às 17:32:47

    eu como e faz efeito na hora e otimo

    ¬ Responder
  • Marta ReisMarta Reis

    08-10-2009 às 10:35:14

    Nem sei o que diga, mas tenho de concordar com a Carla...cura todos os males, sem dúvida!!! Nunca tive dúvidas da sua capacidade afrodisíaca, mas agora já sei a explicação científica da coisa...isto explica tanta coisa =)

    Beijocas, minha escritora favorita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Fonseca

    07-10-2009 às 17:54:21

    o chocolate é bom...!!! Cura todos os males...jokinha grande pa ti amiga ;)

    ¬ Responder

Comentários - O Chocolate é afrodisíaco?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: Darwin Bell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios