Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Riscos do cigarro e as vantagens de parar de fumar

Riscos do cigarro e as vantagens de parar de fumar

Categoria: Saúde
Riscos do cigarro e as vantagens de parar de fumar

OS RISCOS DO FUMO PARA UM INDIVIDUO: é muito grande. Nesse texto estarei abordando alguns desses riscos e as vantagens que proporciona ao organismo quando se para de fumar.

A expectativa de vida de pessoas que consomem dois maços por dia tem ao 25 anos de idade, uma expectativa de viver 8,3 anos a menos do que os não fumantes.

Câncer de pulmão , sua causa principal é o fumo, tanto em homens como em mulheres, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer.

O consumo de derivados do tabaco causa cerca de 50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Ulceras gástricas e do duodeno, os fumantes desenvolvem ulceras com maior frequência do que os não fumantes.

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Assim, o fumante está mais sujeito a vários problemas relacionados à circulação, como aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento de vasos), varizes e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar à amputação de membros.

O cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral.

Um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca.

VANTAGENS DE PARAR DE FUMAR: a tosse e catarro diminuem ou desaparecem nas primeiras semanas após o cigarro ter sido abandonado. De 1 a 9 meses. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.

Em 5 anos a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante. Quando você para de fumar, o seu corpo reage de forma quase que instantânea, Em 20 minutos a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais. Como vimos as vantagens de parar de fumar são grandes e fazem um grande bem ao organismo.


Vanessa Camila Borri

Título: Riscos do cigarro e as vantagens de parar de fumar

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

148 

Comentários - Riscos do cigarro e as vantagens de parar de fumar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios