Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > 3 dicas para uma alimentação saudável

3 dicas para uma alimentação saudável

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 18
Comentários: 1
3 dicas para uma alimentação saudável

Fazer uma alimentação saudável é, fundamentalmente, uma questão de equilíbrio e bom senso. Não é preciso ser um especialista na matéria para saber disso.

As pessoas que se alimentam mal têm a perfeita noção disso, até porque muitas vezes se sentem mal fisicamente devido a isso. O problema é que não conseguem alterar os seus comportamentos e maus hábitos alimentares, quer devido às rotinas diárias, à falta de tempo ou às complicações emocionais que a vida nos traz todos os dias.

Os maus hábitos alimentares acentuam-se sobretudo na adolescência, altura em que os filhos passam grande parte do tempo “longe” dos pais, e por isso sentem-se livres para comerem o que lhes apetece. Como nesta idade o bom senso nem sempre impera, é aí que se começam a adquirir e a acentuar esses maus hábitos. Por isso, cabe em primeiro lugar aos pais “vigiar” o que os seus filhos comem. É tudo uma questão de educação e um pouco de pedagogia.

Em casa, tente reservar sempre o tempo das refeições para juntar a família. Faça pratos variados e alterne durante os dias da semana. Tente incluir o máximo de diversidade possível durante os 7 dias: peixe e carnes variadas, vários tipos de sopas, diferentes qualidades de legumes e frutas. Evite bebidas excessivamente calóricas às refeições. Os alimentos dar-lhe-ão todas as calorias de que precisa.

Desta forma estará a fazer bem a si é à sua família e ao mesmo os seus filhos estarão a interiorizar comportamentos e hábitos alimentares corretos.

Na sua família estabeleça a seguinte regra: “Ninguém sai de casa de manhã sem primeiro tomar um bom pequeno-almoço!”.

Deverá também esforçar-se por fazer várias “refeições” ao dia (no mínimo 6), em vez de concentrar tudo em 2 ou 3 refeições. Se ingerir exatamente a mesma quantidade de alimentos desfasadamente fazendo várias refeições, chegará à conclusão que é muito mais saudável que concentrar todos esses alimentos em 2 ou 3 refeições. Além disso, irá sentir-se muito melhor durante todo o dia. Essas refeições também podem servir de pausa no trabalho ou estudos, e isso irá contribuir para melhorar o seu desempenho profissional.

Além de tudo isto, é obviamente fundamental fazer um pouco de exercício físico para se manter em boa forma.

E não se esqueça: “An apple a day keeps the doctor away!”


Carlos Vieira

Título: 3 dicas para uma alimentação saudável

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 18

806 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - 3 dicas para uma alimentação saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os 10 melhores queijos holandeses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Alimentação
Os 10 melhores queijos holandeses\"Rua
Os holandeses são conhecidos como “cabeças de queijo”. A partir daí, podemos notar e concluir que não são apenas amantes de queijo, mas também grandes produtores.
O queijo está presente na Holanda há milhares de anos, desde os tempos de Júlio César, que ficou encantado com os queijos que encontrou no local. Desde então, os queijos holandeses dividem espaço com as flores como símbolo da cultura da Holanda, gerando a maior parte do combustível econômico do país.

Os holandeses fabricam 650 milhões de quilos de queijo por ano, exportando dois terços desse volume para outros países. São os maiores exportadores de queijo do mundo.
Além disso, cada cidadão da Holanda come por ano, em média, 15 quilos de queijo.

Conheça os 10 melhores tipos de queijos holandeses:

1- Queijo Gouda
O queijo recebe o nome da cidade onde é produzido e é responsável por dois terços de toda a produção de queijos da Holanda. É o mais famoso e copiado no mundo.
Trata-se de um queijo macio e cremoso, em formato circular, com os famosos furinhos no meio. Pode-se encontrar variações no tempero, como especiarias e ervas finas. Possui um nível elevado de gordura de 48%, mas que garante o sabor único, úmido e macio do queijo. É considerado um dos melhores queijos do mundo.

2- Queijo Edam
É facilmente reconhecido por possuir no seu interior a coloração amarelo claro e camadas vermelhas ou alaranjadas nas partes mais externas. Possui um sabor picante e é mais seco se comparado com o tipo Gouda. Por esses motivos, possui menos gordura, 40%.

3- Queijo Leiden
Possui menor teor de gordura em comparação com os anteriores por se tratar de leite coado na fabricação do queijo. É mais firme e robusto, com consistência mais rígida. Pode conter especiarias em seu interior. Possui maturação mais prolongada e é prensado, o que o torna mais firme. Além de conter pimenta cominho na preparação da sua massa, dando um sabor mais do que especial ao queijo.

4- Queijo Maasdammer
Queijo com sabor de nozes fabricado na cidade de Maasdam. Também possui os famosos buracos no seu interior e um sabor peculiar e distinto. Possui estrutura firme, consistente, devido a sua cura precoce, de aproximadamente quatro semanas.

5- Queijo Cablanca
Esse queijo de cabra é classificado de duas maneiras: um tipo é fresco e mole, mais suave e cremoso; o outro é semiduro e curado, semelhante ao aspecto dos queijos gouda.
Os primeiros possuem sabor agradável e leve, por serem mais frescos. Enquanto os segundos possuem sabor mais forte e cítrico.

6- Queijo Boerenkaas

Queijo feito essencialmente de forma artesanal, o que o torna um queijo único e exclusivo, além de mais caro que os demais. Pelo menos metade do leite utilizado na fabricação desse queijo deve ser originário de vacas que são criadas na própria fazenda produtora. Além disso, o restante do leite utilizado não pode ser proveniente de mais do que duas fazendas diferentes e próximas ao local original de produção do queijo.

7- Queijo Defumado
Esse tipo de queijo é um pouco diferente dos demais. É fabricado e praticamente finalizado, após isso, é derretido e novamente prensado em formato de embutidos. É geralmente vendido por fatia, em formato de linguiça.

8- Queijo de cravo da Frísia
É um queijo preparado de leite desnatado na região da Frísia.
Além do cominho, leva na fabricação da sua massa pitadas de cravo. Isso garante a esse queijo um sabor forte, seco e rústico. Sua consistência é firme.



9- Queijo Parrano
É um queijo de vaca que possui um sabor que combina com doces aromas.
É um queijo feito nos moldes dos queijos italianos, parecido com a textura do parmesão. Por isso mesmo, é bastante usado na gastronomia italiana.

10 – Queijo Graskaas

Esse queijo é especial pois é feito a partir do primeiro leite produzido pelas vacas após retornarem da pastagem, depois de passarem o inverno trancadas nos celeiros.

Pesquisar mais textos:

Filipe Mixa

Título:Os 10 melhores queijos holandeses

Autor:Filipe Mixa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios