Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O pão e os seus mitos

O pão e os seus mitos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
O pão e os seus mitos

Historicamente, o pão surgiu na Mesopotâmia e tem mais de 12 mil anos de existência. Expandiu-se pelo mundo e ganhou processos diversos de fabricação, com receitas, gostos e formatos distintos. O alimento universal e mais popular de todo o planeta, sempre ocupou lugar de destaque nas civilizações.

Mas o pão carrega também muitos símbolos, curiosidades e mitos, sobre os quais vamos divagar um pouco, mostrando o lado interessante desta história de sucesso.

O pão francês, muito consumido no Brasil, tem receita bem diferente daquele feito na França, pois contém açúcar e gordura.

No Egito, utilizava-se o pão como moeda de troca, e pagavam-se três pães e dois copos de cerveja, por um dia de trabalho.

As mães européias davam a massa de seu pão às filhas que iam casar, acreditando que assim elas fariam pães deliciosos.

A posição social já foi discernida pela cor do pão consumido. O escuro era para as classes mais baixas, e o branco para a alta sociedade. Hoje, os pães escuros são mais caros e mais apreciados por se acreditar que tem maior teor nutritivo.

Nas comunidades cristãs, o pão é símbolo do corpo de Cristo e de partilha.

Entre os judeus, o fermento representa corrupção e, por isso, até hoje, alimentam-se de pães ázimos, que também são oferecidos a Deus.

No dia 13 de junho, as Igrejas católicas distribuem o pão de Santo Antônio. Acredita-se que esses pães repetem o milagre da multiplicação, garantindo que o alimento guardado junto com ele não falte nunca. Este costume português propagou-se para o Brasil, com os jesuítas.

A crença de que o pão integral serve para emagrecer, não recebe respaldo científico. Na verdade, este pão é apenas mais rico em fibras do que o branco e, por isso, garante a sensação de saciedade mais rápido. Mas consumido em grande quantidade, também engorda.

O Sanduíche surgiu na Inglaterra, no século XVII, pelo lorde John Eduard Montague (1718-92), que era conde de Sanduwich. Ele virava noites jogando baralho com amigos e para saciar a fome, pedia pães cortados, recheados com queijo, manteiga, salame e presunto.

Atualmente, existem 140 tipos de pães diferentes, entre estrangeiros, regionais, dietéticos e outros.

Certamente as gerações futuras terão mais curiosidades e mitos para contar deste alimento que vem de tão remotos tempos, e nos sustenta até hoje, e que perdurará ainda por muitos anos.


Helena

Título: O pão e os seus mitos

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 0

786 

Imagem por: david.nikonvscanon

Comentários - O pão e os seus mitos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: david.nikonvscanon

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios