Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios da soja na alimentação

Os benefícios da soja na alimentação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 2
Comentários: 6
Os benefícios da soja na alimentação

A soja é um grão de leguminosa da família do feijão e da lentilha, proveniente da China. É um alimento rico em proteínas, lipídios, carboidratos e minerais. Possui isoflavona, um composto da soja que previne doenças degenerativas. A soja e seus derivados, como o queijo e o leite de soja, constituem-se em alimento funcional, pois são ricos em nutrientes e possuem, em sua composição, ácidos graxos insaturados, responsáveis pela ação contra doenças crônicas.

Por ser um elemento funcional, pode ser ingerido sem quantidade mínima ou máxima, contudo é importante lembrar que deve estar presente em uma dieta balanceada, junto com a prática de esportes. A soja possui inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles, além de prevenir doenças degenerativas, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual, regula os hormônios da menopausa, previne doenças do coração e a osteoporose, reduz a possibilidade de se desenvolver o mal de Alzheimer e a diabetes. A soja também evita a desnutrição por ser um alimento de alto valor nutricional.

É encontrada facilmente no mercado e está presente em inúmeros produtos como óleo, leite, suco, massas, pães e seus derivados: farinha de soja ou Kinako, o queijo de soja ou Tofu, a proteína texturizada ou carne de soja, entre muitos outros produtos. Pode ser utilizado em uma diversidade de pratos na culinária, podendo, inclusive, substituir a carne vermelha pela soja em um refogado ou strogonoff, por exemplo. É importante buscar receitas variadas para o preparo da soja a fim de que não prejudique o gosto. O mau preparo do alimento pode proporcionar um gosto não muito agradável, fazendo com que não se tenha mais vontade de consumir esse alimento funcional. Porém com o uso frequente em receitas variadas e interessantes, o consumo dessa leguminosa altamente nutricional vai se tornando um hábito.

O leite de soja pode substituir o leite de vaca, sem danos nenhum ao organismo, especialmente para aquelas pessoas incompatíveis com o leite animal e os seus derivados. É um alimento vegetal rico em vitaminas e minerais, além de conter pouca gordura e a princípio possuir pouco açúcar. Entretanto é preciso ter cuidado ao administrar o leite de soja para bebês. É recomendado seu consumo somente sob prescrição médica, pois as crianças têm necessidades nutricionais diferentes dos adultos.

Para os maiores, há inúmeras receitas que podem incluir a soja, tornando seu consumo um hábito saudável. Pode-se fazer almôndegas de soja, soja frita, fritando os grãos após cozinhá-los em água fervente, escorrer e descascá-los, mingau com Kinako, arroz doce de soja, maionese de soja, iogurte e granola com Kinako, salada de soja, massa, pão e torta com farinha de soja, entre inúmeras outras possibilidades de preparo de alimentos com o uso desse grão ou de seus derivados: leite e farinha.

Para o preparo do leite de soja em casa é necessário colocar um copo de grãos de soja de molho em dois litros de água, deixando-os ali até o dia seguinte. O próximo passo é retirar a água, jogando-a fora e tirando as cascas dos grãos para que o sabor fique mais gostoso. Após, é necessário ferver 10 copos de água e reservá-la. Em um liquidificador, deve-se colocar os grãos descascados e um copo da água fervente. Depois o indicado é por na função pulsar  do liquidificador por 20 segundos, aumentando a velocidade. Em seguida, acrescentam-se três copos de água e deve-se bater no liquidificador por 5 minutos. Após, a recomendação é pegar uma peneira e forrá-la com voal úmido, passando o líquido pela peneira, virando as pontas do voal e espremendo para extrair todo o leite. É importante fazer isso com todo o líquido do liquidificar, passando sempre pela peneira. O passo seguinte é ferver esse leite em fogo médio por dez minutos, mexendo sempre. Quando a espuma que fica em cima da panela sumir, deve-se retirar do fogo e colocá-lo em banho Maria para esfriar. Por último adiciona-se essência de baunilha e se consome imediatamente ou coloca-se o leite se soja no refrigerador.

Já para o preparo da farinha de soja deve-se colocar os grãos da soja em água fervente, deixando ali por cinco minutos. Após, o recomendado é escorrer a água e deixar os grãos secando em cima de papel toalha por uma hora. Em seguida, se torra os grãos no forno por uma hora mexendo sempre para não queimar. Depois se tritura os grãos torrados no liquidificador e por último deve-se peneirar os grãos triturados. Será obtida, então, a farinha de soja, que deve ser mantida numa vasilha seca e bem fechada. A partir daí pode-se fazer muitas receitas com soja, ingerindo este alimento que além de funcional traz inúmeros benefícios para a saúde.


Rosana Fernandes

Título: Os benefícios da soja na alimentação

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 2

770 

Imagem por: avlxyz

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 04:28:10

    Quantos benefícios importantes para nossa boa saúde. Já quero incluir a soja em meu cardápio diário. É bom demais!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Ana Rodrigues

    18-09-2012 às 12:42:34

    sera q posso dar papa de soja ao meu bebe de 5meses?

    ¬ Responder
  • fátimafátima

    31-05-2012 às 04:45:27

    eu já consumo sucos a base de soja, eu agora troquei o feijão por grãos de soja é muito bom,é só cozinhar por 40minutos escorrer e dar um choque térmico em água gelada pra sair o gosto forte,fica ótimo.cosuma mais soja e tenha mais saude beijoss

    ¬ Responder
  • Darforma - Formaçãocarlos botelho

    28-09-2010 às 22:18:35

    eu era obeso perdi 60kg em um ano e meio agora apretei o estõmago já antes tinha começado a beber leite de soja com sabor a baunilha mas gostava de saber mais sobre essa alimentação e os seus beneficios

    ¬ Responder
  • micaelamicaela

    30-06-2010 às 21:16:01

    coma +soja viu filhota quero fazer de tudo para vc emagrecer vamos fazer uma dieta juntas?

    ¬ Responder
  • janaina alves de carvalhojanaina alves de carvalho

    29-03-2010 às 11:53:11

    aprendi a fazer recheio de coxinha de galinha com soja é uma delicia esperimente.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios da soja na alimentação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Habitação – Evolução qualidade/Preço

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alojamento
Habitação – Evolução qualidade/Preço\"Rua
Hoje vivemos dias muito complicados do ponto de vista económico, uma vez que a nossa sociedade moderna consumista tem acarretado para as famílias a triste ideia de que temos que possuir tudo o que existe para ser possuído.

Relativamente ao assunto especifico da habitação, com o passar dos tempos, as pessoas têm adquirido as suas casas em função do que há no mercado, e este mercado tem evoluído de uma forma perigosa em termos de custos; o que quero dizer com isto, é que há vinte anos atrás, encontrávamos apartamentos no mercado, e tenho por base um apartamento T3 que tinha 3 quartos conforme a tipologia descrita, naquele tempo uma cada de banho, uma sala de estar/jantar conjunta e talvez uma varanda, hoje o mesmo apartamento terá os três quartos, a sala, duas casas de banho das quais uma poderá estar num dos quartos a que passou a chamar-se suite, este apartamento hoje, tem forçosamente que ter pré instalação para aquecimento central, lareira com recuperador de calor, e muito provavelmente aspiração central, ou pelo menos a pré instalação… Assim, quem compra um apartamento hoje, apesar das dimensões de cada divisão estarem diminuídas, o preço foi muito incrementado pelos extras, e depois há ainda que adquirir uma caldeira para fazer funcionar a tal pré-instalação de aquecimento central, os radiadores porque sem eles o dito não funciona, naturalmente o trabalho do técnico… há ainda que adquirir em muitos casos o aspirador propriamente dito para fazer funcionar a aspiração central, e algumas coisas mais, acessórios dos quais, antes não tínhamos necessidade.

Não quero dizer com isto, que estes equipamentos não são úteis, são, mas e aquelas pessoas que compraram os seus apartamentos há uns tempos, cujos espaços não dispunham destas “modernices” como viveram? Como vivem hoje? Provavelmente aqueles que tiveram disponibilidade económica para isso, colocaram nas suas habitações, aquilo que julgaram necessário, não colocaram aquilo que não lhes é útil de todo, por outro lado aqueles que não tiveram disponibilidade económica vivem sem os equipamentos em questão, ou colocam um equipamento à dimensão das suas possibilidades. O real problema é que os referidos equipamentos valorizaram muito mais as habitações em termos de preço de compra do que o valor real dos mesmos, e as pessoas, estão apagar vinte ou trinta anos, para não dizer mais, um bom valor acima do que pagariam sem estas coisas, além disso comprariam aquilo que quisessem e pudessem.

Para além do exposto, a qualidade de construção e acabamentos não melhorou, antes pelo contrário. Hoje o valor das casas está a decair rapidamente, e as pessoas em geral vivem em casas cujos valores atuais de mercado são muito inferiores ao que estarão a pagar durante muito tempo…

Naturalmente o mercado poderá mudar, mas não é esse o caminho que parece seguir.

Pesquisar mais textos:

Ana Sebastião

Título:Habitação – Evolução qualidade/Preço

Autor:Ana Sebastião(todos os textos)

Imagem por: avlxyz

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    21-04-2014 às 17:09:01

    A compra seja de apartamento ou casa estão mais caras e nem sempre oferecem serviços como mostram na divulgação. Não é bom financiar, pois custará o dobro. Realmente, o melhor a fazer é buscar preços que têm condições de pagar ou aderir a um consórcio.

    ¬ Responder
  • Sofia Nunes 13-09-2012 às 17:07:44

    Na minha opinião e de acordo com o que tenho observado, a relação qualidade/preço das habitações está a melhorar. E isso não é necessariamente bom, uma vez que é resultado da crise económica. Como refere, o valor das casas está a descer, pelo que se pode comprar uma vivenda pelo preço que há uns anos era de um apartamento. O problema é que, apesar de as casas estarem mais baratas, os compradores não têm dinheiro.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios