Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Dicas de Português

Dicas de Português

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 2
Dicas de Português

A língua portuguesa é um idioma em que temos de aprender constantemente. Não sabemos de tudo, e o que pensamos que sabemos, na verdade, não sabemos. Aí está a importância de sempre buscar conhecimento na língua para aperfeiçoar seu vocabulário, sua fala, sua escrita e saber se expressar corretamente.

Ter o domínio da língua não é tarefa somente dos professores, daqueles que lecionam a disciplina e nem tampouco dos estudantes do curso, é um dever de cada nativo, de cada indivíduo brasileiro, é um dever seu.

Vou dar algumas dicas muito interessantes para você aprender algumas expressões que somos até acostumados a dizê-las, porém, de forma errada. Acontece por costume mesmo, a gente ouve outras pessoas falando assim, achamos que é o certo e fazemos da mesma forma.

A primeira expressão é Deus lhe abençoe. Essa expressão está incorreta, o certo é Deus a abençoe. Porque o pronome lhe só é usado quando nos referimos a seu ou dele. Ex.: Deus lhe abençoe a família. Você quando quer se dirigir a alguém, fale Deus o abençoe.

Normalmente escrevemos uma expressão que é muito popular, mas que também não está de acordo com a norma culta. É a expressão “Segue o documento em anexos ” ou “Seguem as cartas em anexos”. A palavra anexo é adjetivo, portanto, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. O certo é “Segue o documento anexo” e “Seguem as cartas anexas”.

A palavra rubríca é paroxítona, portanto, devemos pronunciá-la corretamente como tal. Mas, às vezes, falamos assim: rúbrica, está incorreta, o certo é rubríca.

Também acostumamos a escrever, a preencher até cheque assim: “Hum mil reais”. Também incorreto, o certo é “Mil reais” ou “Mil e quinhentos reais”. Evite utilizar o hum, totalmente errado para a nossa língua portuguesa.

Viu como pequenos detalhes fazem a diferença em nosso idioma? Aprender a falar e escrever corretamente precisa apenas de conhecimento, um bom livro ao lado pode ajudar, um guia prático também auxilia bastante. Tenho um em minha casa, até ganhei de presente e que sempre tem me ajudado nas dúvidas quanto à fala e escrita. Você pode até comprar em livraria, lá você encontra. Seu nome é Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, um ótimo recurso para quem deseja se familiarizar com a língua, ele é um livrinho de bolso.


Adriana Santos

Título: Dicas de Português

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    29-08-2014 às 13:39:02

    Aprendi muito com essas dicas de português! É bem verdade que não sabemos tudo, devemos sempre buscar conhecer e aplicar no dia a dia.

    ¬ Responder
  • jairo

    11-09-2012 às 18:23:03

    Gostei das dicas.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas de Português

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios