Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A existência da Lua

A existência da Lua

Categoria: Outros
Comentários: 1
A existência da Lua

Já alguma vez, quando estava a olhar para a lua pensou como ela seria, quais os segredos que guarda e por aí adiante?

A lua é um satélite natural do nosso planeta, com cerca de trezentos e oitenta e quatro mil, e quatrocentos e cinco quilómetros de distância. No entanto, em março de dois mil e onze, a lua projetou a famosa “lua perigeu”, ou seja, a maior lua dos ultimo vinte anos, contudo, Geoff Chester no ano de mil novecentos e noventa e três, afirmou que a lua esteve mais perto que nunca do nosso planeta, cerca de cinquenta mil quilómetros mais perto que na orbita normal.

As diferentes fases da lua, foi muito especulada devido ao seu lado escuro, e devido a sua rotação ser igual ao período de translação origina a seu lado escuro, iluminado quando chamamos lua nova.

A lua não tem atmosfera, logo não existe erosão conservando a superfície da por vezes durante milhões de anos, sendo exclusivamente atingida por meteoritos. Neste satélite, já se conseguiu descobrir a água, mas em cristais.

A criação da lua, ainda é um tema em aberto, apenas especulando-se que provavelmente surgiu da mesma forma que o nosso planeta ou um desprendido duma massa incandescente, proporcionando um recém-formado, entre outras opiniões.

A lua foi pisada pela primeira vez pelo homem a mil novecentos e sessenta e nove por Neil Armstrong. Este projeto originou-se devido a John F. Kennedy ter lançado o desafio de serem os primeiros do mundo a colocar o homem na lua. No entanto, comenta-se que tenha sido alguma montagem, ou fralde.

O crescimento das plantas, dos bebes, do nosso cabelo, e as marés são originados pela rotação da lua, sendo a principal responsável pelo atrito no fundo do oceano, levando as marés a causar atraso no movimento da rotação da terra, cerca de 0,002 segundos por seculo, afastando a lua do nosso planeta cerca de três centimentos ao ano.

Durante tantos em tantos anos, ocorre o eclipse solar e o eclipse lunar, ou seja, o eclipse solar é quando a lua se encontra entre o sol e a terra, acontecendo ao longo de um milénio o máximo de oito vezes, e o eclipse lunar ocorre quando a terra, está entre a lua e o sol.


Sandra Mendes

Título: A existência da Lua

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • wallace

    25-09-2012 às 23:06:29

    me da seu celular numero

    ¬ Responder

Comentários - A existência da Lua

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios