Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não, se sentem levedas a concordar em fazer coisas das quais não gostariam de fazer e acabam se agredindo para atender solicitações que lhe desagradam. Com isso, se agridem por não conseguir se negar ao que não quer e se submetem a estratégias de fuga dizendo sim.

É preciso entender que não é uma postura covarde, mais sim a ilusão do que promoverá ao atender a solicitação. O mais comum nesses casos é pensar que ao ceder pedidos alheios, estará evitando desentendimentos, quando o assunto envolve família tentando fazer com que o outro fique satisfeito, mas sai pela culatra, pois desse modo, aquele que pede, com o tempo aprende que mesmo podendo ouvir um sonoro não, joga com a ideia psicológica do não enfrentamento. Em outras palavras, o que pede lida com a chantagem de se comportar bem, caso seu pedido seja atendido.

Outro modo é não querer se aborrecer ao receber um pedido alheio, por isso pensa que ao ceder, não será mais incomodado (a). É um engano pensar desse modo, pois em outro momento, mais cedo ou mais tarde essa situação se repetirá.

Ninguém consegue viver bem consigo somente tentando ser bonzinho (a) com os outros, é claro que precisamos ter bom senso e saber ser fraterno, compartilhar, ajudar um amigo, ser companheiro (a) com a família e ser solidário até com pessoas desconhecidas.

Para aprender a não sentir culpa ao dizer não, tenha a certeza de que você não é obrigado (a) a ter solução para tudo, por tanto; não atender uma solicitação é uma decisão pura e simples, uma escolha que cabe apenas a você decidir e não tem nada a ver se o solicitante irá ficar zangado ou não.

Se isso acontecer, saiba que essa pessoa ou não lhe considera, ou é imatura para não conseguir entender. De um modo ou de outro, dizer sim seria apenas adiar uma situação que surgiria mais tarde. E tenha a mais absoluta certeza, de que a mesma pessoa que hoje fica de cara feia, também em algum momento já disse não para alguém.

Uma ligação muito sutil com o sentimento de culpa ao dizer não, é o conceito equivocado do egoísmo, algumas pessoas se confundem com isso e acabam criando conflitos internos quando dizem sim, quando na verdade queria dizer não. Esse comportamento indica que a autoestima anda em baixa.

Tente se lembrar, mesmo quando criança você já disse não, talvez para os pais, irmãos, tios, enfim... e nada de mais aconteceu, tanto que cresceu.

Uma dica: Não se violente em seu interior, se for preciso dizer não, diga com a certeza que não será motivo para terminar uma amizade, afinal, imagine se os pais sempre dissessem sim para os filhos e os deixasse fazer tudo o que quisessem. Sem dúvida sofreriam muito na idade adulta por desconhecerem os limites que a vida impõe.


Sílvia Baptista

Título: Aprenda a dizer não sem sentir culpa

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - Aprenda a dizer não sem sentir culpa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios