Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Algas

Algas

Categoria: Saúde
Visitas: 24
Algas

As algas podem ser encontradas no meio terrestre e na água doce é no mar que elas são mais abundantemente, e essa algas marinhas contribui para o abastecimento de oxigênio da biosfera, alem de também serem usadas em alimentos, comesticos,tintas e outros.

As algas são eucariontes, geralmente autótrofos fotossintetizantes, podendo ser unicelulares e pluricelulares que não possuem tecidos verdadeiramente organizados.

Os principais filos das algas são as clorofíceas, feofíceas,rodofíceas, as bacilariofíceas,crisofíceas, dinoficeas e euglenoficeas e outras.
As clorofíceas vivem em água doce e marinha
As feofíceas,são utilizadas na confecção de alimentos e tintas.

As rodofíceas são algas vermelhas, são utilizadas em meio a cultivo e na confecções de alimentos.
As bacilariofíceas são abundantes no fitoplancton
As crisofíceas são algas douradas
As dinoficeas são unicelulares e algumas espécies causam a maré vermelha.

As euglenoficea são unicelulares, euglenas.
Existem algas formadas apenas por uma célula e outras só organizadas em diferentes tipos de colônias.O corpo de uma alga é formada por um talo desprovido de raiz e caule e folhas e gigante.Por serem autótrofas sintentizantes elas abastecem os ecossistema de alimentos e oxigênio.As algas marinhas de grande porte são muito bem utilizadas em muitos países para fins diversos como a alimentação para Agar e também na produção de antivirais, antibacterianos e também servem como fertilizantes agrícolas,são muitas utilidades das algas para o homem e meio ambiente.Algumas delas são muitos ricas em cálcio,iodo,ferro,cobre,zinco elementos muitos utilizados em adubos.

Mare vermelha, chamada assim pois é um fenômeno associado a proliferação de algas ,devido a poluição orgânica que acaba resultando no aumento dos minerais que são os fosfatados e nitrogenados,então com esse excesso de nutrientes minerais ocorre essa proliferação de algas fitoplancotonicas dinoflageladas que é do filo Pirroficeas, que liberam essas toxinas que dão essa coloração a água.

Os liquens são formados por uma associação que é a associação de uma alga com um fungo,a alga fornece alimento orgânico ao fungo, que retribui fornecendo a umidade.Existem diversos tipos de liquens, que são os folhosos,crostosos e etc.Devido a clorofila a cor em geral é verde,mas há um grande numero de liquens de outra cor como na cor alaranjados, vermelhos e outras diversas.Esses liquens vivem presos a arvores ou rochas,e eles são extremamente sensíveis a poluição,então nesse caso,a ausência deles não é um bom sinal


Vanessa Camila Borri

Título: Algas

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 24

0 

Comentários - Algas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios