Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A fruta engorda?

A fruta engorda?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 2
A fruta engorda?

A resposta a esta pergunta parece quase óbvia: tudo o que se ingere, à exceção da água, detém poder alimentício, portanto é suscetível de engordar. Naturalmente que há uns alimentos mais calóricos, como os doces e os fritos, e outros que fornecem menos calorias, nos quais se inclui a fruta. No entanto, em excesso, qualquer alimento pode ser responsável por um aumento de peso.

Para aferir acerca do “potencial de engorda” da fruta, é preciso avaliar os índices de doçura (as frutas variam bastante em termos de percentagem de açúcares) e as quantidades ingeridas. Uma fatia de melancia, por exemplo, é substancialmente menos calórica do que uma banana, já que contém uma grande porção de água na sua composição. O mesmo se aplica aos citrinos, aos morangos e às maçãs.

O recomendado para o comum dos adultos é o consumo médio de três peças de fruta por dia, com inclusão de um citrino. No entanto, o tomate, que também é uma fruta, e legumes, como a cenoura, ou vegetais de folhas verdes tenras, que têm menos calorias do que a fruta, também podem ser usados. Outra dica passa por incorporar nos snacks, para além da fruta fresca, um iogurte natural não açucarado, ou um magro, cenoura crua, queijo fresco magro e uma fatia de pão de centeio com nozes ou barrado com uma compota pouco doce.

A ideia dos snacks (mini-lanches) é não ficar muitas horas sem comer. A jornada alimentar deve compreender um bom pequeno-almoço, duas refeições “a sério” (com direito a sentar à mesa e utilizar faca e garfo), e dois ou três lanchinhos com poucas calorias. Beber um ou dois copos de água antes das refeições principais ajuda, de igual modo, a controlar o apetite.

Existem alguns mitos relacionados com a fruta. Um deles atribui ao ananás/abacaxi a convenientíssima propriedade de queimar gordura. Pois bem, não é verdade. Isso é apanágio unicamente do exercício físico. Outro diz que o sumo de fruta não engorda. Se a fruta tem açúcar, o sumo, vindo da fruta, tê-lo-á igualmente. Não obstante, diluindo esse sumo com água, ingere-se menos açúcar. O sumo que engorda menos é o de limão e o que mais anafa é o de laranja, cujas calorias são proporcionalmente idênticas às dos refrigerantes. Nestes últimos, porém, o teor de açúcares não é o único problema; os corantes, conservantes, aromatizantes e toda a espécie de aditivos tornam-nos nada saudáveis.

A ingestão de frutas é aconselhável no cardápio diário de toda a gente. Elas constituem fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, não contendo praticamente gordura, e sendo de fácil digestão, ao mesmo tempo que favorecem a sensação de saciedade. Só é preciso ter em atenção que exagerar na fruta é passível de apresentar resultados semelhantes aos exageros nos doces. Entre as frutas com baixo valor calórico estão a maçã, pera, abacaxi, limão, caju e kiwi, e nas de valor calórico mais elevado figuram a banana, laranja, abacate e o coco.


Maria Bijóias

Título: A fruta engorda?

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

810 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Bruna antunesBruna antunes

    06-05-2011 às 22:04:37

    Nossa tenho uma fome imensa ,,,
    e estou fazendo dieta pis faço academia , procuro comer apenas coisas saudaveis, mas ñ me contento com o meu almoço , bom gostaria de saber se engorda muito comer pedaços de melancia ou então de abacaxi ....Na verdade ha minha vontade maior e nas frutas mesmo amo ...

    ¬ Responder
  • nelsinelsi

    11-01-2011 às 11:05:43

    astei e achei de grande importância as informações sobre alimentação saúdavel.

    ¬ Responder

Comentários - A fruta engorda?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios