Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O perigo do álcool e das drogas

O perigo do álcool e das drogas

Categoria: Saúde
O perigo do álcool e das drogas

Usamos a palavra droga a toda substancia que introduzida no organismo atuam sobre o sistema nervoso, põem modificar uma ou diversas funções orgânicas, alterando a forma de pensar, sentir e perceber. Além desses efeitos que essas substâncias tem sobre o individuo que as usam são extremamente graves as consequências que elas acabam causando no individuo, em sua família e sociedade.

O consumo habitual de drogas conduz a toxicodependência, que é a necessidade de consumir droga com o objetivo de se sentir-se bem. O individuo que não satisfaz essa necessidade, sofre do chamado Síndrome de Abstinência, que lhe produz mal-estar, fortes dores entre outros.

Em muitas ocasiões, a dependência de drogas injetadas traz algumas doenças como a HEPATITE e AIDS, além do consumo continuam de drogas de maneira progressiva debilita o organismo do dependente e fica cada vez mais expostos a infecções.

Muitas vezes os dependentes tentam abandonar o uso, porem a privação da droga causa o estado de abstinência que lhe traz tão grande mal-estar, que acabam a se drogar.

As drogas causam distúrbios de comportamentos e desajustes social, desajustes familiar e no trabalho. A dependência diminui o rendimento do individuo no trabalho.

As drogas podem ser classificadas de forma simples em depressores, euforizantes e alucinógenas.

As depressoras, que se incluem o álcool, a cola de sapateiro, a benzina o opio e alguns remédios para dormir. Elas causam sensação de tontura, confusão mental, sensação de sonolência, entre outros.

Os euforizantes, os mais conhecidos é a cocaína, causam euforia e sensação de eficiência e poder.

Os alucinógenos causam alucinações. A pessoa passa a ouvir vozes, ver objetos que não existe, a mais comum dessas drogas é a maconha, também o LSD e substâncias presentes em certos cogumelos.

O álcool, consumido em altas doses de uma só vez pode levar á óbito, também á males causados pelo consumo regular de doses menores. Ele provoca mudanças de comportamento de quem o bebe conhecido como embriagues. Inicialmente uma sensação de euforia e desinibição.

Já foi estudado os efeitos do álcool sobre o fígado, que muitas vezes acaba causando cirrose hepática e eventualmente a morte do individuo. O álcool é uma droga perigosa tanto quanto as outras, como vimos causa dependência e também pode levar o individuo á morte.


Vanessa Camila Borri

Título: O perigo do álcool e das drogas

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

146 

Comentários - O perigo do álcool e das drogas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios