Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Grãos e cereais

Grãos e cereais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Comentários: 2
Grãos e cereais

São pequenos alimentos que produzem um grande efeito e benéfico no nosso organismo. Os grãos e os cereais estão presentes nas nossas refeições diariamente. Elas saciam a nossa fome e fornecem a energia que tanto precisamos durante o dia. São ótimas fontes de fibras e outras variedades de nutrientes, mas devem ser consumidas acompanhadas de outros alimentos, como legumes e carnes magras, para que a refeição se torne mais completa e benéfica para o corpo.

As saborosas castanhas que costumamos consumir muito na época das festas de finas de ano fazem parte do grupo das aleaginosas, são ricas em gorduras poli-insaturadas e protegem o coração, além de combater o colesterol ruim. Os nutricionistas recomendam apenas duas unidades das aleaginosas por dia, pois elas são hipercalóricas. Se consumidas em excesso pode aumentar muito a ingestão calórica diária, comprometendo a manutenção de peso do individuo.

Nas refeições principais, combine os grãos, cereais, legumes, verdura e carne. E deixe as aleaginosas para um lanchinho rápido à tarde. O arroz é carboidrato que sacia a fome e da energia. O arroz polido (branco) é o mais comum no Brasil representa cerca de 80% do consumo total. Ele não é muito nutritivo, por isso precisa ser acompanhado de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes. O arroz integral é rico é vitamina E, e do complexo B. assim como o arroz branco, possui fósforo magnésio, ferro e zinco. Grande parte de seu peso é composto por carboidratos e por isso é bastante energético. É ótimo para saciar a fome, ele libera energia aos poucos no nosso organismo.

O arroz é recomendado em casos de diarréia e pressão alta. Existem vários tipos de arroz como o integral, que possuía película que dá a cor escura aos grãos e que também é responsável por conserva os nutrientes. É rico em fibras o arroz polido, é o arroz branco, que é o mais comum na mesa dos brasileiros. Os grãos são polidos por meio de atrito em máquinas e por isso perde grade quantidade das propriedades nutritivas. O arroz parboilizado, são grãos com cascas, são aquecidos em água e depois descascados. Não há grande perda de nutrientes como no arroz polido.

O amendoim renova a pele e beleza dos cabelos é uma das aleaginosas mais populares, são consumidos crus, tostada e principalmente em doces como pé de moleque e paçoca. Somos acostumados com o amendoim desde crianças, o que é bom, pois ele é um alimento extremamente nutritivo, possuem carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. Por ser muito calórico, deve ser consumido com moderação. Uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente para proporcionar ao nosso organismo grande parte dos nutrientes que ele necessita. Entre todas as aleaginosas, é o amendoim que oferece maior quantidade de proteínas. Suas gorduras são constituídas de ácidos graxos, ótimos para a renovação da pele, espantam as rugas e é fontes de energia par o coração.


Waldiney Melo

Título: Grãos e cereais

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 18

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • julia juliao

    03-03-2013 às 05:08:21

    gostei muito era mesmo o que eu precisava saber , isso vai mudar a minha rotina

    ¬ Responder
  • JULIANAJULIANA

    28-10-2009 às 17:10:31

    Muito bom...Era o que eu precisava..

    ¬ Responder

Comentários - Grãos e cereais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios