Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Sorriso brilhante!

Sorriso brilhante!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Sorriso brilhante!

Quando se prepara para tirar uma fotografia, toda a gente diz: "Olha o passarinho! Sorria!" Então aquilo que todos fazemos é abrir a boca e mostrar os dentes. Quando se vê a imagem, o que se vê é uma pessoa feliz a olhar para si mesma. Quanto mais saudável o sorriso parece, mais felizes ficamos ao vê-lo. Por que isso acontece?

Isso acontece porque os seus dentes são importantes em muitos aspectos. Se cuidar deles, eles vão ajudar a cuidar de si. Dentes fortes e saudáveis ajudá-lo-ão a mastigar os alimentos certos para ter uma saúde melhor. Eles ajudam a falar claramente. E sim, ajudam-no a procurar em si o seu melhor.

Cuidar dos dentes ajuda a evitar o aparecimento de placa que é uma película transparente de bactérias que se 'cola' aos dentes.

Depois das refeições, as bactérias 'enlouquecem' sobre o açúcar alojado nos seus dentes, como formigas num piquenique. As bactérias decompõem-no em ácidos que corroem o esmalte do dente, causando buracos chamados cavidades. A placa também causa a gengivite, que é a doença da gengiva que pode tornar as suas gengivas vermelhas, inchadas e doloridas. As suas gengivas são os tecidos moles da bocaque mantêm os dentes no seu lugar.

Se não cuidar dos seus dentes, as cáries e as gengivas doentes tornarão a sua boca muito, muito dolorida. Comer refeições será difícil. E depois, aos poucos, vai perder a vontade de sorrir tanto.




Felizmente, agora sabemos muito sobre como cuidar dos nossos dentes. Há muito tempo atrás, quando as pessoas envelheciam, os seus dentes apodreciam e sentiam muita dor. Para se livrarem de uma dor de dentes, estes iam sendo arrancados. Finalmente, as pessoas aprenderam que a limpeza dos seus dentes é uma rotina diária importante.

Foi apenas há cerca de 100 anos atrás, que alguém finalmente criou uma pasta dentífrica de hortelã para limpar os dentes. Não muito tempo depois, o tubo de pasta dentífrica foi inventado, para que as pessoas pudessem colocar a dose de pasta ideal sobre a escova de dentes!

Hoje existem muitas opções de pastas dentífricas: muitas cores e sabores para escolher, e algumas são feitas apenas para crianças.

As pessoas com ótima aparência ao nível dos dentes anunciam pastas dentífricas em anúncios de TV e em revistas. Quando estiver a escolher uma pasta dentífrica, certifique-se que ele contém flúor. O flúor faz com que os seus dentes se tornem mais fortes e protege-os contra as cáries.

Quando estiver a escovar os dentes não é necessária uma grande quantidade de pasta dentífrica. Basta apertar um pouco o tubo e deixar sair a quantidade suficiente para cobrir metade da sua escova. Não ingira pasta dentífrica. Após a escoagem passe água várias vezes até sentir uma sensação agradável de frescura e limpeza nos seus dentes e boca.


Ruben Duarte

Título: Sorriso brilhante!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Comentários - Sorriso brilhante!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios