Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Sopa - a melhor das refeições

Sopa - a melhor das refeições

Categoria: Alimentação
Visitas: 6
Comentários: 10
Sopa - a melhor das refeições

Quando éramos crianças, as mães e avós debatiam-se para nos enfiar colheradas de sopa pela boca abaixo, com o pretexto de ser muito boa para o nosso crescimento e para a saúde presente e futura. Pois bem, elas tinham razão! É pena que só se chegue a essa conclusão anos mais tarde, quando já não é possível repor as centenas de colheres de sopa que não ingerimos, mas, como diz o ditado, «mais vale tarde do que nunca». E, afinal, apesar de algumas pessoas, sobretudo os jovens, desdenharem deste alimento tão rico e saudável, o certo é que, à medida que a idade avança, normalmente começa a valorizar-se a imagem de um caldo fumegante, consistente e aromático, principalmente nos dias frios de Inverno.

Este preparo culinário, entre os mais antigos da Humanidade, tem, na maioria das vezes, os produtos hortícolas e as leguminosas como base: cebola, cenoura (de que não se deve abusar, pois o seu doce dá tendência a pôr mais sal), ervilha, batata, feijão, grão, abóbora, beterraba, nabo, azedas, hortelã, coentros, beldroegas, couve, poejos, etcétera.

Naturalmente que se podem adicionar outros ingredientes, tais como castanhas (e outros frutos), arroz (que é um cereal), carne de vaca, de galinha, de borrego, de perdiz, enchidos e toucinho. No domínio dos peixes, prestam-se a umas deliciosas sopas o bacalhau e o cação. Passando para os mariscos, podem citar-se o camarão e as amêijoas. Adicionam-se os temperos para a confecção (azeite – indispensável para os mediterrânicos, e outros sabores de eleição, que podem contemplar novidades como a canela, o gengibre ou o açafrão) e há quem acrescente pão. Muitas destas sopas, denominadas ricas, derivaram para pratos como os ensopados, guisados e caldeiradas.

A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada, é abundante em vitaminas e minerais, que entram na composição de diversos órgãos, músculos, ossos e sangue, e fortalecem o sistema imunitário. As fibras que detém são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Os antioxidantes ajudam a prevenir o cancro. Finalmente, a sopa tem um efeito saciante e um baixo valor calórico.

Os hortícolas são, na verdade, o espírito e a essência do equilíbrio da sopa. As vitaminas e minerais que proporciona são fundamentais para a regeneração e a manutenção celulares, assim como para a regulação de processos metabólicos.

As leguminosas, por exemplo, representam fontes de proteínas vegetais, sem gordura, e de hidratos de carbono. Auxiliam no controlo dos níveis de glicémia, triglicéridos e/ou colesterol e contribuem para regularizar o trânsito intestinal.

A preferência deve ir no sentido dos legumes frescos, se bem que, com os actuais métodos de congelação, por vezes os legumes congelados têm aspectos positivos, dado que são preservados antioxidantes que se perdem nos legumes supostamente frescos. Ainda assim, pode verificar-se uma alteração da composição dos produtos processados.



Maria Bijóias

Título: Sopa - a melhor das refeições

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

802 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:16:50

    Experimentem a sopa de camarão, pois é deliciosaaa!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 17:27:33

    Olá Maria Bijóias, tudo bem? Sou super à favor das sopas, mas gosto daquelas que são cheias de legumes, verduras, que tenha algum tipo de carne, etc. Como você disse, há quem acrescente pão. E eu sou uma dessas pessoas! É uma delícia, um grande acompanhante para uma sopa quentinha. Gostei muito de saber que a sopa gera várias propriedades, com fibras e antioxidantes! Além de serem deliciosas e nos esquentarem no inverno, não é?

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 11:31:01

    Uma sopa é indispensável sem dúvida, quem não gosta de uma sopinha bem quentinha antes da principal refeição? Sabe tão bem, aquele caldo verde, canja, sopa de feijão verde, açorda, tão bom. Caseira então é recomendável até de madrugada.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    20-09-2012 às 11:12:46

    A leitora tem por hábito comer sopa?. Se sim, faz muito bem pois ela é realmente completa e vitaminada. E, com a crise é uma boa maneira de se poupar dinheiro com as refeições.Alem disso pode juntar-se um pouco de carne ou até peixe, ficando mais calórica e com proteínas e ómegas.As sopas, alem de ricas são muito saborosas e podem variar-se imenso.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:18:38

    Sopa é um dos pratos mais antigos e dos mais gostosos também.Pode-se fazer vários sabores e de forma muito rápida.Pode-se usar restos de legumes para incrementar uma sopinha de inverno.É realmente um prato bem interessante.

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 13:33:40

    Olá autor, eu já tinha alguns conhecimentos sobre os benefícios da sopa e concordo com você: “A sopa, que é um dos melhores alimentos para uma dieta equilibrada” Além de garantir uma sensação de saciedade, por isso ela também é ótima para todas as pessoas que almejam perder aqueles quilinhos a mais. Obrigada.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 00:39:14

    Apesar de ser vegetariana, sou gulosa, pelo que não sou grande apreciadora de sopa, debatendo-me muitas vezes comigo própria para me obrigar a comê-la. Ainda assim, sabe bem nos dias e noites de inverno, especialmente quando o tempo é pouco para preparar uma refeição mais composta. A sopa, sendo uma refeição simples, tem muitos dos benefícios de uma refeição completa, podendo ser consumida como único prato de uma refeição (mas sempre acompanhada por fruta) ocasionalmente.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:59:53

    Uma das refeições mais saudáveis existente em todo o nosso planeta. Há de diversos tipos: feijão, carne, rabada, camarão, de legumes e muitos outros. Fazem bem ao corpo e à mente, são realmente deliciosos. Naqueles dias frios então, nem se fala. Excelentes para esquentar o corpo e dar uma emagrecida. A noite é a sua melhor refeição na hora de jantar. São bem leves, você se senti muito bem. Obrigada pelo seu texto, muito enriquecedor.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 16:48:21

    A maioria das pessoas gosta de comer sopa no início das refeições.Sem dúvida que a sopa é a melhor das refeições por incluir um grupo de alimentos muito saudáveis e benéficos para o organismo.Nos períodos de crise pode mesmo considerar-se uma refeição completa e rica, além de ficar mais económica. O que acham?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDora

    14-08-2009 às 11:36:55

    Concordo plenamenta!
    Desde pequena que foi habituada a comer sopa..Hoje não passo sem um bom prato de sopa Há refeição..
    Não há nada melhor!

    ¬ Responder

Comentários - Sopa - a melhor das refeições

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios