Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é o exame papanicolaou?

O que é o exame papanicolaou?

Categoria: Saúde
O que é o exame papanicolaou?

As mulheres de vem fazer exames ginecológicos com regularidade a fim de evitar problemas graves com a sua saúde. Por exemplo o exame do papanicolaou é essencial para detectar o cancro do colo do útero. É um exame de prevenção, no entanto pode reduzir em muito a morte por este tipo de cancro. Não serve só para detectar este mas também para analisar as condições do corpo da mulher, o seu nível hormonal, as doenças da vagina e do colo do útero.

É aconselhável fazer anualmente o exame e ser der negativo fazer de três em três anos. Deve iniciar-se aos dezoito anos e continuar depois periodicamente. Os factores de risco para este tipo de cancro são: início de actividade sexual antes dos dezoito anos, múltiplos parceiros sexuais, falta de higiene e antecedentes familiares de cancro do útero e seropositivos.

O exame ginecológico completo consiste na palpação das mamas, e depois na introdução de um especulo pelo centro canal vaginal para ver o colo do útero. Depois recolhe-se as células para um exame de microscópio. Estas são recolhidas por meio de uma espátula e uma escovinha pequena. São depois colocadas numa lâmina e enviadas para um laboratório especializado em cito patologia. É realizado com a mulher deitada numa maca e com as pernas levantadas e abertas. Pode ser conhecido também por PSP.

Se o exame der negativo é conveniente realizá-lo só de três em três anos mas se der positivo deve fazer-se de seis em seis meses, especialmente se for detectada alguma irritação ou infecção. Antes da sua realização deve haver abstinência de relações sexuais durante três dias e não deve usar-se cremes vaginais.

No caso de haver alterações das células convêm fazer os tratamentos necessários para o cancro. Além de diagnosticar previne muitos problemas ginecológicos de modo que o rastreio é sempre recomendável. Determina ainda os riscos de se vir a contrair essa doença. No inicio começa por ser uma doença silenciosa mas depois dá dores e sangramento. Deste modo é necessário cuidar da saúde em geral e da íntima. Como o melhor remédio é a prevenção torna-se necessária cautela com os parceiros íntimos, evitar a multiplicidade e as doenças sexualmente transmissíveis. A higiene é fundamental para preservar ou evitar estas doenças.

No caso de mulheres que já retiraram o útero o risco também é grande tal como nas sexualmente activas. O cancro descoberto de inicio è curável de modo que se deve investir na sua prevenção fazendo o rastreio.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que é o exame papanicolaou?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

765 

Imagem por: Subconsci Productions

Comentários - O que é o exame papanicolaou?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios