Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os benefícios das artes marciais

Os benefícios das artes marciais

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 5
Os benefícios das artes marciais

Por artes marciais subentende-se um conjunto de práticas e artes ancestrais que visam até aos presentes dias a defesa pessoal, a autodisciplina e o equilíbrio mental dos seus praticantes, que atingem, após anos e anos de treino e estudo, um elevado estado de paz interior e de serenidade.

Desde sempre se especulou acerca da primeira grande arte marcial, mas a realidade é que não é possível ter a certeza, pois tal nascimento não foi posto em registo, é portanto normal dizer-se que a primeira arte marcial nasceu quando os primeiros homens trocaram murros ou lutaram de alguma forma.

Temos tendência a associar as martes marciais à cultura chinesa, mas a verdade é que não só naquele povo podemos encontrar artes marciais. São muitas outras a culturas que têm tradicionalmente enraizadas formas de luta e de autodefesa que vêm transitando dos seus antepassados e que através dos tempos têm sido dadas ao mundo.

A capoeira é um dos melhores exemplos disso mesmo, o que tinha sido criado pelos escravos africanos como forma de luta dissimulada, foi ao longo do tempo ganhando uma forma mas técnica e exacta, foi divida em escolas nacionais e internacionais, tendo todas elas regras e tradições, que de uma determinada forma estão assentes na disciplina original, há muito esquecida pelo tempo e pela memória.

O mesmo que aconteceu com a capoeira, passou-se com tantas outras disciplinas de luta e de auto preservação criadas pelo Homem, um pouco por todo mundo.

Basicamente todas as formas de artes marciais que passaram pelas seguintes “fases de vida”: foram criadas, foram adotadas, transformadas e interagiram com outras, dando lugar a novas e diferentes formas de luta e filosofias.

Seja o karaté, jiu-jitsu, capoeira ou kung-fu que escolha aprender e praticar, acredite que as grandes diferenças que irá sentir em si não serão só físicas mas também mentalmente e psicologicamente, sendo que irá ver a vida a com outros olhos e com uma maior sentido de amor-próprio e serenidade. Aconselha-se a prática de artes marciais a crianças inquietas, pois é-lhes ensinado a sossegar a mente.


Rua Direita

Título: Os benefícios das artes marciais

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

766 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-07-2014 às 23:30:31

    Deve ser bem prazeroso para quem aprecia. As artes marciais nos dão força para enfrentar qualquer situação de defesa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    11-05-2012 às 15:26:19

    Artes marciais para que? Uma arma resolve logo o problema, mais rápido, fácil e sem grande cansaço.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita 26-04-2012 às 11:04:14

    Uma das modalidades que se recomenda é o Jiu Jitsu. No que diz respeito a escolas terá de procurar uma na sua zona de residência que lhe pareça melhor. Atenção que o objectivo da grande parte das artes marciais é a autodefesa, não deverá encarar a arte marcial que escolher como uma forma de ataque mas de defesa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoandrade cunha da silva

    25-04-2012 às 23:49:56

    artes maricas são um desporto perigoso para o meu rucinha? ... ele vai fazer 2 anos em dezembro.
    me responda tá.!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLuís Jorge

    24-04-2012 às 17:42:55

    Eu estava querendo inscrever-me numa escola de artes marciais... Será que alguém me conseguiria indicar uma modalidade e uma escola para poder praticar isso e assim deixar de levar porrada dos colegas na escola.

    ¬ Responder

Comentários - Os benefícios das artes marciais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios