Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O Sangue e as suas Funções

O Sangue e as suas Funções

Categoria: Saúde
O Sangue e as suas Funções

O sangue é muito importante para a sobrevivência, que sua perda por hemorragia, que é um sangramento intenso pode levar o individuo á morte. Ele tem muitas funções e outros. Age como reservatório de água fornecendo esse líquidos as células ou retirando-o delas, conforme a necessidade.

O sangue é constituído por duas frações combinadas, sendo 55% para o plasma e 45% para as células, os outros restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes. A outra parte apresenta três tipos de células existentes que são: as hemácias, leucócitos e as plaquetas.O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.

Como vimos,o PLASMA é a porção líquida do sangue e os seus componentes são :água, proteínas, oxigênio, gás carbônico, sais minerais, hormônios, nutrientes.

HEMÁCIAS OU GLÓBULOS VERMELHOS: tem a função de transportar oxigênio e em menor quantidade gás carbônico. Numero de hemácias no sangue é gigantesca. As hemácias são fabricadas dentro da medula óssea e permanecem por mais ou menos 150 dias e quando envelhecem, são destruídas no fígado e no baço por células especiais.

LEUCÓCITOS: conhecidos também como GLÓBULOS BRANCOS são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. chamados linfócitos, cuja função é produzir proteínas especiais denominadas anticorpos. Quando microrganismos ou substâncias estranhas, denominadas antígenos, penetram em nosso corpo, os linfócitos entram em ação e passam a produzir anticorpos contra os invasores. Existem vários tipos de leucócitos, cada um especializado em determinada função.
Alguns tipos de leucócitos: Basófilo,Linfócito,Eosinófilo, Neutrófilo, Monócito.

PLAQUETAS E COAGULAÇÃO: as plaquetas estão diretamente relacionadas com a coagulação, contendo uma substância especial que provoca a coagulação.
A coagulação é fundamental para nossa sobrevivência, quando nos ferimos, acontece a coagulação, fechando os vasos sanguíneos rompidos e interrompendo e a hemorragia.

TRANSFUSÃO SANGUINEA: A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.

GRUPO SANGUÍNEO: Em 1900, final do Século 19, o imunologista austríaco, Karl Landsteiner, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagula ao ser misturado com o de outra, descobrindo o sistema de grupo sanguíneo existente no organismo: o ABO.


Vanessa Camila Borri

Título: O Sangue e as suas Funções

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 0

147 

Comentários - O Sangue e as suas Funções

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios