Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Porquê cereais integrais

Porquê cereais integrais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 2
Porquê cereais integrais

Trigo, aveia, cevada, milho, arroz, todos os cereais são bons, mas integrais são ainda melhores.

Cada vez mais se fala, e ouve falar, dos benefícios dos cereais integrais para a saúde. Não deve haver quem ainda não tenha ouvido discursar sobre eles, mormente ligados aos cereais de pequeno-almoço. Estudos científicos revelam de que maneira o consumo de cereais integrais, inserido numa alimentação saudável e equilibrada, pode ajudar a manter a saúde do coração e do organismo em geral.




Na verdade, os cereais integrais são muito mais do que fibra. E, como o próprio nome designa, sendo integrais encerram todos os elementos do cereal. O farelo é a camada exterior, rica em fibra. Esta camada mais grossa do grão do cereal inclui quantidades concentradas de fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, minerais e substâncias provenientes da planta. O endosperma é a zona do meio, amilácea. É a camada maior e funciona como principal depósito de energia da planta. Contém hidratos de carbono, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas B. O gérmen é a parte interior, com abundância de nutrientes. Apesar de ser a componente mais pequena do grão, tem muitos nutrientes. Por ser a partir daqui que se originam as novas plantas, o gérmen armazena grandes porções de nutrientes indispensáveis: proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E.

Quando o cereal é moído ou refinado, o farelo e o gérmen são removidos, ficando somente o endosperma. A maior parte do valor nutricional perde-se, já que é no farelo e no gérmen que se encontra a maior concentração de nutrientes. Cada componente do cereal integral possui um valor nutricional próprio, mas é a combinação de todas elas que gera o conjunto único e eficiente dos benefícios dos cereais integrais.

Dado que os cereais integrais incluem hidratos de carbono complexos, fibras e proteínas, quando ingeridos ao pequeno-almoço, os níveis de saciedade tendem a equilibrar-se ao longo da manhã, contribuindo para a manutenção do peso. Isto é uma boa notícia para quem tem problemas com a “linha”, mas não deixa de ser importante para qualquer pessoa que queira velar pelo seu bem-estar global.

Pesquisas recentes indicam que as fibras ajudam a controlar os índices de insulina e de açúcar no sangue (glicémia), e ratificam que os indivíduos que apresentam um coração mais saudável são aqueles que optam por alimentos integrais, no contexto de uma nutrição baixa em calorias e de um estilo de vida saudável.


Maria Bijóias

Título: Porquê cereais integrais

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

780 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • ivan fonseca souzaivan fonseca souza

    02-03-2010 às 13:47:44

    ola querido. Tenho uma sugestao. Esse seu acido urico elevado é causado por alimento que nao combina com seu sangue. E nao por cerais integrais. Exemplo. Se seu sangue for B, o milho, a soja, e o trigo são verdadeiros venenos. Ao usa-los, voce pode ter serios problemas de saude. Digo isso por estudo e experiencia. DEixar de ingerir esses alimentos, para pessoas de sague B, é trazer de volta sua saude a um preço muito baixo. VEja seu tipo sanguineo e siga a lista de alimentos que são beneficos e neutos. Voce vai encontrar num livro, recem lançado: Viva bem com seu tipo sanguineo. Nao sou vendedor deste livro, mas curei minhas enternas gripes que sempre num periodo dos ultimos 30 anos. Qualquer duvida, manda ver... Os medicos nao conhecem essa reeducação alimentar.

    ¬ Responder
  • marcelomarcelo

    12-07-2009 às 03:05:58

    Estou com o acido úrico elevado, e o meu médico me disse que tenho que evitar os cerais integrais, pois bem, gostaria de saber quais os alimentos são considerados cereais integrais, queria uma lista deles.

    ¬ Responder

Comentários - Porquê cereais integrais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios