Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A importância de uma poupança

A importância de uma poupança

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 38
Comentários: 1
A importância de uma poupança

Ver o dinheiro escoar-se todos os meses é muito comum, em virtude da crise económica e financeira. Contudo, existe hoje a necessidade de se fazer um pé-de-meia, para a eventualidade de dias mais cinzentos no futuro.

Analisar a situação financeiro é o primeiro passo a dar para poupar. E, para quem nunca fez contas á vida, está na altura de o fazer.

Começar é fácil. Basta somar as fontes de renda de que se aufere (salário,pensão,rendimentos com propriedades)e de seguida fazer uma lista com os gastos regulares e obrigatórios. Estes, incluem a renda de casa, despesas de água, luz, gás, telefone, transportes e crédito pessoal. Deve incluir-se ainda a alimentação, despesas com Imi, gastos de saúde e com dependentes.

O ideal ántes de mais é também tentar reduzir os gastos com a energia e água, utilização de carro versus transportes públicos, deslocações de autocarro ou comboio, com taxa especial para reformados.

Em seguida deve avaliar-se com uma calculadora, a diferença entre as receitas e os gastos. Se a percentagem for positiva, deve definir-se qual a percentagem que se pretende poupar mensalmente, bem como , se necessário aquilo que se tem de abdicar para o conseguir.

Qual o objetivo da poupança? Melhoria da reforma ou uma viagem inesquecível todos os anos, ou ambas as coisas.

Assim que se tenha uma estimativa real dos rendimentos e despesas, pode notar-se que algumas delas são flexíveis, permitindo uma margem adicional para aumentar a poupança.

O ideal é retirar-se , automáticamente cinco ou dez por cento dos rendimentos e investir numa solução de poupança que esteja adequada ás necessidades.

Há bancos que disponibilizam modelos de orçamento pessoal para os clientes se guiarem e escolherem os mais vantajosos.

Se, feitas as contas, a situação não se apresentar fácil, a melhor forma para que o dinheiro chegue ao fim do mês ou sobre, é cortar em despesas como excesso de sapatos, manicure, comer fora, cinema ou teatro, ou sair á noite.

Neste caso alguma coisa vai ter de ser sacrificada e alterada. Pelo menos até á situação se endireitar ou melhorar.

Para além de todas estas medidas há ainda plataformas na internet com conteúdos ricos, como videos e fotos, que ajudam as pessoas a gerir o seu dinheiro e a ecvitar o sobre-endividamento.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A importância de uma poupança

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 38

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Gil

    19-07-2012 às 12:22:55

    Apesar da crise é importante fazer uma pequena poupança mensalmente para fazer face aos problemas futuros.
    Claro que os ordenados não são muito bons, mas há sempre maneira de poupar uns trocos. Se estes forem diretamente para uma poupança, no fim do ano consegue-se uma quantia razoável para as férias.
    A melhor maneira de poupar para o futuro é, ao receber o ordenado, transferir imediatamente dinheiro para uma conta- poupança que está constantemente a crescer, seja de seis em seis meses ou um ano. Sem grande esforço, consegue-se juntar algum dinheiro para a reforma, uma vez que é bastante baixa. Esta é uma medida que ajuda a um complemento de reforma para uma velhice mais digna.
    Os bancos, ultimamente, visam a criação de uma instituição financeira que operasse como estímulo à poupança e como financiadora do estado. Ao mesmo tempo incentivam a mesma com livrinho mealheiro, sinónimo de dinheiro em caixa, com as cadernetas que se abrem para o registo de todos os movimentos, a fim de poderem poupar.
    As cadernetas são um elemento identificativo das poupanças. Já há muito tempo, desde 1923, que por exemplo a Administração determinou que se distribuíssem cadernetas infantis a favor de menores de doze anos, para serem atribuidas a crianças carenciadas, provenientes de famílias carenciadas, cujo saldo inicial foi de 10$00, para ir juntando.
    Outro incentivo à poupança, foi por exemplo, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da poupança, a trinta e um de outubro, em que se desenvolveram, também, várias iniciativas, nomeadamente a emissão de cadernetas infantis produzidas para o efeito, como forma de incentivo á poupança. As cadernetas sobreviveram até aos nossos dias.
    Outro incentivo para a poupança são os workhops feitos nas agências, chamados Hora Poupança,que pretendiam desmistificar conceitos, promover a literacia financeira e reforçar a ideaia de que é fundamental gerar e manter poupanças.
    Trata-se sem dúvida de esclarecimentos importantes para que quer poupar para garantir o futuro dos filhos.
    Já pensou que, hoje mais do que nunca é preciso poupar algo e oferecer um presente mesmo que efêmero, que contribua para o futuro daqueles que mais gosta? Por exemplo o inicio de uma poupança. É a pensar nisso que há agências que propôem a oferta de um kit, que constitui uma experiência de poupança que lhe permite oferecer, diretamente dinheiro, para abertura ou reforço de uma conta poupança e a possibilidade de ativação dos mecanismos de poupança automática que mais se adequem ao seu benefíciário.
    Há outro método de poupar uns trocos, que é por exemplo o do arredondamento dos cartões, ou seja há cartões multibanco e de crédito que acumulam, com as compras e pagamento dos serviços do titular, e após um determinado montante pago da conta cartão, cerca de 1% a 5%, reverte para a conta à ordem. Isto significa que, quase sem se aperceber, o titular do cartão, ganha uma pequena percentagem, das compras e pagamentos das despesas que fez. Além disso pode optar pelo arredondamento, em que os crescentes podem ir para uma conta poupança.

    ¬ Responder

Comentários - A importância de uma poupança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios