Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Porque Temos Pesadelos?

Porque Temos Pesadelos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Porque Temos Pesadelos?

Falar em sonhos e não falar em Freud é não tocar no assunto sequer de forma muito ao de leve. “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Com esta afirmação, Freud defendia que os sonhos e a vida real estão interligadas de forma absoluta e única.

Em meados de 1800 acreditava-se e defendia-se que os sonhos tinham significados ocultos, misteriosos e muitas vezes esotéricos, ao ponto de muitas pessoas se sentirem culpadas e reprimidas por algo que sonhassem, quer fosse um sonho ou um pesadelo.

No entanto, Freud e os seus estudos exaustivos concluíram que os sonhos em tudo tem a haver com aquilo que vivemos no nosso dia a dia. Mais acrescento – afirmava que a essência do sonho é a realização de um desejo infantil que está desde há muito reprimido.

Través destes estudos, mostrou a existência do inconsciente e deitou por terra todas as histórias ocultas e misteriosas que se contava acerca dos sonhos.

Nos dias que correm, a ciência comprova que os sonhos são uma fase do sono onde o que vivenciámos durante o dia, fica gravado na nossa memória. Comprovam que os sonhos são antes de mais fenómenos psíquicos que revelam acima de tudo quem somos na realidade.

Mas se Sigmund Freud estudou os sonhos, não deixou os pesadelos por decifrar. Os pesadelos são consequência de fases de maior stress, ansiedade ou algo que no nosso subconsciente é ameaçador ao nosso bem estar físico ou emocional.

Na realidade, os pesadelos são o reflexo dos nossos medos. Os sonhos maus que temos, acontecem quando estamos mais nervosos ou quando alguma coisa na nossa vida nos incomoda de forma permanente ou persistente. A tensão psíquica a que muitas vezes estamos sujeitos fazem-nos ter pesadelos e muitas vezes concluir em situações de acordar sobressaltado.

A história dos sonhos tem uma vida extensa. No Alcorão, várias são as passagens sobre os sonhos que Maomé teve e que influenciaram todo o livro sagrado dos Muçulmanos. Também na Bíblia Sagrada – o livro dos Cristãos, se encontram passagens idênticas.

Somos feitos de muitos sonhos acordados e não é difícil perdermo-nos de olhos abertos quando afinal não estamos a dormir. No entanto, desejos, agonias, tensão, stress e pressões ou preocupações são aquilo que fazem os nossos sonhos ou pesadelos.


Carla Horta

Título: Porque Temos Pesadelos?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Porque Temos Pesadelos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios