Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Porque Temos Pesadelos?

Porque Temos Pesadelos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Porque Temos Pesadelos?

Falar em sonhos e não falar em Freud é não tocar no assunto sequer de forma muito ao de leve. “O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”. Com esta afirmação, Freud defendia que os sonhos e a vida real estão interligadas de forma absoluta e única.

Em meados de 1800 acreditava-se e defendia-se que os sonhos tinham significados ocultos, misteriosos e muitas vezes esotéricos, ao ponto de muitas pessoas se sentirem culpadas e reprimidas por algo que sonhassem, quer fosse um sonho ou um pesadelo.

No entanto, Freud e os seus estudos exaustivos concluíram que os sonhos em tudo tem a haver com aquilo que vivemos no nosso dia a dia. Mais acrescento – afirmava que a essência do sonho é a realização de um desejo infantil que está desde há muito reprimido.

Través destes estudos, mostrou a existência do inconsciente e deitou por terra todas as histórias ocultas e misteriosas que se contava acerca dos sonhos.

Nos dias que correm, a ciência comprova que os sonhos são uma fase do sono onde o que vivenciámos durante o dia, fica gravado na nossa memória. Comprovam que os sonhos são antes de mais fenómenos psíquicos que revelam acima de tudo quem somos na realidade.

Mas se Sigmund Freud estudou os sonhos, não deixou os pesadelos por decifrar. Os pesadelos são consequência de fases de maior stress, ansiedade ou algo que no nosso subconsciente é ameaçador ao nosso bem estar físico ou emocional.

Na realidade, os pesadelos são o reflexo dos nossos medos. Os sonhos maus que temos, acontecem quando estamos mais nervosos ou quando alguma coisa na nossa vida nos incomoda de forma permanente ou persistente. A tensão psíquica a que muitas vezes estamos sujeitos fazem-nos ter pesadelos e muitas vezes concluir em situações de acordar sobressaltado.

A história dos sonhos tem uma vida extensa. No Alcorão, várias são as passagens sobre os sonhos que Maomé teve e que influenciaram todo o livro sagrado dos Muçulmanos. Também na Bíblia Sagrada – o livro dos Cristãos, se encontram passagens idênticas.

Somos feitos de muitos sonhos acordados e não é difícil perdermo-nos de olhos abertos quando afinal não estamos a dormir. No entanto, desejos, agonias, tensão, stress e pressões ou preocupações são aquilo que fazem os nossos sonhos ou pesadelos.


Carla Horta

Título: Porque Temos Pesadelos?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Porque Temos Pesadelos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios