Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                       
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Saúde > Linfoma

Linfoma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 32.332
Comentários: 44
Linfoma

Linfoma é um tipo de câncer que atinge o sistema de defesa do organismo. Os gânglios linfáticos são estruturas espalhadas pelo corpo “pescoço, axilas, virilha, tórax e abdómen”. Estes são responsáveis por defendê-lo de qualquer ameaça. Eles estão conectados por vasos linfáticos, que transportam um fluido claro chamado linfa, composto por linfócitos tipo de gânglios branco.

Sua função é remover do organismo células ou seus restos de células, que não desempenham mais as suas funções. A barreira natural é por meio dos gânglios linfáticos que o sistema imunológico se arma ao verificar algo de estranho no organismo e, em seguida, tenta combatê-lo.

A íngua é um exemplo dessa função. Quando o sistema imunológico identifica uma ameaça, desencadeia uma reação inflamatória que aumenta o gânglio linfático da língua para combater uma possível infeção.

Esta desordem do linfoma ou câncer linfático caracteriza-se pela proliferação anormal e descontrolada de glóbulos brancos nos gânglios linfáticos. Os motivos ainda são desconhecidos, mas os linfomas são resultados de um dano no ADN de uma célula precursora de um linfócito, ou seja, a célula que se transformaria no linfócito.

È o acúmulo dessas células que resulta em massas tumorais, primeiro nos gânglios e depois, com a evolução da doença em diversas regiões do corpo. O diagnostico e tratamento, para diagnosticar o linfoma, o médico especialista poderá fazer um exame clinico acompanhado de uma biopsia e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, para comprovar o diagnostico. Já o controle da doença é feito com radioterapia e quimioterapia. Saiba que, nem todas as inflamações nos gânglios linfáticos são tumores.

As pessoas que se encontram fora dos grupos de risco, também podem desenvolver a doença. Sendo assim, procure um médico especialista para uma avaliação clinica.

Os tipos de linfomas são tipos de câncer dos gânglios linfáticos, que podem ser divididos em dois grupos: linfoma de Hodgkin, que apresenta um tipo particular de célula, denominada célula de reedsternberg.

Este afeta indivíduos entre 15 e 34 anos, ou acima de 60 anos, predominante de descendência europeia. Os sintomas de aumento indolor dos gânglios são localizados no pescoço, porção superior do peito, interior do peito, axilas, abdómen ou virilha, febre, suor durante a noite, comichão, perda de peso e aumento no tamanho do braço. O linfoma tipo Hodgkin agrupa mais de 30 subtipos de linfomas classificados de acordo com a velocidade de crescimento e progressão-baixa grau, quando a evolução é lenta, possui auto-grau quando a evolução é acelerada.

Indivíduos de idade avançada principalmente do sexo masculino, que são portadores de doenças que afetam o sistema imunológico, como por exemplo, o HIV, usuários de medicamentos em recuperação de transplante de órgãos e pessoas que sofrem exposição a produtos químicos, como inseticidas e herbicidas, estão mais sujeitos a doença. Seus sintomas: gânglios inchados no pescoço axila ou virilha, suor excessivo durante a noite, febre, calafrios, fadiga, perda de apetite, perda de peso e baço aumentado.


Waldiney Melo

Título: Linfoma

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 32.332

303 

a carregar
Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 44 )    recentes

  • Claudio

    07-02-2014 às 21:40:14

    Boa noite.

    Em Abril de 2013 tive uma relação de risco (sou hetero). Um mês depois tive uma diarreia que durou uns 20 dias e uma perda de apetite que durou 6 dias e uma dor que me incomodava no intestino. De la para cá ocorreu apenas a diarreia 3 meses depois mas por uns 10 dias. Tive aftas aleatórias em 60 dias em 2013 e depois disso nunca mais. Não sei se é coisa da minha cabeça mas reparei algumas alterações no meu corpo e algumas "dores". Um pequeno caroço que as vezes fica dolorido "apareceu" a cerca de 4 meses no meu pescoço logo abaixo da minha orelha (atrás da mandíbula). Não tive torcicolos, mas ainda sinto desconforto no pescoço. Essa região aonde o caroço está dói as vezes quando RESPIRO FUNDO. Não tive tosse, garganta inflamada, nem íngua debaixo das axilas e nem febre. Espirro as vezes e as vezes sinto desconforto na virilha. Fico lendo sobre hiv e linfoma em vários sites e as vezes acho que vou surtar. Estou com muito medo e receio de estar com hiv e realizar o exame. Será coisa da minha cabeça? Será que a preocupação e ansiedade está me causando tudo isso? Sintomas do hiv aparecem rápido assim?

    Preciso de respostas incisivas e esclarecedoras.
    Desde já fico grato pela atenção.

    ¬ Responder
  • Willian

    27-03-2013 às 19:19:21

    Olá tenho caroços sem dor na virilha, a - 1 ano.. alguem q tem algo parecido entra em contato pelo face? https://www.facebook.com/willianfelipe.essig

    ¬ Responder
  • Carlos

    27-08-2013 às 01:50:52

    Olá Willian,
    Como vai o amigo. Li o seu caso num site de saúde e reparei ser o mesmo que o meu. Apareceu um caroço na minha coxa esquerda, um pouco abaixo da virilha. É indolor e não notei se cresce ou não, pois faz poucas semanas que descobri. Não tenho plano de saúde e sei bem como é dificil marca consulta com especialistas. O amigo descobriu mais algo a respeito do problema? Ou foi a algum especialista. Fez exames?

    ¬ Responder
  • lucas

    01-03-2013 às 22:17:20

    Tenho caroços avermelhados e duros mas nao sao doloridos mas dentro dodde alguns caroços eles aparentao ser brancos e eles ficam no pescoço e nos peitos e quando eu mecho muito em seguida alguns deles eu espremo e pareçe um cravo mas ja ta eu acho com 1 ano e meio que esses caroços existem em mim

    ¬ Responder
  • Lucas

    28-02-2013 às 10:57:19

    Tenho 3 caroços nas virilias ambos os lados e impelia parte de dentro da coxa todos eles doem quando aperto eles são meio duros certo dia fui levantar peso e senti que ele dilatar e na hora e percebi que ele aumentou um pouco o do lado direito me disseram que era hérnia mais ouvi fala que as hérnias são mole e o meu e meio duro p que pode ser sinto dor nele ja convivo com isso a sete anos ja fui no medico pelo sus pediram pra fazer uma exame inguinal mais o sus nao faz esse tipo de exame por favor me ajudem

    ¬ Responder
  • Eliana Franco

    24-02-2013 às 12:30:08

    Boa tarde
    Eu estou com um caroço abaixo do osso da cravicula um ano atras fiz uma tomografia o medico disse que eu não precisava se preocupar pq era lipoma ok so que o caroço era do tamnho de uma azeitona dobrou de tamanho esta do tamnaho de um ovo grande, meu irmão mais velho tem linfoma no estomago minha mae faleceu ha 02 anosa de cancer de pulmão meu pai descobrimos que esta com cancer de prostata. tenho muita canseira dor muscular demais uma fadiga enorme e estou suando de mais chego a molhar a roupa tomo ate 06 banhos po dia.

    ¬ Responder
  • Patricia Santos

    14-02-2013 às 07:07:29

    Ola bom dia.Ja algum tempo que tinha o meu pescoço do lado direito inchado e com algumas dores custuma ficar muito quente dores no pescoço,cabeça e ombro.Ontem fui ao hospital e o medico que me atendeu disse que era um ganglio que tava inchado mas que era bom sinal doer e que aparentava estar tudo bem receitou me um antiflamatorio e um antibiotico.Sera que e motivo para eu me preocupar?Agradecia uma resposta vossa obrigado.

    ¬ Responder
  • luzia

    19-12-2012 às 19:35:37

    tenho um caroço na couxa direta ele era pequeno mais esta cresendo ja da pra ver ele pos ja esta visivel e ele doi muito tem dia sera que pode ser um cancer

    ¬ Responder
  • keila jesus

    14-12-2012 às 01:00:32

    Tenho um filho de 04 anos,ele esta sentindo uma dor na virilha dele quando toquei sentir uma ingua diz que doi e ele esta mangando da perna tbm,por favor me ajude a exclarece tudo isso .

    ¬ Responder
  • Van

    01-09-2014 às 00:22:17

    Minha filha de 5 anos esta com os mesmos sintomas. um linfonodo na virilha inchado com muita dor e depois de alguns dias apareceu dor nas pernas que mal consegue caminhar. Alguma ideia?

    ¬ Responder
  • Thamires

    27-11-2012 às 14:38:48

    Ola, tenho um filho de 5 anos mais sempre notei uns caroços no pescoço dele, levei em vários médicos que só pedem exames de sangue e ultrassom e mais nada eles dizem que é normal, que seja eu jamais desejo o mal ao meu filho, mais tenho medo de q seja algo e eu não venha diagnosticar ante, pois o Pai e a tia dele tiveram linfoma operaram, fizeram quimioterapia radioterapia e hoje estão bem, mais até diagnosticarem ficaram alegando que era ínguas, e na verdade só viram o que era quando fizeram a biópisia. então minha duvida é sera que os médicos estão com o procedimentos certo, pois não sei se essas coisas se diagnostica só com ultrassom... me ajudem oque posso fazer nesse momento, peço pra encaminharem ele pra um medico adequado ou peço uma tomografia, ou uma biopsia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    24-10-2012 às 09:58:13

    Não é caso para brincadeiras, convém ter-se muito cuidado com linfomas.

    ¬ Responder
  • GISELLE

    23-02-2013 às 09:30:42

    MEU FILHO DE DEZ ANOS TEVE ADENITE MESENTERICA E TRES DIAS DEPOIS TEVE INGUA NA VIRILHA E AGORA VINTE DIAS DEPOIS ESTA COM INGUA NA VIRILHA DE NOVO O QUE PODE SER?
    NAO ESTA COM NENHUM MACHUCADO NEM COM FEBRE.

    ¬ Responder
  • evanildo

    12-09-2012 às 18:45:35

    tenho varios caroços na parte detras da coxa ,no pescoço, naparte debaixo do queixo e tambem nos braços. Isso é linfoma. po favor me ajudem ,há varios anos.

    ¬ Responder
  • Gustavo

    17-09-2012 às 20:40:23

    Olá
    Tenho algo parecido cntg... entra em contato por e-mail?

    ¬ Responder
  • Rafael

    14-08-2013 às 13:24:43

    Gostaria que entrasse em contato comigo.

    ¬ Responder
  • Marcelo PinheiroMarcelo Pinheiro

    23-06-2012 às 04:38:19

    Ola minha Mulher esta com alguns caroços no pescoço ...Um saiu faz um mês e o outro faz uma semana ...Gostaria de saber se caso for um linfoma..Se isso e' muito sério para a saúde dela e se gravidez e'prejudicada ,pois ela esta achando que esta grávida ,e se os únicos tratamento e'quimioterapia e radioterapia ? Estamos muito preocupado ...Grato ..Vamos aguardar uma resposta ..

    ¬ Responder
  • Débora maísaDébora maísa

    30-04-2012 às 03:20:07

    olá, meu filho tem tres anos e ele tem uns carrocinhos no pescoço que quando eu toco ele se movimenta o medico disse que é normal e ele tem um suor imenso molha o travesseiro inteiro a noite. e agora apareceu outro caroço mas acho que são as glanglios porque doi pescoço ,braço,virilhas não esta com febre obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCibele

    03-06-2012 às 04:01:27

    É sempre bom procurar diagnósticos de outros médicos, se esse não esta correspondendo vá em outros. É sempre bom ter outras opiniões.

    ¬ Responder
  • MatheusMatheus

    26-04-2012 às 03:23:02

    sou menino tenho 13 anos e meu peito estou percebendo que tem um caroço em cada mamilo e doi um pouco eu queria saber se isso é sintoma da purberdade ou sé um problema sério e devo procurar um médico

    ¬ Responder
  • edivania coelhoedivania coelho

    21-04-2012 às 20:06:30

    Tenho um caroço na verinha direita há 1 ano nao doi tenho febre o que pode ser?

    ¬ Responder
  • gilvaniagilvania

    13-04-2012 às 17:41:52

    tenho um caroço na virilia esquerda ela quando estou deitada desaparece quando estou de pé estufa já fiz abdominal total,lamina e ultra- vaginal e não da nada.EU APERTO MAIS NÃO DÓI

    ¬ Responder
  • thiagothiago

    23-03-2012 às 18:56:58

    tenho caroços no pescoço na axila e na virilha,noto que ele aumetam e diminuie!já fui ao médico e fiz varios exames mais não deram em nadá,oque pode ser???

    ¬ Responder
  • SimoneSimone

    11-02-2012 às 23:12:45

    alguem poderia me informar quem tem caroço no pescoso e na virinha pode ser linforma ..qual medico tenho que procurar nesse caso

    ¬ Responder
  • Sérgio Francisco Ludovico AraújoSérgio Francisco Ludovico Araújo

    26-01-2012 às 18:46:44

    Faz quatro dias que percebí um pequeno caroço no lado esquerdo inferior do pescoço, de pequeno gráu de dureza e aparentemente fixo. Tenho faringite crõnica desde novo, não tive até agora febre nem dor no local.Apenas a garganta é que apresenta atualmente um quadro inflamatório. Fui indicado para me consultar com um clínico e gostaria de saber quais exames o mesmo vai solicitar que eu faça.

    ¬ Responder
  • antonia sinthiaantonia sinthia

    28-12-2011 às 10:53:24

    faz uma mes que comecei a sentir uma dor na perna esquerda, e apalpei e senti um caroço na virilha, e doi-me muito,tenho dificuldade para ganha peso,e anoite estou suando,so anoite,isso pode ser sintomas? a medica me examinou e disse q esse caroço pode ser uma distençao o um tendao,mas estou preocupada? isso pode ser um linfoma?


    ¬ Responder
  • AnaAna

    30-11-2011 às 22:03:12

    Apareceu-me um caroço no pescoço que mais parecia uma íngua.... a questão é que já lá vão 2 meses e não desaparece e está a ficar muito bem definido. Não dói...devo mostrar ao médico???

    ¬ Responder
  • maria gonçalvesmaria gonçalves

    08-11-2011 às 14:46:29

    tenho varios quistos na mama dit e esq tb mas na esq sinto dor , desconforto, sai liquido nos mamilos liquido de cor amarelada, e sinto mt comiçhao na axila. gostaria de uma opiniao antes de ir ao medico obg

    ¬ Responder
  • luanaluana

    06-11-2011 às 11:30:32

    direto vem saindo caroços na minha axila e doi muito,que especialista devo procurar?

    ¬ Responder
  • jadejade

    08-10-2011 às 11:08:26

    Bom dia!!
    faz uma semana que comecei a sentir uma dor na perna esquerda, e apalpei e senti um caroço na virilha, e doi-me muito, tenho passado pomadas, e a tres dias para cá surgio na perna esquerda perto do anus uma feridinha que esta a doer muito to passando zovirax, mas assim mesmo não passa o desconforto, quanot a pernna esquerda o caroço esta a cada dia crescendo.. tenho medo prq eu tive a 14 anos a traz uma tromboze , que começou mesmo na virilha, fiquei internada 28 dias, e de lá para cá faço um tratamento vascular, tomo anticoagulante, pois o ano passado deu-me outra vez nas duas pernas aonde fiquei paralisada sem poder andar, mas continuo com o tratamento ,to mesmo assustada com este caroço , não tem comichão, não esta vermelho e sim sinto como um ovo duro que doi, por favor oque devo fazer?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDeise

    08-07-2011 às 06:23:36

    Esyou preocupada tem um mês e pouco que noto que nasceu um caroço na virilha direita e não some, não sinto nada, mais parece q ta crescendo to com medo, vou ver se semana que vem vou a médico ver isso .

    ¬ Responder
  • HeloisaHeloisa

    06-06-2011 às 02:35:13

    ESTOU PROCURANDO UM ARTIGO ACHEI ESTE IMPORTANTE MAS QUERIA SABER SE OS DOIS TIPOS DE LINFOMAS SERIA O linfoma de Hodgkin E O não linfoma de Hodgkin??? SE EU ENTENDI AQUI FALA DOS DOIS? É ISSO MESMO?

    ¬ Responder
  • ElianaEliana

    05-06-2011 às 23:40:47

    tenho um caroço no pescoço a 1 ano, mas de uns meses para cá, começo a doer, nao me importei pois nao doia sempre, mas de uns 2 dias pra ca doi bastante do pescoço até a cabeça, dá uma sensação de torcicolo, mas sei que não é, qual especialista devo procurar, pois ja tive cancer de utero.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSueli moreira

    09-04-2011 às 18:16:35

    tenho um caroço pequeno no pesçoso,não dói.não fui ao medico.gostaria da sua opnião.obrigado.

    ¬ Responder
  • evandro ramos de oliveiraevandro ramos de oliveira

    21-02-2011 às 01:46:04

    tenho um caroço no braço e gostaria de saber se pode ser linfoma,obrigado....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna

    19-02-2011 às 17:21:47

    @sonia alves
    Sonioa e qual foi o resultado dos exames?

    ¬ Responder
  • patriciapatricia

    14-12-2010 às 01:23:14

    Fui ao médico faz uma semana, com pescoço inchado, cansaço, arrepio, suor noturno, como sintomas...o medico me deu um antbiotico para tomr durante uma semana, no oitavo dia, pediu exame de sangue, hemograma e VHS e ainda, ecografia cervical (pescoço). É certo que ele esta suspeitando de linfoma?

    ¬ Responder
  • sandra silvasandra silva

    22-11-2010 às 18:13:08

    Quando estou na fase de ovulação aparece-me um ganglio que doí na axila e com dor que irradia para a mama como se fossem picadas, Quando o periodo acaba o glanglio baixa de volume e a dor na mama desaparece.
    No ano passado já fiz uma mamografia e não acusou nada mas a situaçao continua cada vez que a ovulaçao recomeça.
    O que será que está a acontecer com o meu peito?

    ¬ Responder
  • Ana courelaAna courela

    11-10-2010 às 15:13:25

    olá ...
    tenho um caroço na virilha direita,hà cerca de uns 6 meses,nem sempre me doi mas quando me doi....doi.antes de me aparecer o caroço,tive uma infecçaoa na trompa direita.podera ter alguma lgaçao?que devo fazer?....

    ¬ Responder
  • walter netowalter neto

    23-09-2010 às 13:08:48

    OLá bom dia!
    O meu filho de dois anos, esta com um caroço no pescoço, fomos ao médico e ele passou um remédio( amoxilina) e disse que era para voltarmos no sétimo dia, estou preocupado, pois é a segunda vez que esse caroço aparece, e o medico não sabe o porque! me ajude oq faço pois estou preocupado.

    ¬ Responder
  • danieldaniel

    26-05-2010 às 23:59:48

    Hoje às 13:00 hs desta tarde, recebi uma ligação do hospital santa casa no bairro de sta cecília, informando que minha prima que estava internada por motivo dessa doença veio a falecer com apenas 23 anos de idade, deixando duas filhas pequenas de 2 anos de idade ea outra com 1,5 de idade... gostaria de saber-se as crianças correm o risco de pegar essa doença???

    ¬ Responder
  • sonia alvessonia alves

    04-11-2009 às 12:06:57

    estou com um ganglio linfatico inflamado na axila.ja fiz 2 taqs.nao tenho perda de peso nem perda de apetite.mas gostava de saber mais sobre isto.

    ¬ Responder
  • ze nunoze nuno

    06-07-2009 às 00:11:36

    aparceu-me um gânglio na mama e um muito perto da mama, o que é??

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovanessa

    11-05-2012 às 21:47:24

    vc andou tomando anabolizantes ou suplementos dietéticos? aconteceu com meu sobrinho

    ¬ Responder

Comentários - Linfoma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.