Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Crítica a Moby Dick

Crítica a Moby Dick

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Comentários: 1
Crítica a Moby Dick

É-me difícil, agora que penso nisso pela primeira vez, levar a cabo um resumo de Moby Dick. E se assim é, se porventura não sou a única que se depara com o mesmo obstáculo, será certamente porque Moby Dick não é o mesmo livro para todos os leitores, ainda que decerto se encontrarão duas pessoas que retirem da obra a mesma interpretação. Diria ainda mais: Moby Dick não é sempre o mesmo para o mesmo leitor. Contanto que uma mesma pessoa terá lido Moby Dick na infância, a sua interpretação será radicalmente diferente daquela que logrará alcançar já adulto.

Não são só a idade e a experiência, no entanto, que atribuem a Moby Dick diferentes luzes, de acordo com os olhos percorrem as suas -muitas- páginas. É, mais que a história de vida de cada um, o seu carácter. É inevitável que uma pessoa que seja, de alguma forma e por qualquer razão, seja ela uma recordação, a ambição ou o medo, atormentada, retire da obra-prima de Melville mais significado que um sujeito tendencialmente simples retiraria.

Moby Dick narra a viagem do navio de caça à Baleia chamado Pequod, originário de New Bedford, localidade dos Estados Unidos da América, comandado pelo louco capitão Ahab, disposto a colocar o empreendimento da caça, a vida da sua tripulação e a sua própria na busca desenfreada pela sanguinária Baleia Branca -Moby Dick- responsável pela perda da sua perna na anterior viagem. Esta tão simples linha de história é tudo o que podemos dizer sobre a obra de Melville sem que mergulhemos na nossa própria visão da mesma. Uma criança de doze anos apreciará Moby Dick como um livro de aventuras, um adulto experienciará uma viagem sobretudo introspetiva, tendencialmente ligada à figura de Ahab, o louco que tem, irrevogavelmente, de perseguir Baleia Branca –nunca Ahab se interroga sobre a pertinência do seu empreendimento- como se esse fosse o desígnio certeiro para o qual era conduzido pelo seu espírito atormentado.

Pouco mais me é possível dizer sobre esta joia da literatura mundial – poderia falar sobre as longas descrições da caça ao cachalote ou das ainda mais extensas descrições da sua anatomia, mas não o farei. Moby Dick tem de ser lido.

Sofia Nunes

Título: Crítica a Moby Dick

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 20:07:05

    eu nunca li moby dick, mas adorava ler. tenho imensa curiosidade, pois desde pequena que vejo desenhos animados inspirados no livros de moby dick. dá uma grande nostalgia ver esses desenhos animados e agora ler aqui o seu texto com um breve resumo da história. gostei muito dos eu texto. demonstra grande paixão pelo tema, que é o que leitor pretende ver quando lê. está muito bem escrito. parabéns.

    ¬ Responder

Comentários - Crítica a Moby Dick

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios