Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Conheça as confidências da cafeína!

Conheça as confidências da cafeína!

Categoria: Alimentação
Visitas: 8
Comentários: 1
Conheça as confidências da cafeína!

A cafeína é, regra geral, associada ao café, mas a verdade é que se encontra numa grande quantidade de alimentos, tais como cacau (que depois dá origem ao chocolate), colas, chás, e também em mediamentos: analgésicos, antigripais, inibidores do apetite. A cafeína integra o grupo das metil-xantinas, substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, ocasionando um estado de alerta transitório.

Nem toda a gente reage de igual modo à cafeína. Pessoas com maior sensibilidade necessitam de uma menor quantidade para obter os mesmos efeitos, inclusive os negativos, nos quais se incluem a perda de sono e o aumento da frequência cardíaca (taquicardia). Apesar de o nosso organismo não precisar de cafeína, a ingestão moderada não tem revelado, em casos normais, riscos para a saúde. Existem, todavia, situações de excepção, que requerem especial atenção: grávidas, doentes coronários e indivíduos com diagnóstico de úlcera no estômago devem reduzir ou até abolir o consumo de cafeína. No que se refere às crianças, este consumo deve ser alvo de apertado controlo, e se hiperactivas, evitado.

Há quem recorra a um suposto benefício do café para emagrecer. Efectivamente, ele acicata a lipólise (desintegração das moléculas de gordura), o que levaria ao emagrecimento. Essa acção conduz, todavia, à mobilização dos depósitos adiposos, fazendo aumentar os níveis de gordura em circulação. Sendo assim, elevam-se os índices de colesterol no sangue, aumentando, por conseguinte, os riscos de sofrer um enfarte do miocárdio. Mesmo na caso dos atletas, em que a mobilização dos depósitos de gordura pode apresentar vantagens, no sentido em que a estrutura corporal passaria a usar a gordura como fonte de energia em vez de recorrer ao glicogénio muscular tornando o corpo mais resistente à fadiga, as quantidades têm de ser muito bem calculadas e medidas, por causa das consequências colaterais.

A cafeína revela, igualmente, propriedades diuréticas, o que significa que se não houver reposição suficiente da água que se excreta pode ter início um processo de desidratação, com resultados mais ou menos gravosos. Por outro lado, uma porção exagerada de cafeína faz com que este composto interfira com a absorção de importantes nutrientes, especialmente o ferro. Estudos efectuados revelam que uma chávena de café (100 ml) tem poder para reduzir a absorção do ferro pelo organismo em cerca de 30 por cento. Por esta razão, é recomendável tomar produtos que contenham cafeína em horários desencontrados dos das principais refeições.

Investigações recentes têm ligado a cafeína ao tratamento de algumas doenças, adiantando efeitos positivos, por exemplo, na doença de Parkinson, no Transtorno de Défice de Atenção e na prevenção de cancro do pulmão no seio dos fumadores. Não obstante, consumi-la com frequência pode provocar dependência moderada e a interrupção brusca desse consumo originar dores de cabeça, sonolência, irritabilidade, náuseas e vómitos. Liberte-se!



Maria Bijóias

Título: Conheça as confidências da cafeína!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

678 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoArmando

    14-08-2009 às 12:04:37

    Quer faça bem ou faça mal não consigo viver sem cafeina!

    ¬ Responder

Comentários - Conheça as confidências da cafeína!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios