Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Categoria: Saúde
Visitas: 55
Comentários: 4
Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Na Organização é geralmente tido cmo um dos problemas mais enfrentados pelo Setor de Recursos Humanos. São as famosas Doenças Ocupacionais que tendem a crescer e causar desconforto tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

A melhor definição que podemos encontrar para essas doenças ocupacionais é a designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador provocadas por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. Elas estão subdividas em: Doenças Profissionais ou Tecnopatias e Doenças do Trabalho ou Mesopatias.

Doenças Tecnopáticas são aquelas causadas por fatores próprios da atividade laboral e Doenças Mesopáticas são aquelas causadas pela própria circunstância do trabalho.

A que veremos nesta pesquisa de trabalho são as Doenças Mesopáticas causadas pelas circunstância do trabalho. Como podemos encontrar a mais agravante e conhecida atualmente que é a LER/DORT.

LER não corresponde a uma doença ou enfermidade. LER é a sigla de Lesões por Esforços Repetitivos que representa um grupo de alterações do sistema musculoesquelético (tendões, nervos, músculos, ligamentos, ossos, articulações, discos intervertebrais, entre outras estruturas)

DORT, por sua vez, provém de Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho. DORT é a sigla de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho recentemente introduzido para substituir a sigla LER, basicamente por duas razões :
Porque a maioria dos trabalhadores com sintomas relacionados ao sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em qualquer estrutura e pelo esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica).

Dentre as várias doenças ocupacionais que ocorrem no âmbito do trabalho temos: Síndrome do Túnel do Campo, Tendinite, Epicondinite, Bursite, Lombalgia e Hérnia de Disco. As duas mais agravantes são: a Síndrome do Túnel do Campo e Tendinite.
Síndrome do Túnel do Campo se dá através da flexão do punho com uma certa rigidez e sua extensão. São extremamente exagerados com o esforço dos punhos.
A Tendinite se manifestam nos músculos flexionados nos dedos. Causam uma certa dor, são repetidos movimentos e como não há descanso ele acaba causando sérios probçemas.

RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Obrigatoriedade de manter o ritmo de trabalho acelerado para garantir a produção.
Mobiliário inadequado, que obriga a adoção de posturas incorretas do corpo durante a jornada de Trabalho fragmentado em que cada um exerce uma única tarefa de forma repetitiva.
Quadro reduzido de funcionários, intensificação do trabalho com jornada prolongada e frequente realização de horas extras.

COMO PREVENIR
Controle do ritmo de trabalho pela pessoa que executa.
Pausas e micro-pausas durante a jornada de trabalho para que músculos e tendões descansem, sem que por isso haja aumento do ritmo ou do volume de trabalho.
Adequação dos postos de trabalho para evitar a adoção de posturas corporais incorretas.
Ambiente de trabalho com temperatura, ruído e iluminação adequada proporcionando conforto ambiental.


Adriana Santos

Título: Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 55

786 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojulia

    08-05-2014 às 22:20:28

    Eu me identifico muito e sofri muito...me ajudaram ...gostei

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    19-05-2014 às 00:13:47

    Que ótimo!!! Fico feliz que lhe foi útil, obrigada!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 17:58:25

    Muito boa essas informações e de suma importância. No Brasil, é costume ter esse problema pelo trabalho ser excessivo e repetitivo. Adorei seu texto, parabéns!

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    16-04-2014 às 19:28:50

    Obrigada pela contribuição com seu comentário.
    *** bjos

    ¬ Responder

Comentários - Doenças Ocupacionais - Ler / Dort – Esforços Repetitivos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios